Há um novo culpado na poluição do ar: a pele humana

2

As reações da nossa pele com o ozono podem gerar químicos tóxicos no ar em espaços fechados, prejudiciais para o ambiente e para a saúde.

A poluição do ar é a maior ameaça à saúde ambiental do mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mas a maioria das pessoas provavelmente não pensa nos seus próprios corpos como parte do problema

Um novo estudo mostrou que o óleo da pele humana reage com o ozono para gerar radicais livres que podem reagir ainda mais com a maioria dos compostos orgânicos presentes nos interiores para, por sua vez, produzir poluentes perigosos. Os radicais livres são átomos ou moléculas que são muito instáveis e têm alto poder reativo.

Segundo a revista The Scientist, isto ajuda a explicar como é que o corpo humano influencia diretamente a química dos ambientes fechados. Também pode ajudar na investigação sobre os efeitos adversos para a saúde da respiração de compostos tóxicos que são parcialmente produzidos por nós.

“As pessoas estão cientes da poluição exterior, mas quando entramos em casa, pensamos: ‘Ah, agora estamos seguros’. E não é realmente verdade”, diz o coautor do estudo Jonathan Williams. “É uma descoberta surpreendente que o ozono reage na nossa pele e liberta mais substâncias químicas na atmosfera à nossa volta”.

Os resultados do estudo são inéditos e foram publicados, este mês, na conceituada revista Science.

Na experiência desenvolvida pelos cientistas, três grupos diferentes de quatro participantes sentaram-se numa câmara de aço inoxidável climatizada do tamanho de um pequeno quarto, em dias separados, durante até cinco horas.

Depois, mediu-se a concentração de compostos orgânicos e radicais hidroxila no ar dentro da câmara, assim como a composição química da respiração dos participantes.

Mikal Schlosser / TU Denmark

Após as medições, repetiu-se a experiência, mas desta vez introduzindo 35 partes por mil milhão de ozono dentro da sala — semelhante ao nível de exposição ao ozono que alguém fica num avião.

Os autores descobriram que o esqualeno do óleo da pele reage com o ozono, produzindo compostos que depois reagem com novamente com o ozono para produzir oxidantes poderosos chamados radicais hidroxila.

Estes podem reagir com outras moléculas encontradas em ambientes fechados, como produtos de limpeza domésticos e até mesmo uma refeição acabada de cozinhar, exemplifica Williams. O resultado são compostos tóxicos.

Há muitos fatores como temperatura, humidade e tempo da exposição da pele que podem influenciar a geração desses radicais.

Daniel Costa, ZAP //

2 Comments

  1. Antonio verifica que correios estao em declinio porque a varios anos se querem apoderar de um servico publico no privado.Antonio alerta que estao a querer enriquecer ilicitadamente.

  2. A natureza está a perder a guerra com a mente humana que inventa cada vez respostas à limitação da população mundial.
    O desaparecimento dos povos europeias irá reduzir a tecnologia que por sua vez aumenta o impacto de doenças aos restantes

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.