Cientistas descobrem novo perigo associado ao sal

O sal pode estar associado ao desenvolvimento de algumas doenças alérgicas e inflamatórias. Esta é a conclusão de um estudo levado a cabo por uma equipa de cientistas da Universidade Técnica de Munique, na Alemanha, que acaba de elencar mais perigo associado ao consumo deste tempero.

De acordo com um novo estudo, na passada semana publicado na revista especializada  Science Translational Medicine, o cloreto de sódio causa a formação de células Th2 no corpo, originando depois doenças alérgicas e inflamatórias.

A equipa de cientistas, liderada por Christina Zielinski, analisou a pele de pacientes com dermatite atópica, tendo concluído que a pele destes pacientes contém níveis de cloreto de sódio 30 vezes mais altos do que é normal. Neste sentido, e segundo escreveram, o consumo de sal pode estar relacionado com estas reações inflamatórias à priori.

“Os níveis mais altos de sódio na pele afetada combinam perfeitamente com outra característica da dermatite atópica e os pacientes com estas condição [médica] têm altos níveis de bactérias Staphylococcus aureus na pele, que crescem em condições salgadas”, explicou Christina Zelinski, citada pelo portal MedicalXpress.

O cloreto de sódio aciona as células Th2 para produzir grandes quantidades das proteínas interleucina 4 (IL-4) e interleucina 13 (IL-13). Como resultado, doenças de pele acabam por se desenvolver. Os cientistas não sabem ainda o que causa este mau funcionamento.

“Mas ainda não conseguimos demonstrar como é que estas grandes quantidades de sal se infiltram na pele e, por isso, não temos ainda a certeza de como é que uma dieta mais rica ou pobre em sal poderia estar associada ao surgimento e ao desenvolvimento da dermatite atópica ou de outras doenças alérgicas”, salientou a líder da investigação, acrescentando que a equipa vai continuar a trabalhar para perceber uma eventual associação.

Nos países industrializados, quase um em cada três cidadãos terá uma alergia num qualquer momento das suas vidas e uma em cada dez crianças sofre de dermatite atópica, tal como nota o portal Russia Today.

No caso específico da dermatite atópica, as células T desempenham um papel importante, uma vez que protegem o corpo contra infeções, contudo, e caso não sejam controladas, podem começar a atacar determinados órgãos e substâncias no corpo.

Recentemente, uma equipa de cientistas norte-americanos, apontou também um perigo associado ao consumo de arroz, grão amplamente utilizado como parte essencial da dieta alimentar em várias partes do mundo.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …

Inteligência artificial decifra manuscrito que pode mudar história da Austrália

A Terra Australis Incognita, hoje conhecida como Austrália, foi descrita por um jesuíta espanhol quase cem anos antes da descoberta em 1770 pelo marinheiro britânico James Cook, segundo um manuscrito decifrado através de inteligência artificial. A …

Novo relatório aponta possível causa para número anormal de doenças causadas pelo vaping

Um novo relatório vem confirmar que o acetato de vitamina E encontrado em muitos produtos utilizados pelos vapers pode ser o responsável pelos problemas de saúde. O ano de 2019 ficou marcado por várias doenças e …

Morreu Rogério "Pipi", histórico jogador do Benfica

O ex-futebolista internacional português, que se evidenciou ao serviço do Benfica nas décadas de 40 e 50 do século passado, morreu este domingo, um dia depois de completar 97 anos. "Foi com profunda tristeza e pesar …