Novo Aeroporto no Montijo avança já (sem um cêntimo do Estado)

Nuno Veiga / Lusa

O antigo presidente do PSD, Luis Marques Mendes

O Governo e a ANA – Aeroportos de Portugal chegaram a acordo sobre o novo Aeroporto do Montijo e a ampliação do Aeroporto da Portela, em Lisboa. Quem o garante é Marques Mendes que assegura ainda que o Estado não vai gastar um cêntimo sequer nas obras.

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Marques Mendes garantiu que as obras para o novo Aeroporto do Montijo e para ampliação do Aeroporto da Portela vão arrancar já neste mês de Outubro, depois de o Governo e de a ANA terem chegado a acordo.

“A cerimónia pública da assinatura deverá realizar-se na primeira quinzena de Outubro”, assegurou Marques Mendes, neste domingo.

O comentador da SIC também referiu que “a ANA assegurará o investimento total“, sem que o Estado gaste sequer um cêntimo nos mil milhões de euros previstos para as obras, em troca do “alargamento da concessão inicial”.

Marques Mendes relevou que as obras deverão terminar em 2022.

Director da PJM “já devia ter sido demitido”

Outro processo comentado pelo ex-líder do PSD na SIC foi o caso de Tancos, nomeadamente o envolvimento do director da Polícia Judiciária Militar (PJM) numa encenação para a devolução das armas de guerra roubadas. “Já devia ter sido demitido”, considerou Marques Mendes.

O comentador destacou que está em causa uma “suspeita gravíssima” que “ameaça e mina” a credibilidade das Forças Armadas. Por isso, referiu que o director da PJM “deve sair imediatamente”. “Até me espanta que ao fim de 48 horas, ainda não tenha havido um despacho para substituí-lo”, constatou.

Marques Mendes também defendeu a abertura de uma “auditoria independente à actuação da PJM”, concluindo que o caso “é muito grave”.

O ex-presidente do PSD sustentou ainda que Passos Coelho quer “regressar à vida política activa” para liderar os sociais-democratas e voltar a ser primeiro-ministro. “Ele acha que a sua obra está inacabada“, referiu Marques Mendes, destacando que foi por isso que recusou ser condecorado pelo Presidente da República.

ZAP //

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Mas em que é que esta aventesma que nem mandatado está por ninguém anda aí botar faladura sobre o que vai ou não passar-se? Não é administrador da ANA, não é porta voz do Governo, nem jornalista é para ter um “furo”, quem é que afinal e em nome de quem fala este senhor?

  2. O Estado não irá despender nem um cêntimo !!!
    Só vai abdicar de uma receita adicional, por extensão da concessão à ANA, ou seja, aos Franceses da Avinci !!!
    Por outras palavras, não vamos ter aumento da despesa, somente uma diminuição de rendimentos !!!!

    Progresso à moda do PS !!!!

    • É agradecer ao “salvador” Passos, que “deu” a ANA aos franceses para eles levarem para fora do país os lucros de um empresa que nos rendia uns bons milhões por ano!…

      • E agora agradeça ao continuador Costa a continuidade da receita e já agora também aos esquerdopatas seus apoiantes pois estão todos bem caladinhos.

        • Qual “continuidade”?! O que vendeu o Costa?
          Não ouvi falar em nada… espero que esteja enganado, ou então está a falar, por falar!…
          Garças ao excelente negócio do Passos e companhia (excelente para os franceses da Vinci, claro!), nos próximos 50 anos, eles é que mandam nos aeroportos portugueses – e ficam com os lucros, claro!!
          Em 2017 “só” foram 250 milhões de euros…
          Só por isso já devia dar prisão perpetua por traição à pátria!!

  3. Qual “continuidade”?! O que vendeu o Costa?
    Não ouvi falar em nada… espero que esteja enganado, ou então está a falar, por falar!…
    Garças ao excelente negócio do Passos e companhia (excelente para os franceses da Vinci, claro!), nos próximos 50 anos, eles é que mandam nos aeroportos portugueses – e ficam com os lucros, claro!!
    Em 2017 “só” foram 250 milhões de euros…
    Só por isso já devia dar prisão perpetua por traição à pátria!!

  4. O Costa nesta proposta fez pior do que vender.
    Deu a base militar do Montijo, e um alargamento da concessao.
    Como disseste a Portela deu 250M de lucro, em 5 anos o investimento previsto fica pago, e eles nem pagam os terrenos, nem pagam os impactos ambientais nem pagam a deslocação da base militar.
    Podes acreditar no que quiseres, mas atualmente os dois partidos são farinha do mesma empresa, só muda o rótulo do saco.

RESPONDER

Estados Unidos filtram imigrantes que possam ser um "fardo" para o país

Os imigrantes que optem por residir permanentemente nos EUA, mas que o Governo considere que são um encargo para as finanças públicas, podem ver negado o seu visto, de acordo com uma lei que entra …

"A solução única é apoiar a minha candidatura". CDS e Chega reúnem-se para falar sobre as presidenciais

O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, vai reunir-se na quinta-feira com o deputado e líder do Chega, André Ventura, na Assembleia da República. A reunião "de cortesia" foi pedida pelo CDS, para "apresentação de …

Gordura à volta dos vasos sanguíneos pode ajudar a mantê-los saudáveis

A gordura encontrada à volta das artérias pode ajudar a manter os vasos sanguíneos saudáveis, ajudando a reduzir a tensão deles quando esticam. A gordura à volta das artérias, conhecida como tecido adiposo perivascular, pode …

Sporting disposto a pagar 5 milhões ao Sp. Braga por Rúben Amorim

O Sporting estará decidido a "roubar" o treinador Rúben Amorim ao Sporting de Braga. E para isso poderá pagar cinco milhões de euros, incluindo jogadores nas negociações, segundo a CMTV. O percurso vitorioso do Sp. Braga …

Rui Pinto apresenta queixa contra Portugal na União Europeia

A defesa de Rui Pinto, criador do Football Leaks, anunciou esta segunda-feira que vai apresentar uma queixa contra Portugal na União Europeia, alegando que as regras europeias de extradição do seu constituinte não foram respeitadas. “Houve …

Português infetado com coronavírus no Japão já foi transferido para o hospital

O português infetado com o coronavírus Covid-19 num navio de cruzeiros no Japão foi esta terça-feira transferido para um hospital na cidade de Okazaki. A mulher de Adriano Maranhão afirmou à agência Lusa que tinha acabado …

Cientistas descobrem novo estado eletrónico da matéria

Uma equipa de cientistas norte-americanos observou um novo estado da matéria, que mostra que os eletrões podem unir-se de maneira semelhante à forma como os quarks se combinam para formar neutrões e protões. Normalmente, os eletrões …

"Célula de combustível reversa" converte resíduos de carbono em produtos valiosos

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Toronto, no Canadá, anunciou o desenvolvimento de um eletrolisador capaz de produzir produtos químicos valiosos a partir de CO2 e eletricidade limpa com uma velocidade 10 vezes superior …

Descobertas da missão Juno alimentam mistério da água em Júpiter

A missão Juno da NASA forneceu os seus primeiros resultados científicos sobre a quantidade de água na atmosfera de Júpiter. Publicados recentemente na revista científica especializada Nature Astronomy, os resultados da Juno estimam que, no …

Os humanos podem descender de marcianos antigos, diz Bill Nye

Bill Nye defendeu recentemente que é importante continuar a financiar a agência espacial norte-americana, especialmente se as missões levadas a cabo pela NASA no futuro ajudarem a responder a uma questão há anos tira o …