MetaHuman Creator. Novo software permite criar seres humanos digitais (super) realistas

O futuro Unreal Engine da Epic permite que os programadores de jogos criem e personalizem modelos de personagens humanos, usando um software chamado MetaHuman Creator.

De acordo com o Interesting Engineering, o mecanismo não é muito diferente do jogo “The Sims 4”, permitindo aos jogadores personalizar pontos específicos de um rosto digital, manipular maçãs do rosto e lábios, ou modificar o formato do nariz.

Com este novo mecanismo, os programadores podem ajustar as características faciais, a tez da pele e construir a partir de tipos de corpo predefinidos, roupas, cabelo e até mesmo dentes.

É possível levantar ou baixar as sobrancelhas e alterar o formato da mandíbula e a altura das orelhas. Também existe maquilhagem e até o comprimento das pestanas pode ser alterado. O programa também inclui um controlo deslizante para manipular o tamanho e a profundidade das rugas faciais.

Embora muitos destes recursos também estejam disponíveis no “The Sims 4”, o Unreal Engine habilita o armazenamento baseado em nuvem, o que significa que se pode construir humanos virtuais realistas diretamente no navegador, sem a necessidade de um software independente.

No final da criação, é possível exportá-la e colocá-la diretamente na aplicação de computador Unreal Engine e vê-la parecer autoconsciente. Isto ocorre porque as criações realistas vêm prontas para serem animadas e funcionam com captura de movimento em filmes e jogos.

Esta nova tecnologia é tão boa a imitar os movimentos faciais dos humanos que quase escorrega para o “vale da estranheza” – um fenómeno percetivo em que robôs humanóides ou rostos gerados por computador parecem tão idênticos à vida real que as pessoas se sentem perturbadas pela experiência.

Avanços recentes na Inteligência Artificial (IA) e na tecnologia de aprendizagem profunda são os culpados por este novo software de modelagem facial realista.

Porém, a IA também está a permitir uma melhor animação do movimento de corpo inteiro – tão subtil que os lábios de um personagem podem dizer uma frase de forma tão convincente como um ser humano real.

O programa ainda está em desenvolvimento, mas deve ser lançado ainda este ano.

  Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Conquistem a vaga no relvado": aviso à UEFA sobre a nova Liga dos Campeões

Associação das Ligas Europeias contra vagas garantidas para clubes que não terminarem o campeonato nacional num dos primeiros lugares. A reunião da Associação das Ligas Europeias de futebol terminou com o reforço de posições públicas contra …

Bloco diz que as suas nove propostas foram rejeitadas. Governo aponta avanços em sete

O Bloco considerou, esta sexta-feira, que o Governo recusou as suas nove propostas para chegar a acordo no Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). O Executivo, por sua vez, considera que há avanços negociais em …

Comissão de inquérito ao Novo Banco. PSD frisa "maioria popular", PS queixa-se de "partidarite"

Os partidos apreciaram, esta sexta-feira, o relatório final da comissão de inquérito ao Novo Banco, aprovado em julho, com o PSD a destacar a "maioria popular" nas conclusões e o PS a criticar a "partidarite" …

"Falta de respeito". Patrões abandonam Concertação Social e pedem audiência a Marcelo

As quatro confederações patronais suspenderam, esta sexta-feira, a sua participação nas reuniões da Concertação Social e decidiram solicitar uma audiência ao Presidente da República, perante a "desconsideração do Governo pelos parceiros sociais" na discussão sobre …

Parlamento aprova diplomas para alargar gratuitidade das creches e "direito ao esquecimento"

O Parlamento aprovou, esta sexta-feira, um projeto-lei para o alargamento da gratuitidade das creches e de soluções equiparadas e ainda um diploma que consagra o "direito ao esquecimento". A Assembleia da República aprovou um projeto-lei do …

Costa está muito empenhado num acordo pelo OE, mas não "a qualquer preço"

O primeiro-ministro disse, esta sexta-feira, que o Governo vai fazer tudo ao seu alcance para chegar a um acordo sobre o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), mas advertiu que "um acordo não se obtém …

Evergrande escapa por um triz ao default e garante o pagamento de juros de 71.7 milhões de euros

A gigante imobiliária chinesa conseguiu cumprir com o pagamento dos juros no limiar do fim da extensão do prazo. No entanto, persistem os receios sobre a possibilidade da crise na China contagiar a economia mundial. A …

Pessoas a andar na rua em Viena, Áustria

Em caso de apagão geral, Áustria é o primeiro país europeu a ter um Plano B(lackout)

E se houvesse um apagão que afetasse todo o continente europeu? O cenário é o argumento que o Ministério da Defesa austríaco tem usado para enviar um aviso à população desde o início deste mês. A …

Só um terço das empresas em Portugal têm gestores com um curso superior

O estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos refere que este valor é negativo para o país já que a formação superior dos gestores está associada à produtividade e há maior probabilidade da empresa começar …

Governo avança com desconto de 10 cêntimos por litro nos combustíveis para as famílias

O Governo vai criar um desconto de dez cêntimos por litro nos combustíveis para todas as famílias, até 50 litros por mês. Uma medida que estará em vigor entre novembro deste ano e março do …