Novo comboio sustentável do Reino Unido é movido por resíduos humanos e animais

Ultra Light Rail Partners

O protótipo do BioUltra foi lançado em julho

O BioUltra é o novo comboio ecológico, movido por resíduos humanos e animais, no qual será possível viajar por um preço “acessível” no Reino Unido.

Os engenheiros por trás do BioUltra, da empresa Ultra Light Rail Partners, pretendem substituir os elétricos e comboios do Reino Unido por alternativas movidas a biometano, para ajudar o meio ambiente e tornar os meios de transporte mais sustentáveis, relata o The Independent.

O biometano é um tipo de biocombustível derivado de vários produtos residuais, incluindo esgotos, resíduos de produção agrícola, estrume animal e resíduos alimentares – que são decompostos por bactérias e produzem um gás que, por sua vez, é usado como um combustível alternativo mais limpo.



Apesar de o biometano libertar carbono para a atmosfera, os apoiantes desta tecnologia argumentam que isso iria acontecer de qualquer forma através de processos naturais e, por isso, usá-lo como combustível irá simplesmente dar aos componentes uma nova vida, evitando a combustão de combustíveis fósseis.

A Ultra Light Rail Partners recebeu 60 mil libras do Fundo de Inovação Sustentável do governo do Reino Unido para desenvolver este comboio, que terá capacidade para transportar até 120 passageiros.

Além disso, a empresa adicionará luzes ultra-violeta e uma filtragem do ar altamente eficaz para ajudar a conter a propagação do novo coronavírus, revelou a Black Country Chamber of Commerce, uma organização sem fins lucrativos que fornece apoio financeiro a novos negócios.

“Este é um voto de confiança no nosso negócio, que se foca totalmente na oferta de viagens em meios de transporte leves e acessíveis, como uma alternativa confortável, moderna, confiável e segura às viagens de carro”, disse Beverley Nielsen, presidente da Ultra Light Rail Partners, num comunicado.

“Queremos ser capazes de levar esta alternativa a cidades maiores e mais pequenas do Reino Unido, para que possam retirar os veículos poluentes das suas cidades, melhorando a qualidade de vida de todos”, acrescentou.

A Sustainability West Midlands descobriu recentemente que a redução em 50% dos níveis de apenas um poluente – PM2.5 – evitaria até 952 mortes por ano nas West Midlands.

Sofia Teixeira Santos, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “60 mil libras do Fundo de Inovação Sustentável do governo do Reino Unido”?!? Deve haver aqui um engano. Para um projeto desses isso não é um subsídio, mas uma gorjeta… Não serão antes 60 milhões de libras?

RESPONDER

Lituânia avisa cidadãos para não comprarem telemóveis chineses devido à censura dos dispositivos

A tensão continua a aumentar entre a Lituânia e a China. O país europeu está agora a recomendar aos cidadãos que não comprem telemóveis chineses porque os dispositivos censuram alguns termos. O Ministério da Defesa da …

Talibã nomeiam enviado afegão para a ONU - e pedem para falar com líderes mundiais

Os talibã pediram para falar com os líderes na Assembleia Geral das Nações Unidas, a acontecer esta semana em Nova Iorque, e nomearam o seu porta-voz, Suhail Shaheen, a viver em Doha, como embaixador na …

"Erros" no currículo. Raquel Varela perdeu "apoio" para bolsa de 4 mil euros e leva caso a tribunal

A investigadora Raquel Varela está envolvida numa polémica depois de ter perdido o apoio do Instituto de História Contemporânea, no âmbito de um concurso a fundos públicos, devido a alegados "erros" no currículo. A notícia …

Nem com a maternidade o PS segura Coimbra. Sondagem dá vantagem ao PSD, numa corrida apertada

Na semana das autárquicas, uma sondagem aponta para que o PSD consiga roubar a Câmara de Coimbra ao PS, apesar da corrida estar apertada. A corrida autárquica em Coimbra tem sido uma das mais quentes da …

Após gestos obscenos, ministro da saúde brasileiro testa positivo à covid-19 em Nova Iorque

Governante brasileiro ficará em isolamento em Nova Iorque, enquanto a restante comitiva continua com as reuniões bilaterais. Perante a notícia divulgada pelo governo brasileiro, espera-se, agora, uma reação dos porta-vozes dos países cujos líderes se …

FBI confirma que corpo encontrado é de Gabby Petito. "Homicídio", diz médico legista

O FBI anunciou que o corpo encontrado no domingo, num parque natural de Wyoming, nos EUA, é de Gabrielle Petito, a jovem cujo desaparecimento cativou a atenção do mundo. Análise preliminar confirmou que os restos mortais …

Maioria dos candidatos para Porto e Lisboa admite criar zonas com menos carros nas cidades

Um inquérito da associação ambientalista Zero apurou as propostas dos candidatos às autarquias de Lisboa e Porto sobre a redução do uso de carros e os incentivos à mobilidade sustentável. No âmbito do dia Europeu sem …

Racismo: Alonso não se ajoelha. "É adulto e tomou a sua decisão"

Treinador do Chelsea comentou a decisão do espanhol, que deixou de se ajoelhar antes dos jogos do campeão europeu. Há alguns meses que, antes de cada jogo da Premier League, todos os jogadores e árbitros se …

V. Guimarães contrata dois jovens ao FC Porto por 15 milhões. Rui Pinto pede investigação

Os valores envolvidos nas transferências de Rafael Pereira e Francisco Ribeiro do FC Porto para o Vitória SC têm gerado polémica. Rui Pinto pede uma investigação. Rafael Pereira e Francisco Ribeiro são reforços do Vitória de …

Costa aventurou-se em terreno inimigo e deu o mote para as críticas aos comunistas

António Costa mandou algumas indiretas ao PCP, mas as principais críticas ao parceiro de 'geringonça' ficaram sob responsabilidade dos candidatos socialistas. Esta terça-feira, António Costa aventurou-se em terreno inimigo. No espírito de disputa com comunistas, o …