Nova Zelândia proíbe uso de sacos de plástico a partir desta segunda-feira

A Nova Zelândia começou esta segunda-feira a implementar um novo regulamento que proíbe os comerciantes em todo o país de distribuir aos seus clientes sacos de plástico, estando previstas pesadas multas para os incumpridores.

“Nós, neozelandeses, estamos orgulhosos da reputação ecológica do nosso país. A proibição de sacos de plástico de uso único é um passo para resolver o problema dos resíduos na Nova Zelândia”, disse a ministra do Meio Ambiente, Eugenie Sage, em comunicado.

A lei, aprovada em 2018, prevê multas de mais de 59 mil euros para os estabelecimentos que não cumpram.

Eugénie Sage pediu à população que use sacos reutilizáveis, salientando que a medida ajudará a proteger e manter o meio ambiente limpo. A ministra disse também que todos estão a trabalhar para melhorar o sistema de recolha de lixo e a sua posterior reciclagem. “As leis governamentais e as ações individuais marcam a diferença”, disse Eugenie Sage.

De acordo com uma pesquisa do ministério do Meio Ambiente, 91% dos neozelandeses sempre ou quase sempre utilizam os seus próprios sacos reutilizáveis.

Vários países e estados introduziram proibições ou restrições à utilização de sacos plásticos descartáveis, incluindo França, Bélgica, China, Hawai e Califórnia. No domingo, 23 de junho, entrou oficialmente em vigor a lei que proíbe o uso de plásticos de utilização única como sacos, palhinhas e polistireno em Bali, na Indonésia. Também o Canadá já anunciou que proibirá os plásticos de utilização única até 2021.

Cada vez mais, as nações do Sudeste Asiático estão a lutar para não se tornarem uma lixeira para os países mais ricos, depois de a China ter barrado a importação de sucata de plástico no ano passado.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Esta epidemia mundial em que vem encolhendo o cérebro de muitos transformados já em humanoídes, vem enchendo o saco com sacos plásticos, para entenderem melhor basta observarem o que faz a falta de cultura, que a certa altura vem deixar a ignorância sempre de saco cheio!

RESPONDER

Chefe do Governo Hong Kong revela ter "pilhas de dinheiro" em casa por causa das sanções norte-americanas

A chefe do Governo de Hong Kong, Carrie Lam, revelou esta semana ter "pilhas de dinheiro" em casa por causa das sanções norte-americanas. Em declarações à International Business Channel, a líder do Executivo de Hong Kong …

António Mexia e Manso Neto vão deixar gestão da EDP

Os presidentes executivos da EDP e da EDP Renováveis, António Mexia e Manso Neto, ambos suspensos de funções, manifestaram-se indisponíveis para voltar a integrar os órgãos sociais do grupo num novo mandato. Em comunicado à Comissão …

João Ferreira desafia Marcelo a assumir candidatura "o quanto antes"

  João Ferreira, candidato comunista às presidenciais, acredita, como os "todos" os portugueses, que Marcelo Rebelo de Sousa será recandidato, mas desafiou-o esta segunda-feira a dizê-lo "quanto antes", por "uma questão de transparência". “Já todos perceberam o …

Irão. Líder Supremo pede punição pela morte de cientista que liderou programa nuclear

O líder supremo do Irão, o Ayatollah Ali Khamenei, exigiu no sábado punição pela morte do cientista Mohsen Fakhrizadeh, que liderou o programa nuclear de Teerão, enquanto a República Islâmica culpa Israel pelo assassinato. Israel, há muito …

Portugal é o país da UE mais próximo de atingir metas climáticas para 2030

Portugal é o país da União Europeia (UE) mais perto de atingir as suas metas climáticas de redução de emissões até 2030, relativamente aos níveis de 2005, segundo um relatório esta segunda-feira publicado pela Comissão …

Novos casos aumentam mais de 50% em oito concelhos do Norte

O número de novos casos de infeção no Norte aumentou mais de 50% em oito concelhos da região, seis dos quais no distrito de Vila Real e dois em Bragança, segundo o relatório da Administração …

União Europeia convida Joe Biden para cimeira presencial durante presidência portuguesa em 2021

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, convidou o Presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, para uma cimeira presencial no primeiro semestre de 2021, durante a presidência portuguesa da União Europeia. Fontes europeias informaram que …

Maior controlo nas fronteiras não foi eficaz para conter o vírus, diz Cabrita

O ministro da Administração Interna considerou esta segunda-feira que o maior controlo nas fronteiras internas do espaço Schengen, durante os primeiros meses da pandemia, não foi eficaz para conter o novo coronavírus. “Ao nível das fronteiras …

Hospitais de Coimbra estão "muito próximos" do limite de capacidade

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) está "muito próximo do limite de capacidade" de resposta à covid-19, devido à falta de recursos humanos, disse esta segunda-feira o presidente do conselho de administração da …

Médico de Maradona apresenta-se voluntariamente às autoridades judiciais

O médico Leopoldo Luque apresentou-se esta segunda-feira voluntariamente às autoridades judiciais para explicar as circunstâncias em que ocorreu a morte do ex-futebolista Diego Maradona, depois de a sua casa e o seu consultório terem sido …