Descoberto novo candidato a superterra habitável a 12 anos-luz

M. Kornmesser / ESO

Impressão artística de GJ 1061d

Um sistema estelar recém-descoberto a 12 anos-luz inclui três mundos na faixa de tamanho entre a Terra e Neptuno, um deles na “zona habitável” da estrela, onde o calor do hospedeiro permite a existência de água líquida.

GJ 1061d tem, aproximadamente, 1,7 vezes a massa da Terra e é, muito provavelmente, um mundo rochoso. O planeta encontra-se na chamada “zona habitável” da sua estrela e, se for rochoso e tiver uma atmosfera adequada, pode mesmo ter água na superfície.

Segundo o EurekAlert, este planeta é o mais externo dos três descobertos neste sistema estelar e orbita a sua estrela a cada 12 ou 13 dias. Como a sua estrela anã vermelha é tão pequena e fria, a órbita próxima significa que se trata de um planeta potencialmente temperado.

Além disso, a estrela parece ser mais velha e menos ativa do que as jovens anãs vermelhas, o que torna o planeta menos propenso a erupções estelares.

Além da descoberta deste novo sistema planetário, os cientistas descobriram ainda um planeta potencialmente rochoso que orbita o nosso vizinho estelar mais próximo, Proxima Centauri.

Conhecem-se cerca de 15 sistemas de exoplanetas a 16 anos-luz, a maioria em torno de anãs vermelhas, também chamadas de estrelas do tipo M. Juntos, estes sistemas têm 33 planetas e mais de metade inclui mais do que um planeta.

Este novo sistema assemelha-se a outros mais distantes, incluindo os sete planetas do tamanho da Terra que orbitam uma anã vermelha – TRAPPIST-1 – a cerca de 40 anos-luz de distância.

Uma equipa de astrónomos, liderada por Stefan Dreizler da Universidade de Göttingen, na Alemanha, descobriu o novo sistema através do espectrógrafo HARPS no telescópio do Observatório Europeu do Sul em La Silla, no Chile.

O instrumento mede as “oscilações” no movimento de uma estrela causada pela atração gravitacional de planetas em órbita, um método de deteção de exoplanetas conhecido como “velocidade radial“. O artigo está disponível no Astrophysics Data System.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Hegemonia económica da China cada vez mais longe. Queda demográfica coloca Pequim sob pressão

O objetivo do país é tornar-se na maior potência económica do mundo nos próximos anos, mas a corrida pela hegemonia - disputada com os EUA - pode não ser uma meta fácil de alcançar. O …

Miss Universo 2021. Concorrente da Singapura usa roupa com o slogan "Stop Asian Hate"

Bernadette Belle Ong, uma concorrente do Miss Universo 2021, vestiu uma roupa com as cores de Singapura que continha as palavras Stop Asian Hate ("parem com o ódio contra os asiáticos"). Bernadette Belle Ong aproveitou o …

A Índia está a tornar quase impossível a vacinação dos sem-abrigo

A Índia está a dificultar o processo de vacinação dos sem-abrigo, uma vez que o programa requer um número de telemóvel e uma morada residencial. Muitas pessoas não têm nem um, nem outro.  Na Índia, quase …

Violência contra as mulheres é "uma pandemia", alerta ONU

Uma década após a criação da Convenção de Istambul, o marco dos tratados de direitos humanos para acabar com a violência de género, as mulheres enfrentam um ataque global aos seus direitos e segurança, alertaram …

Já se sabe qual a ocasião mais perdida do ano devido à pandemia (e há uma campanha para compensar)

Tomar um café com um amigo ou um familiar é o momento mais perdido do último ano devido à pandemia de covid-19. Nos últimos 12 meses, e em todas as cidades europeias, estima-se ter havido …

Reino Unido quer reconhecer animais como seres com sentimentos

O Governo britânico anunciou um amplo plano de defesa dos animais que inclui medidas como o reconhecimento dos animais como seres com sentimentos, a proibição da exportação de animais vivos e da importação de troféus …

PAN rejeita "via verde" para o Governo (e admite travar próximo Orçamento "se necessário")

O PAN não pretende oferecer “uma via verde para o Governo fazer o que bem entender” e admite mesmo travar o Orçamento de Estado "se for necessário". As palavras são da presidente do Grupo Parlamentar do …

Bloco quer administração da RTP nomeada pela Assembleia da República

O Bloco de Esquerda fez várias propostas à revisão do contrato de concessão do serviço público de rádio e televisão. Do lado dos trabalhadores da RTP, a proposta foi arrasada. O Governo colocou em consulta pública, …

Decisão da insolvência da Groundforce pode demorar dois meses. Salários de maio em risco

Os salários de maio de 2400 trabalhadores da Groundforce devem ser pagos dentro de duas semanas, mas é grande a probabilidade de que isso não aconteça, à semelhança do que ocorreu em fevereiro, elevando as …

Pedro Nuno Santos garante que investimento público em redes de nova geração vai avançar

Pedro Nuno Santos garantiu, na quinta-feira, que o “investimento público” em redes de comunicações eletrónicas “vai avançar”, de forma a levar conectividade às regiões do país onde as redes das operadoras privadas não chegam. O ministro …