Novo comandante da Proteção Civil também tem irregularidades na licenciatura

Miguel A. Lopes / Lusa

Depois de Rui Esteves se ter demitido do cargo de Comandante da Proteção Civil devido a irregularidades na licenciatura, o novo Comandante em funções, António Paixão, também terá tirado a licenciatura com maioria de equivalências.

De acordo com o Sol, António Paixão – o novo Comandante da Proteção Civil que veio substituir Rui Esteves depois de este se ter demitido após se terem levantado dúvidas à forma como obteve a licenciatura, ter-se-à licenciado em 2014 no curso de Estudos de Segurança, com recurso a 17 equivalências.

O curso em questão conta com 32 unidades curriculares, querendo isto dizer que Paixão terá feto mais de metade do curso através de equivalências.

Segundo o Sol, no processo académico de Paixão são encontradas, além das várias equivalências por cursos e formações que tinha tido dentro da GNR e pela experiência profissional, algumas irregularidades, nomeadamente desconformidades nos nomes das disciplinas que servem de base às creditações e o preenchimento de um formulário pelo aluno, que deveria ter sido feito pela Comissão Específica do curso.

A Universidade Lusófona admitiu, porém, tratarem-se apenas de alguns “equívocos”, salientando, no entanto, que o “aluno, à data do pedido de creditação de Competências Profissionais, era Tenente Coronel de Infantaria da Guarda Nacional Republicana e contava no seu currículo com mais de 3500 horas de formação em domínios relevantes para a área científica da Segurança, e naturalmente pertinentes na perspetiva da creditação de unidades curriculares da Licenciatura em Estudos de Segurança“.

António Paixão, que se mostrou surpreendido com estas revelações, diz que a Universidade em causa já estava a tratar de resolver os “equívocos”.

 

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. A mim, quando pedi creditações foram-me recusadas, não obstante ter uma Licenciatura e quase uma segunda, duas Pós-Graduações, um Mestrado e um Doutoramento. Eu percebo: no meio disto não preciso. Estes rapazolas necessitam bem mais do que eu…. Acho que ainda vou dedicar-me ao aluguer de créditos. Afinal, tenho cerca de 1000! Agora a sério: a sucessão de casos deste tipi mostra bem o tipo de elites que temos: ele são elites por equivalência, governo por equivalência, etc.. No meio de tudo a questão é que o povo também não parece merecer muito mais!

  2. Estes fazem parte da escumalha que sabem muito bem dizer que agora há liberdade. Se há! Liberdade para eles fazerem tudo o que querem e se governarem à grande e à francesa. Que grande corja a abrilada de 74 pariu!! É só oportunistas…!!

  3. Vivemos num país cheio de esquemas , os cola cartazes (políticos) tomaram conta disto e agora é tudo uma vigarice Não há país que aguente! gente que manda sem saber o que faz e ainda por cima corruptos, gatunos e impunes.

  4. Esta gente é promovida quase que automaticamente, se não são promovidos são graduados, o que vai dar ao mesmo.
    Passam a vida a chefiar gabinetes de 3/4/5 militares por cerca de dois anos e este tempo é-lhes contado para efeito de promoção como exercendo funções de comando, quando tem que comandar mesmo é que se nota a sua verdadeira inépcia e falta de capacidade, salvo raras excepções.
    Portanto não me admiro que estas pessoas sejam levadas ao colo, basta serem eloquentes, (atenção que não é sinónimo de competentes), estarem nos lugares e à hora certa, frequentarem os meios certos e terem os olhos “azuis”.
    Enfim, não passam de meros “Boys”

RESPONDER

Dois satélites "reformados" podem estar prestes a colidir na órbita da Terra

Dois satélites desativados passarão muito próximos um do outro em 29 de janeiro e, de acordo com a empresa de rastreamento de satélites LeoLabs Inc, há uma probabilidade de 1 em 100 de colidirem. Embora a …

FC Porto 2-1 Gil Vicente | “Dragão” afasta crise com reviravolta

O FC Porto voltou a sorrir. Após dois desaires – ambos diante do Braga – nos últimos três jogos, os “azuis-e-brancos” regressaram aos triunfos e derrotaram o Gil Vicente por 2-1 esta terça-feira, num embate …

Aeroporto de Southampton tem uma equipa canina para acalmar os passageiros

O Aeroporto de Southampton, no Reino Unido, tem uma equipa canina para acalmar os nervos dos passageiros que não gostam muito de andar de avião. Se alguma vez aterrar em Southampton, no Reino Unido, não se admire …

"Padres-robôs" dão bênçãos, fazem casamentos e até funerais

A Inteligência Artificial está a pavimentar o seu caminho em várias religiões espalhadas pelo mundo. "Padres-robôs" são capazes de dar bênçãos, fazer casamentos e até funerais. Há um novo padre em Kodaiji, um templo budista com …

Livro sugeria que o 11 de setembro tinha sido "orquestrado pela CIA". Editora obrigada a corrigir

A editora francesa Ellipses Publications teve que corrigir um livro de História no qual era sugerido que os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos (EUA), foram "orquestrados pela CIA". Segundo noticiou …

Paulo Coelho vai destruir rascunho de livro infantil escrito com Kobe Bryant

O escritor brasileiro Paulo Coelho anunciou hoje que pretende apagar o rascunho de um livro infantil que se encontrava a escrever em conjunto com o antigo basquetebolista norte-americano Kobe Bryant, que morreu no domingo num …

Encontrado famoso navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos

Os destroços de um navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos foram descobertos na costa da Florida, nos Estados Unidos. O SS Cotopaxi - um navio mercante norte-americano - deixou Charleston, na …

Ana Gomes diz que diretiva europeia sobre branqueamento de capitais é aplicável a Rui Pinto

A ex-eurodeputada socialista Ana Gomes disse hoje em Lisboa que pode aplicar-se ao ‘hacker’ Rui Pinto a diretiva europeia sobre branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, sem esperar pela transposição de legislação sobre o …

"Há grandes chances de Jesus sair em maio para o FC Porto", diz Carlos Alberto

Carlos Alberto, atual comentador desportivo e antigo jogador do FC Porto, acredita que os 'dragões' vão avançar para a contratação de Jorge Jesus, em maio. Recentemente, a ideia de Jorge Jesus no FC Porto tem ganho …

Raras lesmas cor-de-rosa fluorescente sobreviveram aos incêndios na Austrália

Uma rara espécie de lesma cor-de-rosa fluorescente (Triboniophorus aff. graeffei) conseguiu sobreviver aos incêndios que assolaram a Austrália no início de janeiro e que deixaram milhões de animais mortos e outros tantos sem abrigo. Tratam-se …