Novos carros Mazda têm tecnologia para parar o carro em situações de emergência

Mazda Motor Corp.

Mazda Co-Pilot Concept

Os novos Mazda terão uma tecnologia que deteta problemas de saúde repentinos, parando o carro para evitar acidentes.

Os carros já sabem estacionar, avisar condutores sonolentos, não sair da faixa de rodagem e propor melhores rotas para chegar ao destino. Mas a Mazda conseguiu subir a parada: os novos carros da marca saberão quando os condutores têm um AVC ou um ataque cardíaco.

Além disso, de acordo com o Tech Xplore, em 2025, os carros serão capazes de detetar um problema de saúde repentino para avisar o condutor.

Segundo o fabricante japonês de automóveis, a tecnologia dos novos carros envolve o uso de câmaras dentro do carro — sem recorrer a sensores laser ou outras tecnologias mais intrusivas — e será utilizada não só em modelos de luxo, como também em modelos mais acessíveis.

A Mazda tem estado a trabalhar com com especialistas médicos para analisar os dados das imagens recolhidas para perceber como é que é um condutor saudável, em oposição a um condutor incapacitado.

Uma vez reconhecido um problema, o Co-Pilot Concept, que ainda não tem um nome oficial, irá parar o carro num local seguro, tal como a berma da estrada, o mais rapidamente possível.

Apesar de os sinais de aviso ainda não terem sido definidos totalmente, o carro buzinará, com os piscas ligados, e fará uma chamada para os serviços de emergência e para a polícia.

Quanto a questões de privacidade, a Mazda garante que os dados pessoais não sairão do carro.

Takahiro Tochioka, o engenheiro responsável pelo Co-Pilot Concept, disse que a marca está a trabalhar em formas de o carro conseguir prever um problema de saúde, mesmo que o condutor não esteja consciente do mesmo. Para isso, serão usados dados sobre a forma como o condutor foca a sua visão, o balançar da cabeça, ligeiras anomalias nos hábitos de condução e outras mudanças subtis.

“E irá avisar os condutores mesmo antes dos sintomas reais aparecerem”, garantiu.

A tecnologia é prometedora para uma das sociedades mais envelhecidas do mundo, mas há outros grandes fabricantes de automóveis a trabalhar em tecnologias semelhantes, incluindo a Volkswagen e a Toyota Motor Corp.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.