Novas armas electromagnéticas chinesas cegam equipamento inimigo

Nos últimos tempos, tem aumentado a quantidade de notícias na imprensa chinesa e estrangeira sobre os êxitos da China no desenvolvimento de armas EMP, baseadas no uso do efeito do pulso electromagnético. A China está a desafiar seriamente o avanço dos EUA no assunto.

Tendo em consideração a tendência geral do programa militar chinês, parece podermos supor que as armas EMP sejam uma das áreas prioritárias dos actuais projectos militares da China.

O pensamento militar chinês parte do princípio de que um provável confronto militar do futuro irá decorrer com grande recurso a tecnologias de informação.

Na perspectiva chinesa, o potencial adversário terá provavelmente, por um lado, supremacia informativa sobre o exército chinês – mas por outro lado, irá depender mais que os chineses das tecnologias de informação.

Os esforços da China visam sobretudo retirar ao inimigo essa supremacia informativa logo na fase inicial de um conflito. Para atingir esse objetivo, estão a desenvolver vários programas em larga escala e de grande orçamento

A China possui já o maior programa mundial de criação de armas anti-satélite.

Está também em desenvolvimento criação de capacidades técnicas para a execução de ataques informáticos contra redes informáticas inimigas.

E uma grande atenção está a ser dedicada ao aperfeiçoamento dos meios de guerra radio-eletrónica, no âmbito da qual o desenvolvimento de uma arma EMP será mais um elemento importante na guerra de informação.

Guerra electro-magnética

A Rússia está também a dedicar uma grande atenção ao desenvolvimento de armas EMP, mas a informação pública sobre o tema é escassa.

Segundo a Sputniknews, alguns meios de comunicação referiram o sistema Alabuta,  um gerador de pulsos eletromagnéticos transportado até ao alvo por um míssil.

Ao ser acionado sobre o alvo, a uma altitude de 300 metros, o Alabuta inutiliza todos os sistemas electrónicos num raio de 3,5 quilómetros.

No caso da China, é provável que os portadores dos geradores de pulsos eletro-magnéticos sejam igualmente mísseis balísticos de médio alcance.

A importância destes sistemas está a aumentar, agora que os elementos do sistema norte-americano de defesa anti-mísseis estão cada vez mais próximos das fronteiras chinesas.

Objectivos estratégicos

Os prováveis alvos prioritários das armas EMP serão os centros de comando dos sistemas de defesa antiaérea e antimísseis do Japão e de Taiwan.

A neutralização destes centros de comando permitiria ao exército chinês usar com máxima eficácia o seu considerável arsenal de mísseis balísticos e de cruzeiro, para atingir objectivos vitais da infra-estrutura de transportes, aeroportos e baterias antiaéreas.

O resultado pretendido é a conquista da supremacia aérea por parte dos chineses na fase inicial de um conflito, assim como  impedir a deslocação de forças militares adicionais dos EUA para a região do Pacífico ocidental.

No caso de a China vir a desenvolver sistemas funcionais de armas EMP, a capacidade de reacção rápida dos EUA a crises na Ásia Oriental será posta em questão.

Na prática, para manter as suas posições na região, os EUA teriam que aumentar consideravelmente a sua presença militar permanente e investir meios consideráveis na criação de uma infra-estrutura protegida, que possa garantir a eficiência de suas tropas.

Como os EUA mantêm já forças e recursos consideráveis na Europa Oriental e no Médio Oriente, Washington poderá ter dificuldades sérias para disponibilizar os meios necessários para suportar tal presença na Ásia também.

Sputnik

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Já se sabe quem lutou nas antigas batalhas gregas de Hímera

Cientistas descobriram - com mais precisão - quem lutou nas antigas batalhas gregas de Hímera, que opuseram os gregos aos cartagineses. Uma equipa de investigadores analisou a composição química do esmalte dentário de 62 soldados que …

Ana Gomes acusa Marcelo de "respaldar" Sissoco Embaló, um "serventuário do terrorista Khadaffi"

O Presidente da República inicia, esta segunda-feira, uma visita à Guiné-Bissau. Ana Gomes critica Marcelo Rebelo de Sousa por "respaldar" Umaro Sissoco Embaló, Presidente guineense. Com esta visita, Marcelo Rebelo de Sousa vai "respaldar" Umaro Sissoco …

20 anos depois, o campeão improvável é um dos aflitos (com muitos "anticorpos" pelo meio)

O Boavista conquistou o seu único título de campeão da I Liga portuguesa de futebol há 20 anos. Duas décadas depois, os tempos são bem diferentes e os axadrezados lutam para fugir à despromoção. O Boavista …

Cavaco entrou em choque com Rio. Reforma das Forças Armadas vai a debate (e deve passar)

Esta terça-feira, chega à Assembleia da República a reforma das Forças Armadas, que será debatida em plenário e tem, à partida, aprovação garantida. No domingo, Aníbal Cavaco Silva veio a público dizer que seria "chocante" ver …

Abacates contêm substância que pode ajudar a combater a leucemia

Um composto presente no abacate pode, em última análise, oferecer uma rota para um melhor tratamento da leucemia, refere um novo estudo da Universidade de Guelph. O composto tem como alvo uma enzima que os cientistas …

"Cumplicidade criminosa." Erdogan acusa Biden de ter sangue nas mãos

Durante décadas, Israel contou com os Estados Unidos como escudo diplomático. Agora, o apoio inabalável do país parece cada vez mais precário, com Joe Biden a ser alvo de críticas. O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, …

Aumenta pressão para cessar-fogo após novos bombardeamentos em Gaza

A comunidade internacional apela a que haja um cessar-fogo, mas continuam os ataques dos dois lados sem que se vislumbre um sinal de tréguas. Segundo a Al Jazeera, registaram-se dezenas de bombardeamentos israelitas contra Gaza já …

Maioria de direita na mira. André Ventura pede reunião a Rui Rio

O líder do Chega, André Ventura, vai pedir uma reunião ao presidente do PSD, Rui Rio, para "analisar os cenários prováveis de uma construção de uma maioria de direita" que tire o PS do poder. A …

Porcos e roedores podem respirar pelo rabo (e esta pode ser uma descoberta muito importante)

Um novo estudo revela que os porcos e roedores também conseguem respirar através do rabo, o que pode ser, na verdade, uma boa notícia para nós, humanos. De acordo com o site Live Science, um grupo …

O mistério das gotículas pontiagudas foi finalmente resolvido

Um determinado tipo de gotículas de óleo muda de forma quando são arrefecidas e encolhidas, passando de esféricas a icosaédricas para hexagonais planas. Duas teorias tentaram explicar o fenómeno, mas não conseguiram. Uma equipa de cientistas …