Novo telemóvel da Nokia custa 13 euros e bateria aguenta mais de duas semanas

O Nokia 105 é o novo telemóvel da marca finlandesa e custa apenas 13 euros. Em standby, a bateria consegue aguentar 18 dias sem carregar.

Outrora uma gigante no mercado dos telemóveis, a Nokia tem vindo a perder proeminência com o passar dos anos. Marcas como a Apple e a Samsung superaram completamente os telemóveis da Nokia no que toca a tecnologia e os consumidores deixaram de comprar à marca finlandesa.

Para aqueles que estão fartos de smartphones caros e apenas procuram a utilidade de um telemóvel, a empresa lançou agora um modelo que parece preencher essas expectativas. O novo Nokia 105 custa apenas 13 euros, quase cem vezes menos do que o mais recente iPhone X.



Obviamente as suas funcionalidades são muito mais limitadas. No entanto, além de permitir fazer chamadas e enviar mensagens, o novo modelo vem com um rádio incluído, uma lanterna e alguns videojogos old school, como os famosos Snake e Tetris .

O telemóvel tem capacidade para dois cartões SIM e tem uma bateria com uma impressionante capacidade para 18,3 dias sem carregar. Em chamada, o telemóvel aguenta 14,4 horas. Pesa menos que uma maçã (73 gramas) e tem umas dimensões de 11 por cinco centímetros.

De acordo com o ZDNet, o sistema operativo do novo Nokia 105 não permite instalar aplicações como o Facebook, Instagram e WhatsApp. Com uma vertente muito mais funcional, permite o armazenamento interno de 2.000 contactos e 500 mensagens.

A Nokia lançou também o Nokia 220, com conectividade 4G, e também ele com um preço reduzido de 39 euros. A bateria ainda tem uma maior autonomia de 27 dias em standby, mas só aguenta 6,3 horas em chamada.

O Nokia 105 e o Nokia 220 estarão disponíveis para venda ao público já a partir do próximo mês de agosto.

ZAP //

PARTILHAR

17 COMENTÁRIOS

  1. O que é que interessa a autonomia em standby?! As pessoas querem saber é quanto dura numa utilização normal… Texto pobre. Especialmente a comparação com o iPhone…

    • Mas você leu bem a notícia?… Parece que não.
      “Para aqueles que estão fartos de smartphones caros e apenas procuram a utilidade de um telemóvel, a empresa lançou agora um modelo que parece preencher essas expectativas.”

      • Claro que li, e você leu o meu comentário? Continua a não fazer sentido a maior parte do texto. Logo o título do artigo é enganador. Dizer que a bateria dura 2 semanas… Mas ocultam que é em standby 😉

        • Caro leitor,
          Lamentamos que não tenha tido tempo ou vontade de ler mais do que o título do artigo.
          Bastar-lhe-ia ter lido o primeiro parágrafo, no qual encontra a frase “O Nokia 105 é o novo telemóvel da marca finlandesa e custa apenas 13 euros. Em standby, a bateria consegue aguentar 18 dias sem carregar”, para perceber que não estamos a ocultar coisa nenhuma, e que o seu comentário é, esse sim, enganador 🙂
          Quanto ao seu primeiro comentário, não percebemos a frase “texto pobre, principalmente em comparação com o iPhone”. Quer explicar melhor?

  2. Venham eles.
    A única estupidez da Nokia foi em teimar não desenvolver o Windows Phone.
    Agora só há porcaria no mercado.
    Mas se o 105 já está à venda por mais de 20 euros sempre me hão-de dizer qual é a notícia.

  3. Hoje o watsapp é uma ferramenta de trabalho, um grande grande grande erro não ter capacidade para incluir esse aplicativo, uma enorme incompetência.

RESPONDER

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: A sexta, a bonança e um festival de juventude

O pleno das águias, o regresso do campeão às vitórias e um dragão jovem com chama alta. As frases e os números da semana. Visto da Linha de Fundo. A prática de Darwin SL Benfica 3 …

Autoeuropa retoma hoje produção após paragem face à crise dos semicondutores

Falta de semicondutores tem sido uma constante, apesar da melhora da situação pandémica, face ao atraso dos países asiáticos no que concerne à vacinação, o que obriga à paragem das fábricas responsáveis pelo fabrico das …

Os smartphones avariam mal acaba a garantia? Portugal e a UE estão a lutar contra a obsolescência programada

As empresas criam os telemóveis para avariarem pouco depois de acabar a garantia - mas a União Europeia e várias associações estão a lutar contra o desperdício e a tentar proteger os direitos do consumidor. É …

Lava do vulcão de La Palma está a escorrer em direção ao mar aumentando o risco de gases tóxicos

O vulcão Cumbre Vieja na ilha de La Palma, nas Canárias, que entrou em erupção no domingo, tem uma nova boca eruptiva, o que obrigou a evacuar mais habitações, informaram as autoridades. De acordo como Plano …

Adesão ao IVAucher quase duplicou no último mês - mas restauração quer mais medidas

No último mês, quase duplicou o número de contribuintes que se inscreveu no programa que permitirá rebater os descontos acumulados no âmbito da iniciativa IVAucher. De acordo com o Jornal de Notícias, a 23 de agosto, …

Tribunal Europeu dos Direitos Humanos culpa Rússia pelo assassinato de Alexander Litvinenko

Decisão remonta ao incidente de novembro de 2006, que ocorreu num hotel londrino, seis anos após o dissidente político se ter mudado para o Reino Unido, precisamente para fugir às ameaças do regime de Vladimir …

"Tratam-nos assim por causa da cor da nossa pele". Polícias nos EUA filmados a chicotear migrantes

Fotos e vídeos mostram polícias na fronteira a carregar contra migrantes e a usar objectos semelhantes a chicotes. A Casa Branca já condenou a situação e promete que vai investigar o sucedido. Pareciam imagens do tempo …

Benfica: a principal ameaça na Liga dos Campeões será Darwin

Pelo menos é a visão catalã. Benfica é o próximo adversário do Barcelona. Mais um jogo, mais uma vitória. O Benfica só sabe ganhar no campeonato português, para já, e na noite passada venceu em casa …

Estado vai financiar formação de funcionários públicos em universidades e politécnicos

Verbas destinadas ao projeto provêm do Orçamento do Estado e do Plano de Recuperação e Resiliência — cerca de 600 milhões. O Estado vai financiar, inteira ou parcialmente, as formações profissionais dos profissionais públicos, através do …

Sevilha rescinde com jogador por má forma física

O Sevilha anunciou a rescisão de contrato com o defesa-central Joris Gnagnon por falta de profissionalismo relativamente à sua forma física. De acordo com o jornal A Bola, o Sevilha rescindiu contrato com o defesa-central francês …