Novo confinamento pode comprometer contas de Leão (e pôr em xeque a metáfora da luz ao fundo do túnel)

Nuno Fox / Lusa

O ministro das Finanças, João Leão

O Orçamento do Estado para 2021 permitiu “ver a luz ao fundo do túnel”, mas João Leão avisou que ainda era preciso atravessá-lo. O aumento de casos e de internamentos e o novo confinamento que aí vem intrometeram-se no caminho do ministro das Finanças, que começa o ano com uma grande incógnita.

Os números do défice e do PIB de 2020 dão uma pequena folga para este ano, que começa com incertezas e envolto de dúvidas e surpresas. A maior delas é o novo confinamento, que não estava nos planos do Governo quando desenhou o Orçamento do Estado para 2021.

O Governo aprova esta quarta-feira as medidas de confinamento geral, mas o impacto que terá na atividade económica, na despesa e na receita pública ainda é incerto.

Apesar de Leão ter garantido que o OE “tem previsto que a pandemia terá uma dimensão significativa durante o primeiro semestre todo [de 2021]”, a verdade é que o documento pode não ter sido preparado com o cenário de um novo confinamento severo em mente. Ainda assim, salvaguarda o ECO, tal não significa que será necessário um retificativo.

No ano passado, a economia portuguesa (e mundial) foi apanhada de surpresa. Uma das vantagens de 2021 prende-se exatamente como facto de o mundo viver a braços com a pandemia há quase um ano, o que sugere que a adaptação será mais fácil.

Ouvido pelo diário, o economista Pedro Braz Teixeira realçou que o aumento do comércio online, um recurso maior ao take away ou drive thru, a maior capacidade de teletrabalho, entre outros fatores, foram adaptações que a sociedade se viu obrigada a fazer e que poderão trazer benefícios.

Por outro lado, a resistência a um segundo impacto no rendimento por parte das empresas e dos cidadãos deverá ser menor, o que coloca em causa a capacidade de recuperação nos trimestres seguintes. A incerteza é, portanto, a única certeza.

O impacto orçamental significativo é inegável, mas há amortecedores a caminho, como a intervenção do Banco Central Europeu (BCE) nos mercados financeiros e as primeiras tranches europeias para a execução do Plano de Recuperação e Resiliência.

De acordo com as contas do ECO, o impacto direto nas contas do Estado do confinamento de março e abril foi de 345 milhões de euros do lado da despesa e de 319 milhões de euros do lado da receita, o que perfaz um total de 664 milhões de euros. Em maio, o valor subiu para os 951 milhões (despesa) e 868 milhões (receita), num total de 1,8 mil milhões de euros, o equivalente a menos de 1% do PIB.

Apesar de o OE2021 já conter um conjunto de apoios à economia em virtude da pandemia, permanece a dúvida sobre se estas verbas serão suficientes para ajudar a economia este ano. Ainda assim, o ECO salvaguarda que poderá haver reforços através das dotações centralizadas.

Neste início de ano, a luz ao fundo do túnel não parece assim tão percetível, mas pode não se apagar de vez.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cimeira Social. Jerónimo de Sousa diz que não se respondeu aos verdadeiros problemas

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou este sábado, no Porto, que a Cimeira Social da União Europeia não respondeu às necessidades associadas ao emprego, à valorização dos salários e ao fim da precarização …

Babbage escreveu uma carta a Tennyson. Exigia a "correção matemática" de um poema

A perspicácia matemática de Charles Babbage levou-o a escrever uma carta ao poeta Alfred Tennyson, que exigia, de certa forma, rigor e precisão no poema The Vision Of Sin. Charles Babbage é conhecido como o pai …

Covid-19: Portugal com uma morte e 324 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje uma morte atribuída à covid-19, 324 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e uma ligeira subida no número de internamentos em enfermaria, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o …

Roma já tem uma máquina de venda automática de pizza

A capital italiana tem agora uma máquina de venda automática que faz pizzas em apenas três minutos. Os preços variam de 4,50 aos seis euros (e as opiniões sobre esta ideia também). Raffaele Esposito, o napolitano …

Morreu Bo, o cão de água português de Barack Obama

Bo, o cão de água português que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adotou em 2009 morreu este domingo com 13 anos, em consequência de um cancro, anunciou o político nas redes sociais. O cão …

Futuro pós-vacinação entre reforço de dose, controlo de variantes e medicamentos

A incerteza sobre a duração da imunidade das vacinas contra a covid-19 deixa o futuro do combate à doença entre o reforço da vacinação, a monitorização de novas variantes e o desenvolvimento de terapêuticas alternativas, …

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …