Canadá vai proibir plásticos de utilização única até 2021

O Canadá proibirá os plásticos de utilização única até 2021, anunciou o primeiro-ministro Justin Trudeau na segunda-feira, declarando que é um “desafio global” eliminar as garrafas, as palhinhas e sacos que poluem os oceanos.

“Estou muito feliz em anunciar que já em 2021 o Canadá proibirá os plásticos de uso único de costa a costa”, disse, argumentando que o Canadá tem uma hipótese única de lutar contra a poluição por plástico, visto ser o país com o maior costa, noticiou o Raw Story.

De acordo com a Time, plásticos de uso único – como sacos, palhinhas e talheres – serão proibidos no país, que descarta cerca de três milhões de toneladas de resíduos plásticos por ano, como avançou o gabinete do primeiro-ministro em comunicado. A iniciativa incluirá metas para empresas que fabricam ou vendem produtos de plástico.

“Esse é um problema que simplesmente não podemos ignorar”, lê-se na nota informativa, onde é referido que, no país, menos de 10% dos plásticos são atualmente reciclados.

Todos os anos, um milhão de aves e mais de 100 mil mamíferos marinhos em todo o mundo sofrem ferimentos ou morrem ao ficarem presos ou ao ingerirem plástico através da cadeia alimentar.

“Todos já ouviram as histórias e viram as fotos. E, para ser honesto, como pai, é difícil tentar explicar aos meus filhos”, indicou o primeiro-ministro.

“Como se explica as baleias mortas nas praias de todo o mundo, os seus estômagos cheios de sacos plásticos? Como eu digo a eles [aos filhos] que, contra todas as probabilidades, que pode se encontrar plástico no ponto mais profundo do Oceano Pacífico?”, continuou.

O Canadá segue os passos de uma série de outros países que também estabeleceram metas para proibir os plásticos de uso único nos próximos anos. Em março, a União Europeia votou pela proibição, até 2021, de palhinhas, recipientes para alimentos e cotonetes, entre outros plásticos. Em 2018, a Índia prometeu eliminar todo o plástico de uso único no país até 2022.

O anúncio da Justin Trudeau surgiu depois que a Malásia e as Filipinas anunciaram os seus planos para enviar toneladas de resíduos não recicláveis ​​de volta para os países de origem, incluindo o Canadá.

Cada vez mais, as nações do Sudeste Asiático estão a lutar para não se tornarem uma lixeira para os países mais ricos, depois que a China barrou a importação de sucata de plástico no ano passado.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Chega "indica" Joana Marques Vidal para conselho de ética parlamentar

O Chega propôs na sexta-feira a criação de um conselho de ética parlamentar, presidido pela ex-procuradora-geral da República (PGR), Joana Marques Vida. Numa nota enviada à agência Lusa, o Chega justificou esta iniciativa pelo facto de …

Miranda do Corvo decreta três dias de luto municipal por morte de bombeiro

A Câmara de Mirando do Corvo decretou três dias de luto municipal em memória do bombeiro da corporação de voluntários da vila José Augusto Dias Fernandes, que morreu no sábado, durante o combate a um …

Bill Gates pede que medicamento para a covid-19 vá para os mais necessitados (e não para o "maior apostador")

O co-fundador da Microsoft Bill Gates pediu esta semana que os medicamentos e uma eventual vacina que possa surgir para a covid-19 sejam disponibilizados para quem mais precisa, e não para o "maior apostador". Citado pela …

Dois (ou três) jogadores do Flamengo podem chegar ao Benfica à boleia de Jesus

Os jogadores do Flamengo Gerson e Bruno Henrique podem chegar ao Benfica à boleia de Jorge Jesus, que tem sido apontado à Luz para suceder a Bruno Lage. Apesar de já se ter noticiado a …

Ensino Superior tem 2.370 vagas para alunos do profissional

O próximo ano letivo terá 2.370 vagas no Ensino Superior direcionadas para alunos do ensino profissional, avança o jornal Público este sábado, detalhando que, ao todo, 456 licenciaturas. As vagas em causa fazem parte do …

Horta Osório não exclui regresso a Portugal (e trabalhar fora da banca)

António Horta Osório, que em breve vai deixar a presidência executiva do banco britânico Lloyds, não exclui um regresso a Portugal no seu futuro profissional. “O meu futuro profissional [pós-Lloyds] está totalmente em aberto e …

Parede de estação de comboio na Polónia escondia carta escrita por trabalhadores forçados da 2ª Guerra

Uma carta escrita por dois trabalhadores forçados durante a II Guerra Mundial foi encontrada dentro de uma garrafa escondida na estação de comboios de Nowe Skalmierzyce, um cidade na Polónia. A carta foi descoberta por trabalhadores durante …

No século XVIII, um em cada cinco londrinos tinha contraído sífilis até aos seus 35 anos

Há 250 anos, pelo menos um em cada cinco londrinos tinha contraído "a varíola" (sífilis), causada pela bactéria Treponema pallidum, até aos seus 35 anos. Este estudo, com base em registos de internação, relatórios de inspeção e …

Cofre de antigo caçador de vampiros vai a leilão no Reino Unido. Está repleto de objetos

O cofre de um caçador de vampiros do século XIX vai ser leiloado em Dervyshire, no Reino Unido, informou a leiloeira Hansons. Em causa está uma caixa antiga, forrada a seda vermelha e decorada com …

Bombeiro morre no combate a um incêndio na Serra da Lousã

Um bombeiro morreu este sábado durante o combate a um incêndio na Serra da Lousã, disse à agência Lusa o presidente da Câmara da Lousã, Luís Antunes. O autarca desconhece as circunstâncias em que ocorreu a …