/

Canadá vai proibir plásticos de utilização única até 2021

O Canadá proibirá os plásticos de utilização única até 2021, anunciou o primeiro-ministro Justin Trudeau na segunda-feira, declarando que é um “desafio global” eliminar as garrafas, as palhinhas e sacos que poluem os oceanos.

“Estou muito feliz em anunciar que já em 2021 o Canadá proibirá os plásticos de uso único de costa a costa”, disse, argumentando que o Canadá tem uma hipótese única de lutar contra a poluição por plástico, visto ser o país com o maior costa, noticiou o Raw Story.

De acordo com a Time, plásticos de uso único – como sacos, palhinhas e talheres – serão proibidos no país, que descarta cerca de três milhões de toneladas de resíduos plásticos por ano, como avançou o gabinete do primeiro-ministro em comunicado. A iniciativa incluirá metas para empresas que fabricam ou vendem produtos de plástico.

“Esse é um problema que simplesmente não podemos ignorar”, lê-se na nota informativa, onde é referido que, no país, menos de 10% dos plásticos são atualmente reciclados.

Todos os anos, um milhão de aves e mais de 100 mil mamíferos marinhos em todo o mundo sofrem ferimentos ou morrem ao ficarem presos ou ao ingerirem plástico através da cadeia alimentar.

“Todos já ouviram as histórias e viram as fotos. E, para ser honesto, como pai, é difícil tentar explicar aos meus filhos”, indicou o primeiro-ministro.

“Como se explica as baleias mortas nas praias de todo o mundo, os seus estômagos cheios de sacos plásticos? Como eu digo a eles [aos filhos] que, contra todas as probabilidades, que pode se encontrar plástico no ponto mais profundo do Oceano Pacífico?”, continuou.

O Canadá segue os passos de uma série de outros países que também estabeleceram metas para proibir os plásticos de uso único nos próximos anos. Em março, a União Europeia votou pela proibição, até 2021, de palhinhas, recipientes para alimentos e cotonetes, entre outros plásticos. Em 2018, a Índia prometeu eliminar todo o plástico de uso único no país até 2022.

O anúncio da Justin Trudeau surgiu depois que a Malásia e as Filipinas anunciaram os seus planos para enviar toneladas de resíduos não recicláveis ​​de volta para os países de origem, incluindo o Canadá.

Cada vez mais, as nações do Sudeste Asiático estão a lutar para não se tornarem uma lixeira para os países mais ricos, depois que a China barrou a importação de sucata de plástico no ano passado.

TP, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.