Canadá vai proibir plásticos de utilização única até 2021

O Canadá proibirá os plásticos de utilização única até 2021, anunciou o primeiro-ministro Justin Trudeau na segunda-feira, declarando que é um “desafio global” eliminar as garrafas, as palhinhas e sacos que poluem os oceanos.

“Estou muito feliz em anunciar que já em 2021 o Canadá proibirá os plásticos de uso único de costa a costa”, disse, argumentando que o Canadá tem uma hipótese única de lutar contra a poluição por plástico, visto ser o país com o maior costa, noticiou o Raw Story.

De acordo com a Time, plásticos de uso único – como sacos, palhinhas e talheres – serão proibidos no país, que descarta cerca de três milhões de toneladas de resíduos plásticos por ano, como avançou o gabinete do primeiro-ministro em comunicado. A iniciativa incluirá metas para empresas que fabricam ou vendem produtos de plástico.

“Esse é um problema que simplesmente não podemos ignorar”, lê-se na nota informativa, onde é referido que, no país, menos de 10% dos plásticos são atualmente reciclados.

Todos os anos, um milhão de aves e mais de 100 mil mamíferos marinhos em todo o mundo sofrem ferimentos ou morrem ao ficarem presos ou ao ingerirem plástico através da cadeia alimentar.

“Todos já ouviram as histórias e viram as fotos. E, para ser honesto, como pai, é difícil tentar explicar aos meus filhos”, indicou o primeiro-ministro.

“Como se explica as baleias mortas nas praias de todo o mundo, os seus estômagos cheios de sacos plásticos? Como eu digo a eles [aos filhos] que, contra todas as probabilidades, que pode se encontrar plástico no ponto mais profundo do Oceano Pacífico?”, continuou.

O Canadá segue os passos de uma série de outros países que também estabeleceram metas para proibir os plásticos de uso único nos próximos anos. Em março, a União Europeia votou pela proibição, até 2021, de palhinhas, recipientes para alimentos e cotonetes, entre outros plásticos. Em 2018, a Índia prometeu eliminar todo o plástico de uso único no país até 2022.

O anúncio da Justin Trudeau surgiu depois que a Malásia e as Filipinas anunciaram os seus planos para enviar toneladas de resíduos não recicláveis ​​de volta para os países de origem, incluindo o Canadá.

Cada vez mais, as nações do Sudeste Asiático estão a lutar para não se tornarem uma lixeira para os países mais ricos, depois que a China barrou a importação de sucata de plástico no ano passado.

Taísa Pagno TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Enquanto Flamengo afasta regresso de Jorge Jesus, o "Galo" vem ao ataque

O treinador benfiquista afasta o cenário de uma saída precoce do Estádio da Luz. O Flamengo rejeita o regresso de Jorge Jesus, enquanto o Atlético Mineiro manifesta o seu interesse. Jorge Jesus foi categórico: "Não vou …

"Ihor gritava como um cão atropelado". Seguranças contam nova versão em tribunal

O segurança Manuel Correia testemunhou esta quarta-feira que “ouviu gritos” de Ihor Homeniuk vindos de uma sala do SEF no aeroporto de Lisboa e que encontrou um dos inspetores com um pé em cima da …

Dos pés de Cancelo para a cabeça de Bernardo Silva. City ganha na Champions com um golo 100% português

Os internacionais portugueses João Cancelo e Bernardo Silva foram fundamentais para a vitória do Manchester City sobre o Borussia Monchengladbach (2-0), na primeira mão dos oitavos da Liga dos Campeões, com ação direta nos dois …

"População não interiorizou a gravidade da situação". Depois de Siza, Cabrita aponta o dedo aos portugueses

Num relatório sobre a aplicação do decreto do estado de emergência na segunda quinzena de janeiro, Eduardo Cabrita justifica o fecho das escolas e o fim das vendas ao postigo, culpando a população pelas decisões …

Esta época há menos 500 clubes. "É o drama absoluto", diz presidente da FPF

Esta época há menos 500 clubes em comparação com a temporada transata. O presidente da FPF, Fernando Gomes, classifica a situação de "drama absoluto". A pandemia de covid-19 e a consequente interrupção das competições foi um …

Psicólogos no recrutamento e mudanças na formação. IGAI quer acabar com discriminação na polícia

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) quer envolver psicólogos no processo de recrutamento de novos polícias e rever os currículos de formação para acabar com práticas discriminatórias nas forças de segurança. As alterações no processo de …

Coleção de joias da era Viking é encontrada na Ilha de Man. É "excecionalmente rara"

Uma coleção de joias da era Viking foi encontrada na Ilha de Man, entre Inglaterra e a Irlanda, em novembro de 2020 e foi agora classificada como tesouro. Os especialistas acreditam que os artefactos, descobertos …

“As brasileiras são mercadoria". Professor da UP suspenso por comentários machistas e xenófobos nas aulas

Após uma denúncia que reuniu assinaturas de mais de uma centena de alunas, o professor auxiliar Pedro Cosme da Costa Vieira foi suspenso pelo período máximo de 90 dias, da Faculdade de Economia da Universidade …

Houve buzinão na Luz (mas sem "carinho"). Jesus culpa covid-19 pela crise do Benfica

Algumas dezenas de adeptos protestaram junto ao Estádio da Luz com um buzinão, entre gritos de "Rua Vieira" devido aos maus resultados do Benfica. Antes disso, Jorge Jesus tinha apelado a um "buzinão de carinho" …

Marcelo remete diretamente para o Governo limites ao ruído nos prédios

O chefe de Estado incluiu o detalhe "decreto-lei do Governo", no novo decreto para a renovação do estado de emergência, para permitir que o Executivo limite o ruído nos prédios. No último decreto que executou o …