Novo líder dos talibã terá sido morto em tiroteio

O novo líder do movimento terrorista Taliban no Afeganistão, Mullah Akhtar Mansour, terá alegadamente morrido na sequência de ferimentos sofridos durante um tiroteio esta quinta-feira, revela a agência chinesa Xinhua.

Depois de ter sido inicialmente noticiado que Mullah Akhtar Mansour, cuja liderança é disputada por uma facção taliban rival, tinha sido gravemente ferido,  autoridades locais informaram hoje que o novo líder taliban morreu nas sequência dos ferimentos.

Mansour foi gravemente ferido esta quinta-feira, num tiroteio com outros senhores da guerra Taliban”, diz a agência Xinhua, citando palavras de Sultan Faizy, porta-voz do primeiro vice-presidente afegão Abdul Rashid Dostum.

Fontes internas do grupo radical confirmaram que Mansour tinha sido ferido, sublinhando que o tiroteio aconteceu na cidade paquistanesa de Quetta, em casa de Abdullah Sarhadi, um outro senhor da guerra taliban e antigo prisioneiro em Guantanamo.

A agência noticiosa Reuters diz no entanto que o destino de Mullah Akhtar Mansour não está ainda totalmente claro.

Segundo a Reuters, o porta-voz do movimento, Zabihullah Mujahid, negou os rumores sobre a morte de Mansour, que considerou “propaganda dos serviços de inteligência afegãos com o intuito de criar divisões dentro do movimento”.

De acordo com o mesmo porta-voz, Mansour “continua vivo e saudável”.

Mansour foi anunciado em julho como o novo chefe Taliban, depois de o movimento terrorista ter confirmado a morte de Mullah Mohammad Omar, que liderou o movimento durante cerca de duas décadas.

Ao assumir a liderança, Mansoor dividiu o núcleo mais conservador do movimento em quatro facções.

A nomeação de Mansoor foi no entanto considerada precipitada por vários líderes militares e alguns setores taliban, entre os quais a família do mullah Omar.

Em novembro, uma facção dissidente dos taliban constituiu-se formalmente e escolheu como líder o mullah Mohammed Rassul.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

NASA apresenta rover "transformer" que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais …

Veneno de vespa pode ter muito "potencial" na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de …

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …

Apoio à retoma. Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário até 33% já esta terça-feira

Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise. O …

Chega quer tornar voto obrigatório e sanções para quem não cumprir

O deputado único do Chega entregou uma nova proposta no âmbito do projeto de revisão constitucional do partido para tornar o voto obrigatório para todos os cidadãos que o possam exercer e sanções para quem …

A Alemanha quer tornar o teletrabalho um direito legal

O Governo alemão prepara-se para publicar um projeto de lei que dará aos trabalhadores do país o direito legar de trabalhar a partir de casa. A medida aplicar-se-á a todos as atividades laborais que possam …

Novo surto em lar de Beja e 90 alunos em isolamento em Famalicão

Um surto de covid-19 identificado no Lar de Idosos do Centro Paroquial e Social do Salvador, em Beja, já infetou 31 pessoas, sendo 24 utentes e sete funcionários, divulgou a Unidade Local de Saúde do …

Mais de 600 anos depois, encontram-se (várias) semelhanças entre a covid-19 e a peste negra

Numa altura em que o vírus da covid-19 se tem espalhado por todo o mundo, as comparações com outras doenças pandémicas são inevitáveis. Um exemplo disso foi a peste negra que em 1348 fez com …

Nacionalista apoiado pela Turquia eleito Presidente de Chipre do Norte

O nacionalista Ersin Tatar, apoiado pela Turquia, foi no domingo eleito "Presidente" da autoproclamada República Turca de Chipre do Norte (RTCN), numa vitória surpreendente face ao dirigente cessante, Mustafa Akinci, anunciou o conselho eleitoral. Com 51,74% …