Novela da TVI gera protestos por retratar doença de Crohn com “erros terríveis”

(dr) TVI

A personagem Mónica, da novela da TVI "Ouro Verde", que está a ser alvo de críticas por fazer um mau retrato do que é a doença de Crohn

A personagem Mónica, da novela da TVI “Ouro Verde”, que está a ser alvo de críticas por fazer um mau retrato do que é a doença de Crohn

A novela “Ouro Verde”, a nova aposta da TVI, está a ser alvo de protestos por parte de doentes que sofrem da doença de Crohn, uma vez que está a ser retratada com “erros terríveis”, segundo a Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino (APDI).

A Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino (APDI) está no centro dos protestos contra o canal televisivo, uma vez que a sua nova novela está a fazer um mau retrato da doença de Crohn, escreve o Jornal de Notícias esta sexta-feira.

Em causa está a personagem Mónica, da novela “Ouro Verde”, interpretada pela atriz brasileira Sílvia Pfeifer, que foi diagnosticada com a doença.

A doença de Crohn é uma doença inflamatória crónica do intestino mas, segundo a APDI, está a ser retratada na trama com “erros terríveis”, o que motivou queixas de vários doentes à associação.

“Em vez de estar a ser feito um trabalho meritório e correto, que poderia estar a contribuir para acabar com a iliteracia em saúde junto dos portugueses, relativamente às doenças inflamatórias do intestino, a TVI está a incorrer em erros terríveis, clínica e cientificamente, que só vão contribuir para aumentar o estigma e a falta de informação da população sobre a doença”, diz a APDI, citada pelo mesmo jornal.

“Segundo os nossos sócios, a patologia em questão é apresentada na novela em causa como uma doença psicossomática, para a qual é aconselhado o uso de calmantes. Tal referência está absolutamente incorreta e errada”, afirma a vice-presidente da APDI, Cândida Cruz, na carta enviada ao canal.

A associação disponibiliza-se a ajudar os responsáveis da novela a perceberem melhor a doença, não só com “clínicos do conselho científico prontos a ajudar nesse sentido” como também com os testemunhos de “cerca de 17 mil doentes portugueses que são vítimas” da doença.

O JN pediu esclarecimentos à TVI, que sublinhou que a novela “é um produto de ficção que não se destina a servir de veículo de divulgação de informação científica”.

Além disso, o canal televisivo de Queluz de Baixo garante que a personagem da novela “foi inspirada num caso real”, portanto, “podendo não ser a situação mais normal, é ainda assim plausível”.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Convenhamos é necesario ser completamente idiota para ir buscar opiniões médicas a uma telenovelas, por outro lado quem é que vê telenovelas… Ups!! Pois é… Se calhar é boa ideia corrigir para não induzir mais uns quantos em erro…

  2. No cinema/series de Hollywood é erros e fantochada constantemente e agora querem que as novela da TVI sejam cientificamente “acreditadas”?!
    Está boa!…

  3. Acho que a novela está errada em retratar a doença de Crohn como uma doença psicossomática, porque o público em geral que não conhece a doença, vai achar isso. Claro que a novela é ficção, mas ela deveria ilustrar certos temas da vida real de maneira fiel, principalmente as doenças menos conhecidas do público. Enfim, para quem sofre de doença de Crohn, recomendo a leitura do livro Como Romper o Círculo Vicioso do seu Intestino de Elaine Gottschall. A pessoa precisa fazer a dieta sem grãos descrita nele para melhorar. A dieta é maravilhosa! Vale a pena fazer.

RESPONDER

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …

Covid-19: Cigarros eletrónicos aumentam riscos de infeção em cinco a sete vezes para jovens

O risco de contrair covid-19 entre adolescentes e jovens adultos que fumam cigarros eletrónicos é cinco a sete vezes superior, segundo um estudo liderado pela faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O …

Apenas 10% da população escreve com a mão esquerda. Cientistas lutam para explicar porquê

Em praticamente qualquer lugar do globo, apenas 10% das pessoas são canhotas, isto é, têm maior habilidade com o lado esquerdo do corpo, especialmente com a mão, comparativamente com o lado direito. Os cientistas tentam há …

Para reavivar o turismo, esta pequena cidade está a contar com a ajuda dos "vampiros"

A pequena cidade de Forks, em Washington, nos Estados Unidos, é lar de 3.600 pessoas, cujos meios de subsistência nos últimos 15 anos foram impulsionados por uma indústria do turismo alimentada por "Crepúsculo", a série …

Tim Cook acaba de se juntar ao clube dos milionário à boleia de recorde histórico da Apple

O diretor-executivo (CEO) da Apple, Tim Cook, acaba de se juntar à lista de multimilionários do mundo, depois de a gigante tecnológica norte-americana atingir um valor de mercado histórico. De acordo com os cálculos da …

Cientistas calculam probabilidade de contágio ao viajar de comboio

Investigadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, calcularam a probabilidade de contrair covid-19 ao viajar numa carruagem de comboio com uma pessoa infetada. Em colaboração com a Academia Chinesa de Ciências, a Academia Chinesa de …