Digi: vem aí novo operador de comunicações. “É uma ilusão para o consumidor”

29

A DIGI vai entrar no mercado português: “Entra, destrói, faz confusão e, para sair, vai ser remunerado por isso”.

DIGI Portugal (Dixarobil) vai ser a nova empresa de telecomunicações em Portugal.

Com sede na Roménia, a empresa investiu 67 milhões de euros no leilão de 5G. Vai fornecer serviços fixos e móveis: internet por fibra, tarifários móveis – com o número 92 – serviço de telefone fixo e combinações.

Já há funcionários da empresa no terreno, a preparar o lançamento dos serviços, que vai ser oficializado em breve.

A Digi poderá beneficiar de acordos de oito anos de roaming nacional – desenvolver serviços em cima da rede de outros operadores.

Precisamente dos outros operadores chegam avisos. Ana Figueiredo, presidente-executiva da Altice, comentou nesta quarta-feira que a Digi vai chegar com preços baixos, para “desafiar” MEO, NOS e Vodafone.

Em Espanha, há pacotes de 5 euros por mês (com 6GB de internet mais 100 minutos de comunicações no telemóvel), com o outro extremo a chegar aos 20 euros, por 100GB e 2 mil minutos).

“É uma grande incógnita o posicionamento estratégico desse novo operador. Tem-se ouvido pouco. Não sabemos os objectivos, o que o traz ao mercado, qual o seu posicionamento. Já entraram vários e iremos competir pela melhor qualidade de serviço”, analisou, citado pelo ECO.

Neste congresso da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações esteve também Miguel Almeida. O presidente-executivo da Nos também prevê a disponibilização de preços mais baixos, “porque é absolutamente essencial para quem tem zero de quota ganhar escala mínima”.

Mas avisou: em Portugal “não há espaço para mais operadores”. E acrescentou um aviso para o futuro a médio ou longo prazo: é uma “jogada” económica e não vai beneficiar o consumidor.

“Quem faz uma jogada destas, de criação de valor acionista, entra, destrói, faz confusão e, para sair, vai ser remunerado por isso. É uma ilusão de benefício para o consumidor”, explicou.

O mesmo Miguel Almeida, noutro contexto, deixou uma frase peculiar. Quando foi questionado sobre os lucros recorde da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), o responsável da NOS respondeu: “Por favor, não metam (o dinheiro) na TAP”.

ZAP //

29 Comments

  1. Talvez se as Operadoras dominantes no mercado portugês deixassem a cartelização de preços, muito embora a autoridade de concorrência não veja isso, ajustassem os pacotes/serviços oferecidos às reais necessidades dos clientes (não impingindo pacotes que nem 1/3 é utilizado), e fossem penalizadas por não cumprirem com as promessas de cobertura de serviço que fazem, fossem realmente concorrentes em todo o espaço português (há ainda operadoras que não tem capacidade/autorização/rede de oferecer serviço de TV em Portugal Continental), ou ainda, se as operadoras fossem mais transparentes nos contratos realizados, quiçá o consumidor não se visse tentado em procurar soluções que vão ao encontro da carteira e daquilo que pretendem com um serviço de telecomunicações. Quando a DECO vem sucessivamente, todos os anos a alertar das constante e crescente tendência das reclamações dos clientes no domínio das telecomunicações, realmente, somente quem anda noutro mundo é que não se apercebe da prodridão que aqui anda….

  2. Concordo plenamente com o que diz. Depois queixam-se da pirataria? Quem serão os piratas??”
    Os preços elevados, levam os utilizadores a procurar soluções alternativas, não importa a origem…

  3. O que os atuais NOS MEO E VODAFONE gostam é do status-quo! E de acordos de cartel…
    Claro que a chegada de uma outra operadora ao mercado vai trazer consequências. Mas que não deverão ser desfavoráveis para os consumidores. Talvez o sejam para os operadores instalados, que por acordo por baixo da mesa decidem por exemplo aumentar os contratos em 8%. Por mera coincidência, como é óbvio.
    Para a aldrabice, nós já temos os nossos políticos. Não precisamos de mais petas, mesmo se elaboradas e distribuídas por profissionais.
    Obrigado mas a resposta é não!

  4. Está claro, que os CEO da MEO, VODAFONE e NÓS, não querem que novas operadoras entrem no mercado das telecomunicações porque lhes vão roubar os clientes com os preços mais baratos, porque só querem chular os seus clientes com preços mais caros e aumentos de 8% como aconteceu a partir de Janeiro de 2023.

  5. É surpreendente como é que a MEO, NOS e Vodafone têm uma opinião tão negativa! Bom, têm lá as suas razões, ora essa!

  6. É bom que isto aconteça. Muita gente vai mudar certamente. O que a MEO, NOS, Vodafone fazem é ter lucros fabulosos e esbanjar parte deles em publicidade e contratos vergonhosos com os clubes de futebol. Não existe neste país responsabilidade social, só pensam em lucros a qualquer preço. E a Anacom / governo também são responsáveis disto acontecer. Que venham que eu mudarei.

  7. Hahahaaaaa… as reações já dizem tudo; estes capitalistas gostam do mercado; mas apenas do mercado controlado pelos 3 grandes operadores!!
    Venha a DIGI!

  8. Já estão todos “borrados” de medo! Mais concorrência é positiva. Os preços, na generalidade, têm que baixar para um máximo de 20€

  9. Os milhões e milhões que as empresas de telecomunicações esbanjam em publicidade, com anúncios televisivos sem fim e que parecem produções cinematográficas, são um bom indicador das margens de lucro obscenas deste negócio. Os gastos em publicidade destas empresas deveriam ser restringidos até uma determinada percentagem da facturação. E a parte cortada desta despesa absurda ser então reflectida numa baixa de preços para o consumidor.

    • Mais um que ainda acredita no Pai Natal. Para este, a redução do IVA dos bens alimentares deve surtir efeito.

  10. Ó meus amigos, vocês ainda não perceberam que nós, que somos a grande maioria (o povo),
    só existimos para encher os bolsos dos capitalistas!!!
    Santa ignorância!

    • A sério? Pois eu pago toneladas de impostos para encher os bolsos de rendimentos mínimos sempre metidos nos cafés e apartamentos sociais que uma boa parte servem para actividades ilícitas… (basta eu sair de casa e dar de exemplo a 50m de mim). Disso ninguém quer falar, só dos “capitalistas” quando uma boa parte dos impostos (o que mais tira do nosso salário) é para sustentar malandros.

  11. Esquecem-se sempre da NOWO… têm uma quota pequena de mercado mas tem preços a metade dos três consórcios monopolistas…

  12. “Há 3 operadores atualmente, e espaço para apenas 3” com esta assunção poderemos dizer que se este novo operador entrar a sério , dos 3 atuais, um vai desaparecer e os outros vão ter que se adaptar, cair na realidade e praticar preços iguais aos preços que já são praticados na maioria dos países europeus, e sobre os quais Portugal é exceção pelo lema: caríssimo.
    Dos 3 atuais, a Altice mantém-se pelas infra-estruturas que fornece a todos, a NOS e a Vodafone uma das duas irá desaparecer, senão as duas… quem sabe e se fundem para surgir a VOS.

  13. Se gastassem menos em publicidade _ publicidade essa que somos nós consumidores que pagamos pois vem incorporada no preço final do produto , a NOS Vodafone e Meo podiam baixar muito os preços!

    Se a autoridade da concorrência actuasse com mais e melhores meios, estes carteis, neste e noutros sectores, como o da grande distribuição, quando intimados a pagar multas e recorressem depois á justiça, poderiam ser logo acusados de litigação de má- fé e obrigados a pagar a multa em dobro !

  14. “Em Espanha, há pacotes de 5 euros por mês (com 6GB de internet mais 100 minutos de comunicações no telemóvel), com o outro extremo a chegar aos 20 euros, por 100GB e 2 mil minutos). ” leia-se pois a informação acima e no texto é falsa, que vergonha.

    Em Espanha, há pacotes de 2 euros por mês (com 3GB de internet mais 100 minutos de comunicações no telemóvel), com o outro extremo a chegar aos 15 euros, por chamadas ilimitadas e internet ilimitada).

    • O meu número espanhol é da digi e pago 20 por mês e tenho 100gb e 2000 minutos para união europeia e 1000 SMS para a rede digi em Espanha
      Está é a verdade é que em Portugal é super cara a internet já vivi em alguns países e posso garantir que Portugal é o mais caro! Uma vergonha que venha a digi a ver se isto muda!

  15. “Precisamente dos outros operadores chegam avisos. Ana Figueiredo, presidente-executiva da Altice, comentou nesta quarta-feira que a Digi vai chegar com preços baixos, para “desafiar” MEO, NOS e Vodafone”

    Não vem só para desafiar, vem para ficar e traz um claro sinal e aviso: ou Meo, NOS e Vodafone se juntam à DIGI em termos de preços ou em Portugal já eram… ouviremos todos a história que antes haviam 3 operadoras fortes que se esfumaram.

    ‘“Quem faz uma jogada destas, de criação de valor acionista, entra, destrói, faz confusão e, para sair, vai ser remunerado por isso. É uma ilusão de benefício para o consumidor”, explicou.’

    Parece-me que quem faz uma jogada destas sabe que pode competir e que traz um estimulo que fará com que as outras operadoras tenham que se reestruturar e adaptar…. é uma jogada de mestre e um mercado muito apetecível… em terra de cegos quem tem um olho é rei… a DIGI entra claramente com um olho enquanto as outras operadoras atuam de forma cega.

    “O mesmo Miguel Almeida, noutro contexto, deixou uma frase peculiar. Quando foi questionado sobre os lucros recorde da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), o responsável da NOS respondeu: “Por favor, não metam (o dinheiro) na TAP”.” nisso tendo a concordar pois tudo em Portugal é caro por um motivo de que sempre fomos mal geridos e nunca houve critério na distribuição dos dinheiros públicos.

  16. Em Espanha era a rede que eu usava para ter chamadas e internet n meu tlm e quando vinha a Portugal a NET trabalhava igual como se tivesse n Espanha barra e nunca me deixou n mão gostei muito e se vier para Portugal serei clientes deles sem problema nenhum

  17. Haja concorrência concordo fazrmos um contrato de um valor e quando chega a fatura e 3 vezes mais . Eu sou das que mudo logo .

  18. Eu vivi muitos anos no Estrangeiro onde existem velocidades de Banda simétrica de 10 GB a metade do preço às que são praticadas aqui em Portugal com velocidades 10 vezes inferior.
    5G tb há mais de 5 anos.
    Somos um País em que se fala muito e não FAZ NADA

    VIVA A CONCORRÊNCIA COMO A DIGI

  19. Para as 3 grandes operadoras já virem em inissono criticar e desmoralizar um possivel grande concorrente, é porque nos seus estudos de previsao de mercado já prevêem um grande descalabro nos seus bolsos.
    Que tal enviar mos aqueles rolos de papel que muita gente comprou em demasia na pandemia, para a sede deles. Parece me que a Ana Figueiredo e o Miguel Almeida estão a necessitar.

  20. Deve ser uma espécie de “”CHEGA” das telecomunicações. Daí o poder instalado comentar negativamente o aparecimento da DIGI !!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.