Novas tabelas de preços da ADSE podem estar prontas em agosto

Há uma nova data para a conclusão das novas tabelas de preços para o regime livre e convencionado da ADSE, o subsistema de saúde dos funcionários públicos.

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ramos, afirmou na quinta-feira, que conta ter as tabelas prontas para aprovação no próximo mês. A indicação foi dada aos representantes da Associação 30 de Julho, associação nacional de beneficiários da ADSE, que reuniu com o governante.

Já o alargamento da ADSE aos funcionários com contratos individuais de trabalho em organismos públicos, de acordo com o jornal Expresso, o mais certo é que tal só aconteça com o próximo Governo.

O encontro serviu para fazer “um ponto da situação na ADSE”, na qual foram abordados “vários aspetos relevantes para a gestão estratégica do Instituto e para a melhoria do seu funcionamento”, de acordo com comunicado de imprensa da associação.

Um dos temas em cima da mesa foi, portanto, a conclusão das negociações com os prestadores privados da saúde e a aprovação de novas tabelas de preços fechados, bem como “a revisão de algumas situações mais antigas e desatualizadas, pois só assim se acabará com o regime das regularizações, do qual ninguém gosta e que não serve a ADSE”, indica a nota de imprensa.

Há largos meses que são aguardadas com expectativa as novas tabelas de preços, mas a sua finalização tem sido sucessivamente adiada, escreve o mesmo jornal.

A associação de beneficiários refere ainda que “o secretário de Estado informou que está a ser discutido com os vários grupos privados um “memorando de entendimento” com os princípios básicos para a alteração das tabelas dos regimes livre e convencionado, estando certo que as regularizações são mesmo para pagar e esperando que a aprovação de novas tabelas de preços esteja concluída em agosto”.

Sobre “o atraso” no reembolso de faturas do regime livre, Francisco Ramos confirmou aos beneficiários, segundo o Expresso, que se devem, sobretudo, à falta de pessoal e informou que já foi aprovado o recrutamento de mais 20 trabalhadores.

“Esperamos que este recrutamento se concretize rapidamente, porque com as naturais ausências devidas ao período de férias, tudo indica que os prazos de reembolso irão aumentar. E será desejável que aos novos recursos humanos se juntem novos recursos tecnológicos que permitam modernizar e agilizar o tratamento das faturas, garantindo prazos de reembolso inferiores a dois meses”, frisa a Associação 30 de Julho.

O alargamento da ADSE aos trabalhadores com contrato individual de trabalho em organismos da Administração Pública, nomeadamente em hospitais do Serviço Nacional de Saúde, foi outro assunto debatido, tendo o governante referido que “a proposta está em estudo no Ministério das Finanças, e manifestou a convicção de que dificilmente será desbloqueada ainda nesta legislatura”.

A necessidade de novas convenções com pequenos prestadores de cuidados de saúde teve a concordância de Francisco Ramos.  “Só a existência de novos prestadores convencionados permite uma maior cobertura do território nacional, redução de custos e melhoria na celeridade dos atendimentos, e mais sã concorrência com menor dependência dos grandes grupos económicos da saúde”, consideram os representantes dos beneficiários.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

China constrói centro de quarentena em Hebei para quatro mil pessoas

Um centro de quarentena com capacidade para mais de quatro mil pessoas está a ser construído na cidade de Shijiazhuang, com 10 milhões de habitantes, na província de Hebei, afetada por um surto de covid-19. Imagens …

Especialistas preveem mais birras e frustrações nas crianças durante o novo confinamento

A falta das brincadeiras e da socialização, aliadas a um aumento da exposição aos ecrãs, podem originar mais birras, desentendimentos e frustrações das crianças e jovens que regressam a casa para um novo confinamento, asseguram …

Musk oferece prémio de 100 milhões por tecnologia para capturar carbono

Elon Musk lançou um novo desafio: O CEO da Tesla e da SpaceX vai oferecer um prémio de 100 milhões de dólares a quem projetar uma tecnologia eficaz de captura de carbono. Elon Musk sabe que, …

PSP multou 406 pessoas (e deteve 16) este fim de semana

A PSP deteve, durante o passado fim de semana, 16 pessoas e multou 406 por incumprimento do dever geral de recolhimento, num total de 621 operações de fiscalização. Dos detidos, “dez foram por desobediência ao …

SpaceX envia recorde de 143 satélites e cinzas humanas num único foguete

A SpaceX enviou no domingo um recorde de 143 satélites num único foguete, como parte do novo programa de carga partilhada entre empresas a um custo mais baixo, entre elas a funerária Celestis, que mandou …

Viagens de residentes caíram 84,8% para fora e 18,5% em Portugal no 3.º trimestre de 2020

As viagens turísticas de residentes em Portugal diminuíram 84,8% com destino ao estrangeiro e 18,5% em território nacional, no terceiro trimestre de 2020, em termos homólogos, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE). Segundo as …

Santander encerrou 60 balcões em 2020 e prevê fechar mais 30 até março

O Santander encerrou 60 balcões em 2020 e estima fechar mais cerca de 30 este trimestre, numa adaptação ao modelo de negócio que diz obrigatória para sobreviver. A Comissão Executiva do Santander, que assina a carta enviada …

Instituto Pasteur interrompe desenvolvimento de vacina

O Instituto Pasteur anunciou esta segunda-feira ter parado o desenvolvimento do seu principal projeto de vacina contra a covid-19, porque os primeiros ensaios demonstraram ser menos eficaz do que se esperava. Um outro agente francês, o …

Maduro anuncia "gotas milagrosas" 100% eficazes contra a covid-19

Este domingo, o Presidente venezuelano Nicolás Maduro apresentou um suposto medicamento desenvolvido no país que descreveu como "gotas milagrosas", 100% eficazes contra a covid-19. O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, apresentou este domingo umas gotas que …

Associação de Juízes pede urgência na aprovação de lei sobre suspensão de prazos processuais

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) pediu esta segunda-feira ao Governo e ao parlamento a "maior urgência" na aprovação da proposta de lei que determina a suspensão dos prazos nos processos judiciais não urgentes. Segundo …