Além da “hipocrisia” no processo, Novo Banco cometeu dois pecados capitais

Carlos Barroso / Lusa

Luís Marques Mendes

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes falou sobre a queda histórica do PIB e a polémica do Novo Banco.

Luís Marques Mendes considera que a queda do Produto Interno bruto (PIB) no segundo trimestre (cerca de 16%) é brutal, mas não é surpreendente, dado que o país esteve praticamente parado em abril e maio.

Apesar de haver países numa situação pior do que Portugal – como a Espanha, França, Itália ou Estados Unidos -, o comentador político sublinhou que não deixa de ser “um grande trambolhão“.

Por esse motivo, Marques Mendes não entende que o Governo já esteja a afirmar que “o pior já passou” na mesma semana em que ficou a saber-se que a queda do PIB no terceiro trimestre foi de mais de 16%. Em comentário na SIC, o antigo líder do PSD disse que em todas as circunstâncias “vale sempre mais a verdade” que a mentira.

“O País já está a trabalhar. Mas em termos sociais, o pior está ainda para vir. Não quero ser desmancha prazeres ou estragar as férias de ninguém, mas infelizmente o que vamos ter no futuro são três coisas – falências de empresas, aumento do desemprego e salário em atraso”, disse.

Sobre a recuperação, Marques Mendes disse que o plano de recuperação precisa “de avançar tão rápido quanto possível“. Antes de ele chegar, o comentador disse que “o lay-off simplificado devia ter sido mantido” pelo menos até ao final do ano, dado existirem muitas empresas que continuam a estar em dificuldade.

Sobre a polémica do Novo Banco, Luís Marques Mendes disse que “já devia estar tudo esclarecido”. “O Novo Banco tem de perceber que não é um banco privado como os outros”, e que cometeu dois pecados capitais.

Em primeiro lugar, o banco “já devia ter esclarecido tudo e não esclareceu quase nada”. “Houve ou não vendas ao desbarato? Houve ou não conflitos de interesses? Quem são os beneficiários efectivos das vendas de carteiras? É muita coisa que o NB tem de esclarecer.”

Em segundo lugar, frisou, um banco nestas circunstâncias “nunca devia ter financiado o comprador da carteira que estava à venda”. “Um banco direta ou indiretamente financiado pelo Estado não empresta dinheiro a uma sociedade sediada num offshore. Até pode ser tudo legal. Mas é tudo suspeito e promiscuo. Aqui o NB agiu mal.”

O comentador referiu ainda que há “muita hipocrisia” no processo: “Se lhe colocaram à disposição 3,9 mil milhões de euros, estão à espera de quê?”, questionou.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Enfim, mais um. Finalmente este comentador devia ter mais comedimento! Tevia ter aguardado pelos esclarecimentos da situação. O Novo Banco alega e prova que a operação foi autorizada pelo Fundo de Resolução e pelo próprio Ministério das Finanças o que deixa as entidades escrutinadoras do estado em “péssimo estado”. A ser verdade, surgem as seguintes questões:
    1-Qual a diferença entre as avaliações feitas pelas “finanças” e os valores de mercado e portanto exequíveis dos bens avaliados?
    2-Havendo discrepâncias por super avaliação, o PIB está contaminado de igual forma. A dívida pública em percentagem do PIB idem na razão inversa.
    3- O Sr. PM anda a dormir, a mentir, a “empurrar com a barriga” ou ainda as três hipóteses em simultâneo.
    4-O sr. PR não dissolve a AR e convoca eleições antecipadas que de qualquer forma vão ter de acontecer, porque:
    A-O normal funcionamento das instituições é este mesmo. O não funcionamento.
    B-Porque foi professor do “Charlatão” e foi isso mesmo que lhe ensinou, charlatanice.
    C-Porque sendo o PR dos afectos não está para ter “chatices”.
    Porque finalmente anda a reboque político do PS e da da dita incompetência e charlatanice.

RESPONDER

Encontrado o primeiro planeta que sobreviveu à morte da sua estrela

Uma equipa internacional de astrónomos relatou o que pode ser o primeiro planeta intacto encontrado a orbitar uma anã branca, as densas sobras de uma estrela semelhante ao Sol, apenas 40% maior do que Terra. O …

Os sinais de vida em Marte podem ter sido "apagados" por ácidos

Fluidos ácidos podem ter destruído há muito as evidências de vida biológica passada dentro da argila marciana - possivelmente explicando, assim, por que é tão difícil encontrar evidências de vida antiga no Planeta Vermelho. Em pouco …

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …