/

Novo chip da Intel vai revolucionar o armazenamento de dados

1

A Intel e a Micron desenvolveram uma nova forma de armazenamento de dados que dizem ser mais densa, mais resistente e mais rápida do que a da concorrência, e inclusive já está sendo produzida em larga escala.

As empresas anunciaram o novo chip 3D Xpoint, uma nova categoria de memória não volátil que afirmam ser 1.000 vezes mais rápida do que a arquitetura da maioria dos cartões de memória flash e drives que conhecemos no momento.

SDD Review

-

Como isso é possível? A nova arquitetura funciona totalmente sem transístores, contando com uma mudança de propriedade para alternar bits de uma baixa resistência a um estado de alta resistência. A partir daí, as células de memória são mergulhadas num padrão xadrez tridimensional complexo que os pesquisadores da Intel dizem que é 10 vezes mais denso do que a memória convencional.

Segundo as palavras de Rob Crooke, vice-presidente da Intel, a indústria tem procurado maneiras de reduzir o tempo de latência entre o processador e os dados para permitir uma análise mais rápida. Essa procura tem durado décadas e mais décadas.

Agora, parece que finalmente encontraram a resposta. Esta nova classe de memória não volátil atinge o objetivo desejado e traz soluções incríveis no que diz respeito a memória e armazenamento.

A Intel destacou a deteção de fraudes como provável aplicação inicial, mas também disse que o chip poderia ser usado para experiências mais imersivas em jogos quando instalado num PC, por exemplo.

Como a memória é durável e não volátil, pode ser usada principalmente para o armazenamento de longo prazo, e poderia ainda permitir aplicações inteiramente novas para serviços quotidianos.

ZAP / HypeScience

1 Comment

  1. Além de não ter AMD (advanced micro device) terá adormecido com o K10 (?) a andar à caranguejo – cache L1 e L2 idênticos ao K8 ? Bem, Salve-se “Nvidia”!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.