MetaHuman Creator. Novo software permite criar seres humanos digitais (super) realistas

O futuro Unreal Engine da Epic permite que os programadores de jogos criem e personalizem modelos de personagens humanos, usando um software chamado MetaHuman Creator.

De acordo com o Interesting Engineering, o mecanismo não é muito diferente do jogo “The Sims 4”, permitindo aos jogadores personalizar pontos específicos de um rosto digital, manipular maçãs do rosto e lábios, ou modificar o formato do nariz.

Com este novo mecanismo, os programadores podem ajustar as características faciais, a tez da pele e construir a partir de tipos de corpo predefinidos, roupas, cabelo e até mesmo dentes.

É possível levantar ou baixar as sobrancelhas e alterar o formato da mandíbula e a altura das orelhas. Também existe maquilhagem e até o comprimento das pestanas pode ser alterado. O programa também inclui um controlo deslizante para manipular o tamanho e a profundidade das rugas faciais.

Embora muitos destes recursos também estejam disponíveis no “The Sims 4”, o Unreal Engine habilita o armazenamento baseado em nuvem, o que significa que se pode construir humanos virtuais realistas diretamente no navegador, sem a necessidade de um software independente.

No final da criação, é possível exportá-la e colocá-la diretamente na aplicação de computador Unreal Engine e vê-la parecer autoconsciente. Isto ocorre porque as criações realistas vêm prontas para serem animadas e funcionam com captura de movimento em filmes e jogos.

Esta nova tecnologia é tão boa a imitar os movimentos faciais dos humanos que quase escorrega para o “vale da estranheza” – um fenómeno percetivo em que robôs humanóides ou rostos gerados por computador parecem tão idênticos à vida real que as pessoas se sentem perturbadas pela experiência.

Avanços recentes na Inteligência Artificial (IA) e na tecnologia de aprendizagem profunda são os culpados por este novo software de modelagem facial realista.

Porém, a IA também está a permitir uma melhor animação do movimento de corpo inteiro – tão subtil que os lábios de um personagem podem dizer uma frase de forma tão convincente como um ser humano real.

O programa ainda está em desenvolvimento, mas deve ser lançado ainda este ano.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Índia ultrapassa quatro mil mortos num só dia. Cuba vai imunizar população com vacinas nacionais

A Índia registou mais de quatro mil mortes associadas à covid-19 num só dia e o Brasil contabilizou 2.165 óbitos nas últimas 24 horas. Em contraste, Cuba vai começar a vacinar a população contra a …

Boris Johnson diz que não haverá novo referendo de independência na Escócia

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, recusou hoje qualquer possibilidade de realizar um novo referendo de independência na Escócia, mesmo que o Partido Nacional Escocês (SNP) obtenha maioria absoluta no parlamento regional. “Acho que um referendo no …

Associação dos Árbitros apresenta queixa contra Benfica, Jesus, Grimaldo e Otamendi

A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) apresentou uma queixa contra o Benfica, Jorge Jesus, Grimaldo e Otamendi, por causa das declarações proferidas após o jogo com o FC Porto. A notícia de que a …

Um milhão de pessoas já foram imunizadas. Faixa etária dos 50 anos começou a ser vacinada em alguns locais

Em alguns locais do país, já há pessoas na faixa etária dos 50 anos a receber a primeira dose da vacina contra a covid-19. Fonte da task force responsável pelo plano nacional de vacinação disse, este …

GNR inicia operação para dar segurança nas celebrações e peregrinação a Fátima

A GNR promove a partir de hoje uma operação de segurança em todo o território nacional, com maior incidência em Fátima e nas principais vias de acesso, para garantir segurança durante o deslocamento dos peregrinos …

UEFA anuncia sanções para nove dos 12 fundadores da Superliga. Real Madrid, Barcelona e Juventus denunciam "pressões e ameaças"

O Real Madrid, o Barcelona e a Juventus - os clubes fundadores da Superliga que ainda resistem - emitiram um comunicado conjunto em que reafirmam a necessidade da prova, assegurando que os clubes "receberam - …

Arqueólogos encontraram o enterro mais antigo de África. Era um menino de três anos

Uma equipa de investigadores revelou a sepultura de um menino encontrado em Panga ya Saidi, no Quénia. Esta descoberta, datada de 78 mil anos, é mais uma evidência sobre os primeiros comportamentos sociais complexos do …

Conselho Europeu admite debater “proposta concreta” de suspensão de patentes. Farmacêuticas já perdem na bolsa

O valor das empresas farmacêuticas, cotadas em bolsa, que fabricam vacinas contra a covid-19 aprovadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) caiu entre quarta e quinta-feira.  De acordo com o Expresso, o valor das empresas farmacêuticas …

Entradas e saídas para trabalhar nas freguesias de Odemira sob cerca sujeitas a teste negativo

As entradas e saídas para trabalhar ou apoiar idosos nas freguesias de Odemira sob cerca sanitária passam a ser permitidas, mas ficam dependentes de teste negativo à covid-19, medida em vigor a partir das 8 …

Consumo excessivo de sal pode afetar as células imunitárias

Um novo estudo mostra que comer demasiado sal pode reduzir a quantidade de energia que as células do nosso sistema imunitário podem produzir, impedindo-as de funcionar normalmente. Há muito tempo que o consumo excessivo de sal …