Novo apoio social vai ter um máximo de 501 euros (e aumenta subsídio de desemprego mínimo para 504 euros)

Paulo Cunha / Lusa

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho

O Governo já fechou a proposta para a nova prestação social que visa proteger as pessoas que perderam rendimentos por causa da pandemia. Deverá ser fixada no patamar máximo de 501 euros e provocar uma subida do montante mínimo do subsídio de desemprego para os 504 euros.

Este novo apoio extraordinário vai constar da proposta de Orçamento de Estado para 2021 (OE2021) e os moldes alinhavados pelo Governo já foram enviados ao PCP e ao Bloco de Esquerda, conforme apurou o Correio da Manhã (CM).

Este apoio extraordinário pretende “assegurar a continuidade dos rendimentos das pessoas em situação de desprotecção económica causada pela pandemia“, explica uma fonte do Executivo ao CM.



A medida vai abranger trabalhadores por conta de outrem, recibos verdes e trabalhadores informais que perderam rendimentos no âmbito da crise sanitária.

O acesso ao novo apoio está garantido a todas as pessoas que tenham perdido o direito a prestações de desemprego ou que não tenham acesso a elas, nomeadamente por não terem os descontos necessários.

E precisamente para evitar que este apoio extraordinário possa ser superior ao valor mínimo do subsídio de desemprego, que actualmente é de 438,81 euros, a medida vai promover o aumento desta prestação para os 504 euros.

Os trabalhadores por conta de outrem têm que fazer condição de recurso para aceder ao novo apoio que não pode ser superior ao valor do rendimento que auferiam.

No caso das pessoas desempregadas e sem acesso ao subsídio de desemprego, “o apoio corresponde ao valor da quebra do rendimento médio, tendo como tecto os 501,16 euros e não podendo ser superior ao rendimento médio mensal de 2019”, aponta o CM.

Os recibos verdes e trabalhadores informais podem também aceder à prestação extraordinária se tiverem quebras no rendimento mensal superiores a 40%.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Relatório do Novo Banco estilhaça PSD. Pinto Luz sai em defesa de Passos Coelho e critica Rui Rio

Esta quarta-feira, Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, deixou duras críticas ao atual líder do PSD depois de o partido ter aprovado o relatório que acusa o Governo de Pedro Passos Coelho …

Cientistas "encontraram" a válvula de Nikola Tesla nos intestinos de tubarões

Cientistas descobriram que os intestinos de tubarões funcionam de forma semelhante à famosa válvula unidirecional de Nikola Tesla, criada há mais de 100 anos. Pela primeira vez, cientistas fizeram exames 3D de intestinos de tubarão para …

Recolher obrigatório, limitação horária nos restaurantes e restrições por concelho podem acabar hoje

Na reunião de terça-feira no Infarmed, os peritos concluíram haver condições para começar a aliviar algumas das medidas restritivas em vigor. Em Conselhos de Ministros, que se irá realizar hoje, o Governo irá definir novas …

Alerta de tsunami no Alasca depois de sismo de magnitude 8.2

A península do Alasca, a oeste dos Estados Unidos, foi atingida por um sismo de magnitude 8.2 na noite de quarta-feira (7h15 de quinta-feira em Lisboa) e já foi lançado um alerta de tsunami na …

Conselho de Ministros reúne-se para discutir próximos passos no desconfinamento

O Conselho de Ministros reúne-se esta quinta-feira para decidir os próximos passos no processo de abertura do país, dois dias depois de especialistas terem sugerido a evolução das medidas de restrição de acordo com a …

Capacete magnético mostra-se eficaz na redução de tumor cerebral

O diagnóstico de um cancro é sempre complicado, mas há partes do corpo onde a presença da doença pode ser mais ameaçadora. É o caso do glioblastoma, um tipo de cancro cerebral, que se não …

Engenheiros japoneses fizeram levitar objectos com "armadilha acústica"

Engenheiros japoneses descobriram uma forma de fazer pequenos objectos levitar usando apenas ondas sonoras, o que pode ser um passo importante para a tecnologia. A engenharia biomédica, o desenvolvimento de farmacêuticos e a nanotecnologia podem vir …

Juno fez a maior aproximação a Ganimedes das duas últimas décadas (e as imagens são de cortar a respiração)

A NASA divulgou, recentemente, um vídeo da sonda Juno a passar por Júpiter e Ganimedes, uma das suas luas. As imagens são de cortar a respiração. Juno visitou Ganimedes em junho. As imagens foram captadas no …

Homicídio com 32 anos resolvido com a menor amostra de ADN de sempre

Um caso de homicídio ocorrido há 32 anos, que muitos consideraram impossível de ser resolvido, foi finalmente desvendado (e tudo graças à amostra de ADN mais pequena de sempre usada para decifrar um caso). De acordo …

Braços robóticos controlados remotamente podem vir a realizar cirurgias delicadas

Um equipa de investigadores está a trabalhar para eliminar movimentos rígidos nos braços robóticos, de modo a torná-los mais ágeis. O objetivo é que no futuro estes possam empilhar pratos ou até realizar cirurgias delicadas. Os …