Novo comboio sustentável do Reino Unido é movido por resíduos humanos e animais

Ultra Light Rail Partners

O protótipo do BioUltra foi lançado em julho

O BioUltra é o novo comboio ecológico, movido por resíduos humanos e animais, no qual será possível viajar por um preço “acessível” no Reino Unido.

Os engenheiros por trás do BioUltra, da empresa Ultra Light Rail Partners, pretendem substituir os elétricos e comboios do Reino Unido por alternativas movidas a biometano, para ajudar o meio ambiente e tornar os meios de transporte mais sustentáveis, relata o The Independent.

O biometano é um tipo de biocombustível derivado de vários produtos residuais, incluindo esgotos, resíduos de produção agrícola, estrume animal e resíduos alimentares – que são decompostos por bactérias e produzem um gás que, por sua vez, é usado como um combustível alternativo mais limpo.

Apesar de o biometano libertar carbono para a atmosfera, os apoiantes desta tecnologia argumentam que isso iria acontecer de qualquer forma através de processos naturais e, por isso, usá-lo como combustível irá simplesmente dar aos componentes uma nova vida, evitando a combustão de combustíveis fósseis.

A Ultra Light Rail Partners recebeu 60 mil libras do Fundo de Inovação Sustentável do governo do Reino Unido para desenvolver este comboio, que terá capacidade para transportar até 120 passageiros.

Além disso, a empresa adicionará luzes ultra-violeta e uma filtragem do ar altamente eficaz para ajudar a conter a propagação do novo coronavírus, revelou a Black Country Chamber of Commerce, uma organização sem fins lucrativos que fornece apoio financeiro a novos negócios.

“Este é um voto de confiança no nosso negócio, que se foca totalmente na oferta de viagens em meios de transporte leves e acessíveis, como uma alternativa confortável, moderna, confiável e segura às viagens de carro”, disse Beverley Nielsen, presidente da Ultra Light Rail Partners, num comunicado.

“Queremos ser capazes de levar esta alternativa a cidades maiores e mais pequenas do Reino Unido, para que possam retirar os veículos poluentes das suas cidades, melhorando a qualidade de vida de todos”, acrescentou.

A Sustainability West Midlands descobriu recentemente que a redução em 50% dos níveis de apenas um poluente – PM2.5 – evitaria até 952 mortes por ano nas West Midlands.

Sofia Teixeira Santos, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “60 mil libras do Fundo de Inovação Sustentável do governo do Reino Unido”?!? Deve haver aqui um engano. Para um projeto desses isso não é um subsídio, mas uma gorjeta… Não serão antes 60 milhões de libras?

RESPONDER

"Liberdade para a Dinamarca". Novos incidentes em manifestação contra restrições

Uma manifestação contra as restrições impostas para conter a pandemia, organizada por um grupo radical, em Copenhaga, originou novos incidentes na noite de sábado e resultou em cinco detenções, relataram a polícia e os meios …

Pela primeira vez, um restaurante vegan ganha uma estrela Michelin em França

Um restaurante de comida totalmente vegan em França foi o primeiro do país a receber a desejada estrela Michelin. Localiza-se perto de Bordéus. A concessão da estrela ao ONA (Origine Non-Animale) é mais uma evidência de …

Onze mineiros resgatados com vida de uma mina de ouro na China

Onze mineiros presos há duas semanas dentro de uma mina de ouro na China, devido a uma explosão, foram hoje trazidos em segurança para a superfície, informou a televisão estatal chinesa. No dia 10 de janeiro, …

Multimilionário oferece 1 milhão em prémios por evidências de vida após a morte

Um empresário de Las Vegas, nos Estados Unidos, está a oferecer um milhão de dólares em prémios em troca de evidências de que existe vida após a morte. O investidor imobiliário e empresário espacial Robert Bigelow, …

Marcelo reeleito com 55% a 62% dos votos. Ana Gomes em segundo lugar

Marcelo Rebelo de Sousa foi reeleito para um segundo mandato como Presidente da República, após vencer as eleições deste domingo com 55% a 62% dos votos.  Segundo as primeiras projeções, Ana Gomes deverá ficar em …

Itália vai processar Pfizer e AstraZeneca devido a atrasos nas vacinas. UE pede "transparência"

A Itália vai processar a Pfizer Inc e a AstraZeneca devido aos atrasos na entrega das vacinas contra a covid-19 e para garantir os fornecimentos – não para obter compensações, disse neste domingo o ministro …

Declínio cognitivo relacionado com a idade pode ser reversível

Cientistas conseguiram reverter em ratos o declínio cognitivo causado pelo envelhecimento. O objetivo dos investigadores é que as farmacêuticas baseiem-se neste estudo para criar um composto que possa ser administrado em humanos. As células específicas do …

Afluência às urnas é menor (mas há mais votantes). Abstenção deverá ficar entre os 56 e 60%

A afluência às urnas às 16:00 nas presidenciais de hoje em Portugal, 35,4%, é a segunda mais baixa desde as eleições de 2006, ano em que este número passou a ser divulgado pela administração eleitoral. Esta …

Reino Unido já vacinou quase 6 milhões. Alemanha aumenta controlo nas fronteiras

O Reino Unido já administrou a primeira das duas doses da vacina contra o novo coronavírus em cerca de seis milhões de pessoas, quando o número de mortes no país devido à pandemia está perto …

Polícia desmantela rede de tráfico internacional de armas (e descobre santuário dedicado a Hitler)

Em dezembro, as autoridades espanholas conseguiram desmantelar uma rede ilegal de armas que operava em toda a Europa, e acabou por capturar os traficantes. O que a polícia não esperava era encontrar um armazém cheio …