O Sars-CoV-2 sobrevive até nove horas na pele

O novo coronavírus pode permanecer na pele humana durante muito mais tempo do que os vírus da gripe, de acordo com um novo estudo.

Uma nova investigação, conduzida por cientistas da Universidade Distrital de Medicina de Kyoto, no Japão. o novo coronavírus (Sars-CoV-2) permanece ativo na pele durante mais tempo do que se pensava. Ao contrário de estimativas do início da pandemia, o vírus pode permanecer ativo na pele durante nove horas.

O Live Science explica que as primeiras investigações apontavam para uma duração de até quatro horas em superfícies de cobre, 24 horas em papel e 72 horas em aço inoxidável. A duração na pele humana não era possível ser determinada por razões éticas.

Agora, a equipa da universidade japonesa criou um modelo de pele artificial utilizando amostras de cadáveres, vindas de autópsias. De acordo com o artigo científico, publicado no dia 3 de outubro na Clinical Infectious Diseases, o novo coronavírus sobreviveu durante 9,02 horas. Em jeito de comparação, o vírus IAV (Influenzavírus A, um tipo mais forte de gripe) sobrevive na pele durante cerca de duas horas.

As experiências revelaram ainda que quando o novo coronavírus se misturava com secreções mucosas – como tossir na palma das mãos, por exemplo -, o número aumentou para mais de 11 horas.

Este estudo mostra que “o Sars-CoV-2 pode trazer um risco bem mais alto de transmissão por contacto direto do que o IAV por ser muito mais estável sobre a pele humana”, explicam os autores do estudo. “Estas conclusões apoiam a hipótese de que a higiene das mãos é muito importante na prevenção e disseminação do Sars-CoV-2”.

O Live Science escreve ainda que tanto o Sars-CoV-2, como o Influenzavirus A foram totalmente neutralizados após o uso de álcool em gel com, pelo menos, 80% de etanol. Após a aplicação do líquido, o novo coronavírus “morreu” em cerca de 15 segundos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estabelecimentos abertos até às 02h00. Máscaras na rua acabam em setembro

O primeiro-ministro anunciou, esta quinta-feira, a partir do Palácio Nacional da Ajuda, as novas medidas de desconfinamento decididas no Conselho de Ministros. António Costa começou por referir que, graças às medidas restritivas dos últimos tempos, é …

Surpresa na Liga dos Campeões: Celtic é uma equipa de "terceira divisão"

Críticas à qualidade do plantel do gigante escocês, que nem passou da segunda pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões. O Midtjylland fez a festa. Há uns tempos seria uma surpresa mas, nos anos mais recentes, …

Corrida à Câmara de Lisboa divide CDS. Mesquita Nunes junta-se aos críticos

A escolha de Filipe Anacoreta Correia, em vez de João Gonçalves Pereira, para número dois da lista à Câmara de Lisboa está a gerar uma guerra interna no CDS. A escolha de Filipe Anacoreta Correia para …

Tragédia Hillsborough: morreu uma vítima, depois de 32 anos em estado vegetativo

Andrew Devine faleceu aos 55 anos. É oficialmente a 97.ª pessoa a morrer por causa do desastre em 1989, em Sheffield. De 15 de abril de 1989 até 27 de julho de 2021 passaram mais de …

Trabalhadores da Google só regressam aos escritórios em outubro e todos vacinados

A maioria dos trabalhadores da Google só regressará aos escritórios em meados de outubro, depois de ser totalmente vacinada, numa tentativa de combater a disseminação da variante Delta do novo coronavírus SARS-COV-2, anunciou esta quarta-feira …

Primeiro-ministro tunisino terá sido agredido antes de concordar em renunciar

O primeiro-ministro da Tunísia, Hichem Mechichi, terá sido alegadamente agredido dentro do palácio presidencial antes de ser afastado de cargo pelo chefe de Estado do país, Kais Saied. Mechichi e o restante governo foram demitidos na …

Comissão Europeia envia primeiro “cheque” do PRR na próxima semana

A Comissão Europeia irá fazer o pagamento da primeira verba do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no decorrer da próxima semana. Na sessão de assinatura dos contratos do Mecanismo de Recuperação e Resiliência da União …

Marcelo pede ao TC fiscalização do artigo 6.º da Carta de Direitos na Era Digital

O Presidente da República pediu, esta quinta-feira, ao Tribunal Constitucional a fiscalização sucessiva do artigo 6.º da Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital em vigor, tendo em conta o "importante debate público" sobre …

Portugal regista mais 10 mortes e 3009 casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais 10 mortes e 3009 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3009 novos …

Ministra da Coesão diz que Portugal vai precisar de imigrantes

A ministra da Coesão Territorial disse hoje que a perda de população é preocupante e que Portugal vai ter de trabalhar numa política de imigração muito ativa e acolhedora para fazer face aos investimentos previstos. "Estando …