Novo comboio sustentável do Reino Unido é movido por resíduos humanos e animais

Ultra Light Rail Partners

O protótipo do BioUltra foi lançado em julho

O BioUltra é o novo comboio ecológico, movido por resíduos humanos e animais, no qual será possível viajar por um preço “acessível” no Reino Unido.

Os engenheiros por trás do BioUltra, da empresa Ultra Light Rail Partners, pretendem substituir os elétricos e comboios do Reino Unido por alternativas movidas a biometano, para ajudar o meio ambiente e tornar os meios de transporte mais sustentáveis, relata o The Independent.

O biometano é um tipo de biocombustível derivado de vários produtos residuais, incluindo esgotos, resíduos de produção agrícola, estrume animal e resíduos alimentares – que são decompostos por bactérias e produzem um gás que, por sua vez, é usado como um combustível alternativo mais limpo.

Apesar de o biometano libertar carbono para a atmosfera, os apoiantes desta tecnologia argumentam que isso iria acontecer de qualquer forma através de processos naturais e, por isso, usá-lo como combustível irá simplesmente dar aos componentes uma nova vida, evitando a combustão de combustíveis fósseis.

A Ultra Light Rail Partners recebeu 60 mil libras do Fundo de Inovação Sustentável do governo do Reino Unido para desenvolver este comboio, que terá capacidade para transportar até 120 passageiros.

Além disso, a empresa adicionará luzes ultra-violeta e uma filtragem do ar altamente eficaz para ajudar a conter a propagação do novo coronavírus, revelou a Black Country Chamber of Commerce, uma organização sem fins lucrativos que fornece apoio financeiro a novos negócios.

“Este é um voto de confiança no nosso negócio, que se foca totalmente na oferta de viagens em meios de transporte leves e acessíveis, como uma alternativa confortável, moderna, confiável e segura às viagens de carro”, disse Beverley Nielsen, presidente da Ultra Light Rail Partners, num comunicado.

“Queremos ser capazes de levar esta alternativa a cidades maiores e mais pequenas do Reino Unido, para que possam retirar os veículos poluentes das suas cidades, melhorando a qualidade de vida de todos”, acrescentou.

A Sustainability West Midlands descobriu recentemente que a redução em 50% dos níveis de apenas um poluente – PM2.5 – evitaria até 952 mortes por ano nas West Midlands.

Sofia Teixeira Santos, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “60 mil libras do Fundo de Inovação Sustentável do governo do Reino Unido”?!? Deve haver aqui um engano. Para um projeto desses isso não é um subsídio, mas uma gorjeta… Não serão antes 60 milhões de libras?

RESPONDER

Joana d’Arc: a heroína injustiçada que teve um papel fundamental na Guerra dos 100 Dias

Quando entrou na adolescência, Joana d'Arc já estava com o futuro traçado, pois a sua família já tinha escolhido um rapaz para se casar com ela. Contudo, o seu destino acabou por ser outro: teve …

Farense 0-1 FC Porto | Dragão voa com recital de Corona

O FC Porto aproveitou da melhor forma o deslize do Benfica em casa com o Nacional para se isolar no segundo lugar na Liga NOS, com mais dois pontos que as “águias”. A formação portista foi …

A forma mais simples (e inovadora) de ensinar genética é... com gomas

Se um ursinho de goma vermelho tiver um filho com outro ursinho de goma amarelo, que percentagem de vermelho e amarelo terá o bebé? De acordo com um neurocientista esta poderá ser a forma perfeita …

Videojogo "The Sims 3" usado para estudar como é que psicopatas atacam as suas vítimas

Um novo estudo baseou-se no videojogo "The Sims 3" para estudar a forma como os psicopatas escolhem e atacam as suas vítimas. "The Sims" é uma série de videojogos de simulação de vida real, cujo primeiro …

"Realidade mista". Hologramas podem mudar a forma como visitamos os museus

Para milhões de crianças, ser arrastado para um museu é uma experiência dolorosa. Porém, isso pode mudar com o desenvolvimento de uma nova tecnologia de “realidade mista” (RM). A nova tecnologia de “realidade mista” (RM) pode …

Bunker nuclear da Guerra Fria à venda no Reino Unido

Um bunker da Guerra Fria localizado perto de St Agnes em Cornwall, Reino Unido, está à venda na Rightmove, o maior portal imobiliário do Reino Unido. De acordo com o jornal britânico Mirror, o bunker, …

SL Benfica 1-1 CD Nacional | Insulares apagam a luz às "águias"

O Benfica voltou a escorregar e soma três jogos consecutivos sem vencer após o empate no Dragão e a derrota diante do Braga. Na tarde desta segunda, a equipa de Jorge Jesus não foi além …

Partido das FARC muda de nome para romper com o seu passado violento

O partido político das FARC deu um novo passo, este domingo, para romper com o seu passado violento, ligado à sigla das antigas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, passando a ser denominado Comunes. O nome Comunes …

Primeiro-ministro italiano vai apresentar demissão

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, vai apresentar a sua demissão na terça-feira, devido à falta de apoio à sua coligação parlamentar, após a crise provocada pelo abandono do partido Itália Viva, de Matteo Renzi. Conte apresentará …

Número de desempregados voltou a subir em todo o país

O número de inscritos nos centros de emprego nacionais voltou a aumentar em dezembro, com 85% dos concelhos de Portugal Continental a ver os seus níveis de desemprego aumentar desde o início da pandemia, revelou …