Canadá vai proibir plásticos de utilização única até 2021

O Canadá proibirá os plásticos de utilização única até 2021, anunciou o primeiro-ministro Justin Trudeau na segunda-feira, declarando que é um “desafio global” eliminar as garrafas, as palhinhas e sacos que poluem os oceanos.

“Estou muito feliz em anunciar que já em 2021 o Canadá proibirá os plásticos de uso único de costa a costa”, disse, argumentando que o Canadá tem uma hipótese única de lutar contra a poluição por plástico, visto ser o país com o maior costa, noticiou o Raw Story.

De acordo com a Time, plásticos de uso único – como sacos, palhinhas e talheres – serão proibidos no país, que descarta cerca de três milhões de toneladas de resíduos plásticos por ano, como avançou o gabinete do primeiro-ministro em comunicado. A iniciativa incluirá metas para empresas que fabricam ou vendem produtos de plástico.

“Esse é um problema que simplesmente não podemos ignorar”, lê-se na nota informativa, onde é referido que, no país, menos de 10% dos plásticos são atualmente reciclados.

Todos os anos, um milhão de aves e mais de 100 mil mamíferos marinhos em todo o mundo sofrem ferimentos ou morrem ao ficarem presos ou ao ingerirem plástico através da cadeia alimentar.

“Todos já ouviram as histórias e viram as fotos. E, para ser honesto, como pai, é difícil tentar explicar aos meus filhos”, indicou o primeiro-ministro.

“Como se explica as baleias mortas nas praias de todo o mundo, os seus estômagos cheios de sacos plásticos? Como eu digo a eles [aos filhos] que, contra todas as probabilidades, que pode se encontrar plástico no ponto mais profundo do Oceano Pacífico?”, continuou.

O Canadá segue os passos de uma série de outros países que também estabeleceram metas para proibir os plásticos de uso único nos próximos anos. Em março, a União Europeia votou pela proibição, até 2021, de palhinhas, recipientes para alimentos e cotonetes, entre outros plásticos. Em 2018, a Índia prometeu eliminar todo o plástico de uso único no país até 2022.

O anúncio da Justin Trudeau surgiu depois que a Malásia e as Filipinas anunciaram os seus planos para enviar toneladas de resíduos não recicláveis ​​de volta para os países de origem, incluindo o Canadá.

Cada vez mais, as nações do Sudeste Asiático estão a lutar para não se tornarem uma lixeira para os países mais ricos, depois que a China barrou a importação de sucata de plástico no ano passado.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Proibição de circulação. Governo rejeita ter "vários pesos e várias medidas"

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, rejeitou esta terça-feira que o Governo tenha “vários pesos e várias medidas” tendo em conta as exceções à circulação dos cidadãos entre concelhos entre 30 de outubro e …

Pfizer pode ter vacina ainda neste ano. Guterres exige que esteja “disponível e acessível” para todos

A farmacêutica Pfizer está otimista em relação à perspetiva de fornecer uma vacina contra a covid-19 ainda em 2020. O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, exigiu que esteja “disponível” e “acessível” para todos. Albert Bourla, …

Nem um carro consegue esmagar este besouro indestrutível

O diabólico besouro de ferro tem um dos mais resistentes exoesqueletos naturais. A forma como este animal consegue sobreviver pode inspirar o desenvolvimento de novos materiais com a mesma dureza. Engenheiros da Universidade da Califórnia e …

OSIRIS-REx recolheu demasiadas amostras do Bennu (e está a perder parte delas)

A NASA revelou que a sonda OSIRIS-REx conseguiu recolher uma grande amostra de partículas do asteróide Bennu - tanto material que fez com que a tampa do compartimento não fechasse corretamente. Na semana passada, a sonda …

Cientistas captam atmosfera de um extraordinário exoplaneta que não deveria existir

Uma equipa de cientistas da Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, captou a atmosfera de um exoplaneta "que não deveria existir" ao analisar dados do telescópio TESS da agência espacial norte-americana (NASA). O planeta em causa …

Refrigerantes light causam o mesmo risco de doenças cardíacas que bebidas normais

Um novo estudo da Universidade Sorbonne, em Paris, descobriu que bebidas adoçadas artificialmente - como as light, diet e zero - podem ser tão prejudiciais para o coração quanto os refrigerantes normais. Os investigadores, que acompanharam …

“Monstro patológico”. Documento revela que Henrique VIII planeou decapitação de Ana Bolena

Uma equipa de investigadores encontrou um livro que contém instruções específicas do rei Henrique VIII que mostram que o monarca queria que a sua segunda esposa, Ana Bolena, fosse executada. Neste documento, o rei Henrique VIII …

Robô humanóide sem cabeça empilha e carrega caixas (e já está à venda)

A fabricante de robôs Agility construiu um robô humanóide bípede chamado Digit, que consegue carregar caixas e que está a ser vendido por 250 mil dólares. De acordo com o TechXplore, o robô Digit foi projetado …

Porto 2-0 Olympiacos | Chama do “dragão” trava gregos

O FC Porto venceu na noite desta terça-feira o Olympiacos por 2-0, numa partida relativa à segunda jornada do Grupo C da Liga dos Campeões, sob o olhar dos cerca de 3750 adeptos que se …

Antigos maias construíram filtros de água sofisticados (capazes de funcionar nos dias de hoje)

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Cincinnati (UC), os antigos maias da cidade de Tikal construíram sofisticados filtros de água através do uso de materiais naturais importados. Os investigadores da UC descobriram evidências de …