O Sars-CoV-2 sobrevive até nove horas na pele

O novo coronavírus pode permanecer na pele humana durante muito mais tempo do que os vírus da gripe, de acordo com um novo estudo.

Uma nova investigação, conduzida por cientistas da Universidade Distrital de Medicina de Kyoto, no Japão. o novo coronavírus (Sars-CoV-2) permanece ativo na pele durante mais tempo do que se pensava. Ao contrário de estimativas do início da pandemia, o vírus pode permanecer ativo na pele durante nove horas.

O Live Science explica que as primeiras investigações apontavam para uma duração de até quatro horas em superfícies de cobre, 24 horas em papel e 72 horas em aço inoxidável. A duração na pele humana não era possível ser determinada por razões éticas.

Agora, a equipa da universidade japonesa criou um modelo de pele artificial utilizando amostras de cadáveres, vindas de autópsias. De acordo com o artigo científico, publicado no dia 3 de outubro na Clinical Infectious Diseases, o novo coronavírus sobreviveu durante 9,02 horas. Em jeito de comparação, o vírus IAV (Influenzavírus A, um tipo mais forte de gripe) sobrevive na pele durante cerca de duas horas.

As experiências revelaram ainda que quando o novo coronavírus se misturava com secreções mucosas – como tossir na palma das mãos, por exemplo -, o número aumentou para mais de 11 horas.

Este estudo mostra que “o Sars-CoV-2 pode trazer um risco bem mais alto de transmissão por contacto direto do que o IAV por ser muito mais estável sobre a pele humana”, explicam os autores do estudo. “Estas conclusões apoiam a hipótese de que a higiene das mãos é muito importante na prevenção e disseminação do Sars-CoV-2”.

O Live Science escreve ainda que tanto o Sars-CoV-2, como o Influenzavirus A foram totalmente neutralizados após o uso de álcool em gel com, pelo menos, 80% de etanol. Após a aplicação do líquido, o novo coronavírus “morreu” em cerca de 15 segundos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Austeridade ajudou a conter efeitos da pandemia. Crise será um "choque", mas vai "criar oportunidades"

A crise pandémica "será um choque para as economias", mas "os choques podem criar oportunidades". A análise é do economista Ricardo Reis, professor da London School of Economics, que também salienta como as políticas de …

Em abril, o vírus matava 6 vezes mais do que agora. Mas estes números podem mudar em breve

O número de infetados já bateu recordes durante o mês de outubro, mas o mesmo não de pode dizer em relação ao número de mortos. O dia com mais óbitos em Portugal ocorreu a 3 …

Orçamento não reflete "trabalho notável" dos profissionais de saúde, diz bastonário

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, considera que a proposta de Orçamento do Estado para 2021 não corresponde às "expectativas dos profissionais de saúde e dos portugueses" nem investe no Serviço Nacional …

Trump tem uma conta bancária na China (e andou uma década a tentar investir no país)

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é detentor de uma conta num banco chinês, e há vários anos que tenta implementar negócios no país. Donald Trump passou uma década a tentar investir na China, onde …

Ricardo Pereira revela segredo para o FC Porto derrotar o City

A jogar em Inglaterra há três anos, Ricardo Pereira conhece bem o próximo adversário do FC Porto na Liga dos Campeões. O internacional português deu alguns conselhos à equipa portista. Ricardo Pereira está a cumprir a …

OE em duodécimos deixa 2.700 milhões de estímulo orçamental em suspenso

A hipótese de haver um Orçamento em duodécimos em 2021 está em cima da mesa. Se tal acontecer, há pelo menos 2.700 milhões de estímulo orçamental que não chegarão à economia. Se o Orçamento do Estado …

Grupo Luz Saúde foi o que mais faturou com a pandemia

O Grupo Luz Saúde faturou quase 40 milhões de euros com a venda de material à Direção-Geral da Saúde (DGS), a hospitais e até a autarquias. A GLSMed Trade, do grupo Luz Saúde, foi a empresa …

Pinto da Costa: "Varandas fará um grande serviço quando se dedicar à medicina"

Manchester City, Luís Filipe Vieira e Frederico Varandas foram alguns dos temas abordados por Pinto da Costa numa recente entrevista ao Porto Canal. Em entrevista ao Porto Canal, Pinto da Costa fez a antevisão ao encontro …

Espanha pondera recolher obrigatório em todo o país. Esperam-se semanas "muito difíceis"

Salvador Illa, ministro da saúde de Espanha, referiu que o governo está a estudar um recolhimento obrigatário no país, como forma de travar a propagação do novo coronavírus que nos últimos dias tem feito infetado …

Algarve pode consagrar Lewis Hamilton como piloto mais vitorioso de sempre

O Autódromo Internacional do Algarve está a caminho de ver a consagração do piloto britânico Lewis Hamilton (Mercedes) como o piloto mais vitorioso de sempre da Fórmula 1, no domingo, no Grande Prémio de Portugal. Depois …