Além da “hipocrisia” no processo, Novo Banco cometeu dois pecados capitais

Carlos Barroso / Lusa

Luís Marques Mendes

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes falou sobre a queda histórica do PIB e a polémica do Novo Banco.

Luís Marques Mendes considera que a queda do Produto Interno bruto (PIB) no segundo trimestre (cerca de 16%) é brutal, mas não é surpreendente, dado que o país esteve praticamente parado em abril e maio.

Apesar de haver países numa situação pior do que Portugal – como a Espanha, França, Itália ou Estados Unidos -, o comentador político sublinhou que não deixa de ser “um grande trambolhão“.

Por esse motivo, Marques Mendes não entende que o Governo já esteja a afirmar que “o pior já passou” na mesma semana em que ficou a saber-se que a queda do PIB no terceiro trimestre foi de mais de 16%. Em comentário na SIC, o antigo líder do PSD disse que em todas as circunstâncias “vale sempre mais a verdade” que a mentira.

“O País já está a trabalhar. Mas em termos sociais, o pior está ainda para vir. Não quero ser desmancha prazeres ou estragar as férias de ninguém, mas infelizmente o que vamos ter no futuro são três coisas – falências de empresas, aumento do desemprego e salário em atraso”, disse.

Sobre a recuperação, Marques Mendes disse que o plano de recuperação precisa “de avançar tão rápido quanto possível“. Antes de ele chegar, o comentador disse que “o lay-off simplificado devia ter sido mantido” pelo menos até ao final do ano, dado existirem muitas empresas que continuam a estar em dificuldade.

Sobre a polémica do Novo Banco, Luís Marques Mendes disse que “já devia estar tudo esclarecido”. “O Novo Banco tem de perceber que não é um banco privado como os outros”, e que cometeu dois pecados capitais.

Em primeiro lugar, o banco “já devia ter esclarecido tudo e não esclareceu quase nada”. “Houve ou não vendas ao desbarato? Houve ou não conflitos de interesses? Quem são os beneficiários efectivos das vendas de carteiras? É muita coisa que o NB tem de esclarecer.”

Em segundo lugar, frisou, um banco nestas circunstâncias “nunca devia ter financiado o comprador da carteira que estava à venda”. “Um banco direta ou indiretamente financiado pelo Estado não empresta dinheiro a uma sociedade sediada num offshore. Até pode ser tudo legal. Mas é tudo suspeito e promiscuo. Aqui o NB agiu mal.”

O comentador referiu ainda que há “muita hipocrisia” no processo: “Se lhe colocaram à disposição 3,9 mil milhões de euros, estão à espera de quê?”, questionou.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Enfim, mais um. Finalmente este comentador devia ter mais comedimento! Tevia ter aguardado pelos esclarecimentos da situação. O Novo Banco alega e prova que a operação foi autorizada pelo Fundo de Resolução e pelo próprio Ministério das Finanças o que deixa as entidades escrutinadoras do estado em “péssimo estado”. A ser verdade, surgem as seguintes questões:
    1-Qual a diferença entre as avaliações feitas pelas “finanças” e os valores de mercado e portanto exequíveis dos bens avaliados?
    2-Havendo discrepâncias por super avaliação, o PIB está contaminado de igual forma. A dívida pública em percentagem do PIB idem na razão inversa.
    3- O Sr. PM anda a dormir, a mentir, a “empurrar com a barriga” ou ainda as três hipóteses em simultâneo.
    4-O sr. PR não dissolve a AR e convoca eleições antecipadas que de qualquer forma vão ter de acontecer, porque:
    A-O normal funcionamento das instituições é este mesmo. O não funcionamento.
    B-Porque foi professor do “Charlatão” e foi isso mesmo que lhe ensinou, charlatanice.
    C-Porque sendo o PR dos afectos não está para ter “chatices”.
    Porque finalmente anda a reboque político do PS e da da dita incompetência e charlatanice.

RESPONDER

"Charlie" é o robô peixe-gato da CIA que permitiu pesquisas subaquáticas (e já realizou missões secretas)

De várias formas e tamanhos, os robôs têm sido sido muitas vezes usados por muitas entidades para trabalhos de pesquisa e investigação. A CIA não é exceção e por isso desenvolveu um peixe robótico chamado …

Possível obra de Banksy surge na parede de uma famosa prisão. Pode representar Oscar Wilde

Um graffiti possivelmente pintado pelo famoso artista de rua Banksy apareceu durante a noite no lado de fora de uma parede da prisão de Reading, no Reino Unido. Na madrugada desta segunda-feira, a obra foi avistada …

Na tentativa de tirar a selfie perfeita com um elefante, indiano acaba morto pelo animal

No passado domingo, dia 28 de fevereiro, um homem de 21 anos morreu enquanto tentava tirar uma selfie com um elefante. O animal andou a pairar por zona residencial e anteriormente já tinha matado uma …

Milhares de professores vacinados antes de médicos. Presidente do México acusado de fazer política com a vacinação

Milhares de professores do ensino público que lecionam nas zonas mais rurais do México foram vacinados contra o novo coronavírus antes dos profissionais de saúde que combatem a pandemia na mesma região. De acordo com …

Passageiros com documentos e teste de covid-19 falsificados detetados pelo SEF

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve, no domingo, no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, três cidadãos portadores de documentação falsa, dois dos quais na partida de um voo com destino à República da …

Coronadiktatur, Gesichtskondom, Fussgruss. Os alemães inventaram milhares de palavras novas sobre a pandemia

O confinamento de quase quatro meses na Alemanha não colocou restrições ao seu idioma de palavras multissilábicas. Os alemães inventaram mais de 1.200 novas palavras para descrever as regras e realidades da vida em tempo …

Ordem coordena vacinação de 4000 médicos "deixados para trás"

A Ordem dos Médicos vai vacinar cerca de quatro mil médicos que trabalham em hospitais e clínicas privadas e que, por algum motivo, não foram vacinados na altura devida. De acordo com um comunicado da ordem, …

A mais recente turbina eólica chama-se Wind Catcher e é portátil

Uma empresa dinamarquesa decidiu inovar e desenvolver uma turbina eólica portátil. O Wind Catcher é mais leve, mais poderoso e mais fácil de usar do que qualquer outro sistema de energia eólica no mercado. O Wind …

Spike Lee vai produzir série documental para o 20.º aniversário dos atentados de 11 de setembro

O realizador Spike Lee está a preparar uma série documental para estrear no 20.º aniversário dos atentados do 11 de Setembro, um "retrato sem precedentes" dos nova-iorquinos e da capacidade de recuperação depois da destruição …

Guru de investimentos, Warren Buffett, assume ter cometido um "erro"

O bilionário norte-americano Warren Buffett, considerado o "guru" dos mercados de investimento, assumiu ter cometido um erro quando adquiriu, em 2016, a Precision Castparts por 32,1 mil milhões de euros. Na carta que escreve anualmente para …