Novo sismo registado na Indonésia

Mast Irham / EPA

Um sismo de magnitude 5,1 ocorreu na segunda-feira nas proximidades da cidade indonésia de Palu, que tinha sofrido, em 28 de setembro, um outro de magnitude 7,5 provocando dois mil mortos e cinco mil desaparecidos.

O abalo foi registado às 22:15 de Lisboa, a 13 quilómetros a leste de Palu, com o hipocentro situado a dez quilómetros de profundidade, informou a agência dos Estados Unidos da América para a Geologia.

Pelo menos 1944 pessoas foram encontradas sem vida na cidade de Palu e arredores, devastados no passado dia 28 por um terramoto de magnitude 7,5 na escala de Richter, seguido de maremoto.

As autoridades da cidade de Palu, na Indonésio, disseram acreditar que possam estar desaparecidas cerca de cinco mil pessoas, presas nos escombros. No entanto, admitiram que a esperança de resgatar pessoas com vida é cada vez mais baixa.

De acordo com as Nações Unidas, cerca de 200 mil pessoas na Indonésia precisam de assistência humanitária urgente, numa altura em que ainda há relatos de falta de comida e água potável.

A Indonésia situa-se no chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica onde, em cada ano, se registam cerca de sete mil sismos, a maioria dos quais moderados.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.