Novas tabelas de retenção na fonte de IRS actualizadas em 0,8%

As novas tabelas de retenção na fonte do IRS para 2017 já foram assinadas e enviadas para publicação em Diário da República, determinando uma actualização de 0,8%, subindo em linha com a inflação.

IRS 2017

Numa informação prestada à Lusa, fonte do Ministério das Finanças indica que “as tabelas de retenção na fonte serão assinadas e enviadas para publicação” em Diário da República nesta sexta-feira.

No entanto, o gabinete de Mário Centeno acrescenta que a aplicação destas novas tabelas já em Janeiro “depende das entidades, como acontece todos os anos”, admitindo assim, que algumas empresas não consigam fazer a alteração já neste mês e que só façam o acerto em Fevereiro.

Deste modo, haverá empresas a processar os salários de Janeiro com base nas tabelas de retenção na fonte de 2016 e, nestes casos, farão os acertos necessários quando pagarem os vencimentos de Fevereiro.

Além da subida da taxa de retenção na fonte do IRS em 0,8%, em linha com a inflação, a sobretaxa será actualizada para 1,305%.

“Para permitir que não seja cobrada sobretaxa ao segundo escalão”, o ministro das Finanças assinou um despacho, no final de Dezembro de 2016, que garante “a adaptação dos sistemas em tempo útil para estes casos”, afiança a tutela numa nota à comunicação social.

No despacho em causa, publicado a 29 de Dezembro, o executivo afirma que, “podendo a entrada em vigor da lei do Orçamento do Estado para 2017 determinar alterações ao enquadramento jurídico actual relativamente aos 3º, 4º e 5º escalões, não existe qualquer diploma legal em vigor, nem qualquer diploma em processo legislativo, que determine a aplicação de sobretaxa de IRS aos 1º e 2º escalões de rendimento colectável”.

Neste sentido, o diploma determina que, “a partir de 1 de Janeiro de 2017, não se proceda à retenção na fonte da sobretaxa de IRS aos 1º e 2º escalões”, o que significa que, mesmo nos casos em que o salário deste mês seja processado por referência às tabelas do ano passado, a sobretaxa para os dois primeiros escalões de rendimento não será cobrada.

As tabelas de retenção na fonte em sede de IRS são publicadas todos os anos após a entrada em vigor do Orçamento do Estado respectivo.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …