Novo Aeroporto no Montijo avança já (sem um cêntimo do Estado)

Nuno Veiga / Lusa

O antigo presidente do PSD, Luis Marques Mendes

O Governo e a ANA – Aeroportos de Portugal chegaram a acordo sobre o novo Aeroporto do Montijo e a ampliação do Aeroporto da Portela, em Lisboa. Quem o garante é Marques Mendes que assegura ainda que o Estado não vai gastar um cêntimo sequer nas obras.

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Marques Mendes garantiu que as obras para o novo Aeroporto do Montijo e para ampliação do Aeroporto da Portela vão arrancar já neste mês de Outubro, depois de o Governo e de a ANA terem chegado a acordo.

“A cerimónia pública da assinatura deverá realizar-se na primeira quinzena de Outubro”, assegurou Marques Mendes, neste domingo.

O comentador da SIC também referiu que “a ANA assegurará o investimento total“, sem que o Estado gaste sequer um cêntimo nos mil milhões de euros previstos para as obras, em troca do “alargamento da concessão inicial”.

Marques Mendes relevou que as obras deverão terminar em 2022.

Director da PJM “já devia ter sido demitido”

Outro processo comentado pelo ex-líder do PSD na SIC foi o caso de Tancos, nomeadamente o envolvimento do director da Polícia Judiciária Militar (PJM) numa encenação para a devolução das armas de guerra roubadas. “Já devia ter sido demitido”, considerou Marques Mendes.

O comentador destacou que está em causa uma “suspeita gravíssima” que “ameaça e mina” a credibilidade das Forças Armadas. Por isso, referiu que o director da PJM “deve sair imediatamente”. “Até me espanta que ao fim de 48 horas, ainda não tenha havido um despacho para substituí-lo”, constatou.

Marques Mendes também defendeu a abertura de uma “auditoria independente à actuação da PJM”, concluindo que o caso “é muito grave”.

O ex-presidente do PSD sustentou ainda que Passos Coelho quer “regressar à vida política activa” para liderar os sociais-democratas e voltar a ser primeiro-ministro. “Ele acha que a sua obra está inacabada“, referiu Marques Mendes, destacando que foi por isso que recusou ser condecorado pelo Presidente da República.

ZAP //

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Mas em que é que esta aventesma que nem mandatado está por ninguém anda aí botar faladura sobre o que vai ou não passar-se? Não é administrador da ANA, não é porta voz do Governo, nem jornalista é para ter um “furo”, quem é que afinal e em nome de quem fala este senhor?

  2. O Estado não irá despender nem um cêntimo !!!
    Só vai abdicar de uma receita adicional, por extensão da concessão à ANA, ou seja, aos Franceses da Avinci !!!
    Por outras palavras, não vamos ter aumento da despesa, somente uma diminuição de rendimentos !!!!

    Progresso à moda do PS !!!!

    • É agradecer ao “salvador” Passos, que “deu” a ANA aos franceses para eles levarem para fora do país os lucros de um empresa que nos rendia uns bons milhões por ano!…

      • E agora agradeça ao continuador Costa a continuidade da receita e já agora também aos esquerdopatas seus apoiantes pois estão todos bem caladinhos.

        • Qual “continuidade”?! O que vendeu o Costa?
          Não ouvi falar em nada… espero que esteja enganado, ou então está a falar, por falar!…
          Garças ao excelente negócio do Passos e companhia (excelente para os franceses da Vinci, claro!), nos próximos 50 anos, eles é que mandam nos aeroportos portugueses – e ficam com os lucros, claro!!
          Em 2017 “só” foram 250 milhões de euros…
          Só por isso já devia dar prisão perpetua por traição à pátria!!

  3. Qual “continuidade”?! O que vendeu o Costa?
    Não ouvi falar em nada… espero que esteja enganado, ou então está a falar, por falar!…
    Garças ao excelente negócio do Passos e companhia (excelente para os franceses da Vinci, claro!), nos próximos 50 anos, eles é que mandam nos aeroportos portugueses – e ficam com os lucros, claro!!
    Em 2017 “só” foram 250 milhões de euros…
    Só por isso já devia dar prisão perpetua por traição à pátria!!

  4. O Costa nesta proposta fez pior do que vender.
    Deu a base militar do Montijo, e um alargamento da concessao.
    Como disseste a Portela deu 250M de lucro, em 5 anos o investimento previsto fica pago, e eles nem pagam os terrenos, nem pagam os impactos ambientais nem pagam a deslocação da base militar.
    Podes acreditar no que quiseres, mas atualmente os dois partidos são farinha do mesma empresa, só muda o rótulo do saco.

RESPONDER

Constitucional chumba barrigas de aluguer pela segunda vez

O Tribunal Constitucional chumbou, esta quarta-feira, pela segunda vez, o diploma do Parlamento sobre gestação de substituição, depois de um chumbo no ano passado. O BE apresentou uma proposta em que se previa "que a gestante …

Furacão Humberto ganha força a caminho das Bermudas

O furacão Humberto aumentou de intensidade nas últimas horas e atingiu a categoria 3 a caminho das Bermudas, informou o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC) nesta quarta-feira. O terceiro furacão da temporada no Atlântico, …

Brasil é o país lusófono com mais refugiados. Já Portugal tem as maiores remessas dos emigrantes

Um relatório das Nações Unidas (ONU) revelou que o Brasil é o país lusófono que acolhe mais refugiados, Portugal é o que recebe mais remessas dos emigrantes e Moçambique teve o maior aumento de estrangeiros …

Ryanair deixa de voar entre Porto e Lisboa em outubro (mas fica com base mais reduzida em Faro)

A transportadora aérea irlandesa Ryanair vai deixar de voar entre Porto e Lisboa a partir de 25 de outubro devido a “razões comerciais”. A confirmação foi dada pela empresa ao Jornal de Notícias. Em abril, a …

Frente-a-frente entre Costa e Rio teve menos 633 mil espectadores do que o debate entre Costa e Passos em 2015

O frente-a-frente entre António Costa e Rui Rio, os líderes dos dois maiores partidos, teve menos audiência do que o confronto de há quatro anos, entre António Costa e Pedro Passos Coelho. Cerca de de …

EDP condenada a multa de 48 milhões por abuso de posição dominante na produção de energia

A Autoridade da Concorrência (AdC) condenou a EDP por abuso de posição dominante. A coima de 48 milhões de euros foi aplicada à EDP Produção por manipular a oferta de serviços de sistema que regula …

Há sete anos que a média de secundário dos colocados no Ensino Superior não era tão alta

Há sete anos que a média de secundário dos colocados no ensino superior não era tão alta. Relativamente aos alunos de cursos científico-humanísticos, a média dos colocados tem vindo a aumentar desde 2015, tendo atingido …

Futebolistas internacionais russos Kokorin e Mamayev saíram da prisão

Pavel Mamayev e Alexander Kokorin foram detidos depois de atacarem dois homens, um responsável do governo, num estacionamento de um hotel, e um outro num café. Deixam a prisão por "bom comportamento". Os futebolistas internacionais russos …

Praga de baratas fecha refeitório do hospital Amadora-Sintra

Uma praga de baratas está a afetar o Hospital Amadora-Sintra, provocando sérios transtornos às centenas de trabalhadores desta unidade de saúde. O caso foi denunciado ao Correio da Manhã por funcionários e confirmado pelo hospital. A …

Singapura é a inesperada vencedora da crise em Hong Kong

A instabilidade política está a levar uma crescente instabilidade económica em Hong Kong. Quem beneficia com isto é a Singapura, que surge como alternativa no mercado asiático. Em Hong Kong, o duelo entre os manifestantes contra …