Cientistas descobrem novo perigo associado ao sal

O sal pode estar associado ao desenvolvimento de algumas doenças alérgicas e inflamatórias. Esta é a conclusão de um estudo levado a cabo por uma equipa de cientistas da Universidade Técnica de Munique, na Alemanha, que acaba de elencar mais perigo associado ao consumo deste tempero.

De acordo com um novo estudo, na passada semana publicado na revista especializada  Science Translational Medicine, o cloreto de sódio causa a formação de células Th2 no corpo, originando depois doenças alérgicas e inflamatórias.

A equipa de cientistas, liderada por Christina Zielinski, analisou a pele de pacientes com dermatite atópica, tendo concluído que a pele destes pacientes contém níveis de cloreto de sódio 30 vezes mais altos do que é normal. Neste sentido, e segundo escreveram, o consumo de sal pode estar relacionado com estas reações inflamatórias à priori.

“Os níveis mais altos de sódio na pele afetada combinam perfeitamente com outra característica da dermatite atópica e os pacientes com estas condição [médica] têm altos níveis de bactérias Staphylococcus aureus na pele, que crescem em condições salgadas”, explicou Christina Zelinski, citada pelo portal MedicalXpress.

O cloreto de sódio aciona as células Th2 para produzir grandes quantidades das proteínas interleucina 4 (IL-4) e interleucina 13 (IL-13). Como resultado, doenças de pele acabam por se desenvolver. Os cientistas não sabem ainda o que causa este mau funcionamento.

“Mas ainda não conseguimos demonstrar como é que estas grandes quantidades de sal se infiltram na pele e, por isso, não temos ainda a certeza de como é que uma dieta mais rica ou pobre em sal poderia estar associada ao surgimento e ao desenvolvimento da dermatite atópica ou de outras doenças alérgicas”, salientou a líder da investigação, acrescentando que a equipa vai continuar a trabalhar para perceber uma eventual associação.

Nos países industrializados, quase um em cada três cidadãos terá uma alergia num qualquer momento das suas vidas e uma em cada dez crianças sofre de dermatite atópica, tal como nota o portal Russia Today.

No caso específico da dermatite atópica, as células T desempenham um papel importante, uma vez que protegem o corpo contra infeções, contudo, e caso não sejam controladas, podem começar a atacar determinados órgãos e substâncias no corpo.

Recentemente, uma equipa de cientistas norte-americanos, apontou também um perigo associado ao consumo de arroz, grão amplamente utilizado como parte essencial da dieta alimentar em várias partes do mundo.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Espiões podem estar a usar o LinkedIn para recrutar novos contactos

O LinkedIn é uma rede social de negócios, mas espiões podem estar a usá-la para encontrar novos contactos. Os espiões estarão a usar perfis falsos, gerados por inteligências artificial. Apesar de ser uma rede social bem …

Mercado de compras online pode não ser tão lucrativo quanto se pensa (e pode estar perto do fim)

Muitas pessoas provavelmente presumem que as lojas online estão a fazer uma fortuna, mas a realidade é bem diferente. Muitas atividades de comércio eletrónico são, na verdade, não lucrativas. Se as pessoas tivessem que pagar o …

Canábis já era fumada há pelo menos 2.500 anos

Uma descoberta nos túmulos do cemitério Jirzankal, no oeste da China, mostra que os povos que viviam nessa zona montanhosa já queimavam canábis com elevados níveis de THC. Uma equipa de arqueólogos encontrou pequenos artefactos de madeira …

Estado angolano exige 25 milhões de euros ao general Dino

O Estado angolano exige ao general Leopoldino Fragoso do Nascimento, mais conhecido por Dino e um dos homens de confiança do ex-presidente José Eduardo dos Santos, o pagamento de 29 milhões de dólares (25 milhões …

Procuradora dos "Cinco de Central Park" deixa de lecionar Direito após série da Netflix

Elizabeth Lederer, a procuradora principal do caso dos "Cinco de Central Park", que resultou na condenação injusta de jovens negros e latinos por violação, disse que vai deixar de lecionar Direito na Universidade de Columbia, …

A água da torneira de uma cidade americana ficou repentinamente cor-de-rosa

Os residentes de Coal Grove, no Ohio, foram surpreendidos por água cor-de-rosa a sair das torneiras das suas casas. O problema esteve relacionado com uma avaria na bomba da estação de tratamento da água. Nenhum habitante de …

Hospital Pulido Valente sem anestesistas na escala este fim de semana

Médicos do Hospital Pulido Valente, em Lisboa, foram este sábado surpreendidos com a falta de anestesistas na escala deste fim de semana e manifestam preocupação com o impacto da decisão nos doentes internados. O coordenador da …

Na Suécia, há quem tenha "vergonha" de andar de avião

Viajar de avião ou usar outro meio de transporte? Para muitos, essa pergunta vem de um dilema ético, de pessoas preocupadas com o impacto da aviação nas mudanças climáticas. Nenhum país, contudo, levou esse dilema tão …

EUA. Governo separa famílias de imigrantes ilegais e envia as crianças para antiga base militar

O internamento de nipo-americanos durante a Segunda Guerra Mundial sempre permaneceu uma mancha terrível nos livros de história dos Estados Unidos (EUA). Cerca 120 mil pessoas foram mantidas à força em várias dessas instalações entre …

Morreu o cineasta italiano Franco Zeffirelli

O cineasta italiano Franco Zeffirelli morreu, na sua casa, em Roma, aos 96 anos, noticiou este sábado a imprensa italiana. “O desaparecimento ocorreu no final de uma longa doença. O mestre vai descansar no cemitério de …