O arroz “esconde” um perigo para o corpo humano

O arroz, grão amplamente utilizado um pouco por todo o mundo como parte essencial da dieta alimentar humana, pode acumular grandes quantidades de arsénio e outras toxinas, a maioria das quais entra no corpo durante a digestão.

A notícia é avançada pelo portal Eurek Alert nesta terça-feira, que cita de biólogos especialistas que participaram recente numa conferência da Society for Risk Analysisi, em Nova Orleães, nos Estados Unidos.

Os cientistas alertam que altos níveis de chumbo, arsénio e muitos outros elementos encontrados na água potável, canalizações, pratos e outros objetos domésticos e da vida quotidiana, produzem, muitas vezes, distúrbios graves no cérebro e corpo humano. Quanto ao arsénio em particular, os especialistas apontam que a principal fonte desta toxina está na água subterrânea.

Tendo em conta a contaminação significativa destas águas, uma equipa de cientistas da Universidade de Indiana, nos EUA, decidiu estudar como é que os altos níveis de arsénio e outras substâncias afetam as plantações de arroz, que representam as maiores atividades de cultivo na cultura da China, Índia, bem como em outros países do sul e leste asiático.

Para a investigação, os especialistas analisaram dados recolhidos por autores em 143 artigos científicos sobre o metabolismo do arsénio e o seu comportamento no interior do corpo humano e em diverso alimentos alimentos. Posteriormente, selecionaram dez estudos mais detalhados sobre o tema, comparando-os com os seus resultados experimentais.

Os cientistas descobriram que os grãos de arroz acumulam grandes quantidades de arsénio, que na maioria das vezes permanece na sua polpa sob a forma de um composto inorgânico, sem ser processado pela planta.

Em média, cerca de 70-80% do arsénio passa através da água da planta sem experimentar quaisquer mudanças, ou seja, uma proporção semelhante a esta entra diretamente no corpo das pessoas e animais que o ingerem.

Os cientistas esperam que, num futuro próximo, além de avaliar o conteúdo de arsénio em grãos de arroz comuns e determinar a quantidade desta substância tóxica entra no corpo, possam ainda determinar como é que afeta o corpo humano.

ZAP // RT

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Morreu Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos

O empresário Sindika Dokolo faleceu, nesta quinta-feira, no Dubai, aos 48 anos de idade, durante a prática de mergulho. A morte do empresário de origem congolesa já foi confirmada à Lusa por uma fonte ligada à …

Lagostins autoclonados invadiram (e conquistaram) um cemitério na Bélgica

Um cemitério na Bélgica foi completamente invadido por lagostins marmoreado. De acordo com o Instituto Flamengo para Pesquisa da Natureza e da Floresta (INBO), a espécie representa uma grande ameaça para a biodiversidade local. Segundo o …

Benfica 3-0 Standard Liège | “Águia” voa de forma imperial

A noite foi de festa no Estádio da Luz para os cerca de 4875 espectadores – 7,5% por cento da lotação – que se deslocaram ao reduto dos “encarnados” esta quinta-feira. O Benfica venceu por 3-0 …

Urnas abertas no Minecraft. Servem para ensinar os jovens a votar nas eleições

A organização não partidária e sem fins lucrativos Rock the Vote e a empresa criativa Sid Lee uniram-se para criar um servidor de "casa de votação" no popular jogo Minecraft antes das eleições presidenciais de …

Zorya Luhansk 0-2 Braga | “Nota artística” em triunfo minhoto

Dois jogos, duas vitórias para o Sporting de Braga no Grupo G da Liga Europa. Uma entrada de rompante em jogo, com dois golos espectaculares nos primeiros 11 minutos, permitiram aos “arsenalistas” controlar e lidar …

Amostra de ADN desvenda homicídio cometido há quatro décadas

Uma amostra de ADN, colhida de um norte-americano da Carolina do Sul após este ser detido por apontar uma arma, permitiu às autoridades desvendar um caso antigo, identificando-o como principal suspeito do homicídio de uma …

Investigadores portugueses criam simuladores para treinar médicos à distância

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) desenvolveram, durante o confinamento, um método para os estudantes treinarem para cenários de emergência sem saírem de casa. Em declarações à Lusa, Carla Sá Couto, do …

Restam apenas dois rinocerontes brancos do norte (mas há uma esperança para salvar a espécie)

Com a morte do último macho em 2018, o rinoceronte branco do norte chegou ao ponto em que não pode ser salvo naturalmente. Com apenas duas fêmeas restantes, a subespécie é agora tida como oficialmente …

Há uma região na América do Norte sem qualquer caso de covid-19. Tem a dimensão do México

Nunavut, uma região localizada no norte do Canadá, continua sem registar nenhum caso de covid-19. A receita para o sucesso tem vários ingredientes, mas as caraterísticas especiais da região e as medidas rígidas tomadas logo …

Site da campanha de Trump foi alvo de ataque. Hackers "fartaram-se das fake news"

O website oficial da campanha presidencial de Donald Trump foi alvo de um ataque informático que o deixou temporariamente desfigurado na noite desta quarta-feira. Os hackers responsáveis substituíram o habitual conteúdo por uma mensagem normalmente utilizada …