Novo comandante da Proteção Civil também tem irregularidades na licenciatura

Miguel A. Lopes / Lusa

Depois de Rui Esteves se ter demitido do cargo de Comandante da Proteção Civil devido a irregularidades na licenciatura, o novo Comandante em funções, António Paixão, também terá tirado a licenciatura com maioria de equivalências.

De acordo com o Sol, António Paixão – o novo Comandante da Proteção Civil que veio substituir Rui Esteves depois de este se ter demitido após se terem levantado dúvidas à forma como obteve a licenciatura, ter-se-à licenciado em 2014 no curso de Estudos de Segurança, com recurso a 17 equivalências.

O curso em questão conta com 32 unidades curriculares, querendo isto dizer que Paixão terá feto mais de metade do curso através de equivalências.

Segundo o Sol, no processo académico de Paixão são encontradas, além das várias equivalências por cursos e formações que tinha tido dentro da GNR e pela experiência profissional, algumas irregularidades, nomeadamente desconformidades nos nomes das disciplinas que servem de base às creditações e o preenchimento de um formulário pelo aluno, que deveria ter sido feito pela Comissão Específica do curso.

A Universidade Lusófona admitiu, porém, tratarem-se apenas de alguns “equívocos”, salientando, no entanto, que o “aluno, à data do pedido de creditação de Competências Profissionais, era Tenente Coronel de Infantaria da Guarda Nacional Republicana e contava no seu currículo com mais de 3500 horas de formação em domínios relevantes para a área científica da Segurança, e naturalmente pertinentes na perspetiva da creditação de unidades curriculares da Licenciatura em Estudos de Segurança“.

António Paixão, que se mostrou surpreendido com estas revelações, diz que a Universidade em causa já estava a tratar de resolver os “equívocos”.

 

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. A mim, quando pedi creditações foram-me recusadas, não obstante ter uma Licenciatura e quase uma segunda, duas Pós-Graduações, um Mestrado e um Doutoramento. Eu percebo: no meio disto não preciso. Estes rapazolas necessitam bem mais do que eu…. Acho que ainda vou dedicar-me ao aluguer de créditos. Afinal, tenho cerca de 1000! Agora a sério: a sucessão de casos deste tipi mostra bem o tipo de elites que temos: ele são elites por equivalência, governo por equivalência, etc.. No meio de tudo a questão é que o povo também não parece merecer muito mais!

  2. Estes fazem parte da escumalha que sabem muito bem dizer que agora há liberdade. Se há! Liberdade para eles fazerem tudo o que querem e se governarem à grande e à francesa. Que grande corja a abrilada de 74 pariu!! É só oportunistas…!!

  3. Vivemos num país cheio de esquemas , os cola cartazes (políticos) tomaram conta disto e agora é tudo uma vigarice Não há país que aguente! gente que manda sem saber o que faz e ainda por cima corruptos, gatunos e impunes.

  4. Esta gente é promovida quase que automaticamente, se não são promovidos são graduados, o que vai dar ao mesmo.
    Passam a vida a chefiar gabinetes de 3/4/5 militares por cerca de dois anos e este tempo é-lhes contado para efeito de promoção como exercendo funções de comando, quando tem que comandar mesmo é que se nota a sua verdadeira inépcia e falta de capacidade, salvo raras excepções.
    Portanto não me admiro que estas pessoas sejam levadas ao colo, basta serem eloquentes, (atenção que não é sinónimo de competentes), estarem nos lugares e à hora certa, frequentarem os meios certos e terem os olhos “azuis”.
    Enfim, não passam de meros “Boys”

RESPONDER

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …