Novo Banco trava dividendos que iam beneficiar misericórdias

António Cotrim / Lusa

O Novo Banco impediu a distribuição de dividendos do seu banco nos Açores, que iria beneficiar os acionistas, entre os quais as misericórdias do arquipélago.

A notícia avançada este sábado pelo semanário Expresso dá conta que a Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada era uma das principais beneficiárias.

Em 2020, o Novo Banco dos Açores registou um lucro de 2,8 milhões de euros, mas a administração decidiu não distribuir nada pelos acionistas. Há um total de 14 misericórdias açorianas entre os acionistas do banco.

A decisão é justificada com a recomendação do Banco Central Europeu (BCE), que aconselhava aos bancos “extrema prudência” ao distribuir dividendos. Em causa está a incerteza gerada pela pandemia de covid-19.

“É entendimento que, apesar das recomendações do BCE, não há nenhum impedimento legal para a não distribuição de dividendos, e atendendo à natureza dos acionistas, com grande responsabilidade social, seria justificável a distribuição de dividendos, dado os bons indicadores financeiros que o banco apresenta”, lê-se na ata da assembleia-geral de 30 de março do Novo Banco dos Açores, que contou com a presença de algumas misericórdias.

A Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada considera que devia receber dividendos tendo em conta o seu trabalho de assistência social. A Santa Casa do Nordeste e a Misericórdia da Ribeira Grande partilham da mesma opinião.

O representante do Novo Banco, o administrador Luís Ribeiro, entendeu que é “importante manter uma gestão sã e prudente que siga as recomendações emanadas pelas autoridades de supervisão para o banco continuar a desenvolver o seu papel”.

“Dada a conjuntura atual, é importante manter e reforçar a capacidade do Novo Banco dos Açores, dado o seu peso regional, de apoiar localmente todas as empresas e famílias açorianas”, defendeu o administrador.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Um habitat demasiado perfeito pode ser pior para o acasalamento dos pandas

Apesar de serem necessários habitats para a sobrevivência dos pandas gigantes, estes animais têm uma maior tendência para reproduzir se não houver abundância de recursos. Este ano, as autoridades chinesas disseram que os pandas gigantes deixaram …

Computador quântico ajuda a criar um computador quântico melhor

Um computador quântico foi usado para projetar um qubit aprimorado que poderá alimentar a próxima geração de computadores quânticos mais pequenos, de alto desempenho e mais confiáveis. Da mesma forma que um bit binário é a …

Em apenas três anos, a Austrália perdeu um terço dos seus coalas

A seca, os incêndios florestais e a desflorestação na Austrália levaram o país a perder um terço dos seus coalas nos últimos três anos. A Austrália perdeu cerca de 30% dos seus coalas nos últimos …

Há modelos matemáticos que preveem se uma música vai ser viral — os mesmos utilizados com a covid-19

O uso de modelos matemáticos para antecipar o nível de sucesso de uma música pode começar a ser usado, a partir da publicação do presente estudo, por artistas e editoras para melhorar o desempenho dos …

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …