França é o primeiro país do mundo a banir copos, pratos e talheres de plástico

O país prepara-se para dizer adeus aos copos, pratos e talheres de plástico a partir de 2020, depois de uma proposta aprovada pelo Governo francês.

França vai ser o primeiro país do mundo a banir utensílios de plástico, tais como copos, pratos e talheres, avança o The Telegraph.

A medida, aprovada recentemente pelo Governo francês, vai entrar em vigor em 2020 e só vê como exceção os produtos feitos totalmente a partir de materiais biológicos.

Esta proibição faz parte do programa “Energy Transition for Green Growth Act”, o mesmo que, em julho passado, também baniu os sacos de plástico.

No entanto, e como seria de esperar, nem todos ficaram contentes com esta nova legislação francesa, principalmente os produtores dessas embalagens.

A nova medida enfrenta, por exemplo, a revolta da Pack2Go Europe, uma organização sediada em Bruxelas que representa esses fabricantes.

“Queremos a atenção da Comissão Europeia para que faça a coisa certa e tome medidas legais contra a França por infringir a lei europeia”, afirmou Eamonn Bates, secretário-geral do grupo.

Bates argumenta ainda que não há provas de que o material feito de forma biológica tenha menos impacto do que os produtos de plástico.

Além disso, o representante considera que essas embalagens podem agravar ainda mais o fenómeno da poluição, já que as pessoas podem pensar que não têm necessariamente de as deitar nos locais apropriados, pelo facto de serem biodegradáveis.

Segundo o The Washington Post, a nova medida também não reúne consenso dentro do próprio país e um desses casos é Segolene Royal.

Royal considera que esta lei pode afetar as famílias carenciadas que usam este tipo de materiais descartáveis para economizar dinheiro.

Mesmo assim, o Presidente François Hollande declarou que a mudança é parte de um esforço para que a “França seja um exemplo em termos de redução da emissão de gases do efeito de estufa, diversificando o seu modelo energético e aumentando o uso de fontes de energia renováveis”.

ZAP / Hypeness

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. A Sr.a Segolene Royal pode enfiar o seu argumento idiota e infundado no seu “royal” cagueiro!
    Então minha besta uma família pobre que não tem dinheiro pra comprar talheres e pratos em condições (que se vendem à unidade) já tem pra comprar descartáveis e estar sempre a mandá-los pro lixo! BESTA BURRA, nem pra argumentar prestas.
    Quando não havia plástico (sabias que houve tempos em que o plaástico não existia!?? ahhh pois é…) como é que os pobres comiam??? Se calhar não comiam!?! Parva.

  2. Argumento com grande profundidade: “afetar as famílias carenciadas”.
    Sim porque as famílias carenciadas vão estar sempre a comprar e a deitar fora. Ridículo.
    Viva os lobbies.

    Caso não saiba os plásticos em contacto com comida que ingerimos, independentemente de se considerar “seguro”, intoxica e inflama o organismo.
    Viva os lobbies!! Abaixo o bem público!! Cambada de merdantosos.

RESPONDER

Físicos já conseguem espreitar o gato de Schrödinger sem o matar

Pode haver uma forma de espreitar o gato de Schrödinger - a famosa experiência mental baseada em felinos que descreve o comportamento misterioso das partículas subatómicas - sem matar permanentemente o animal hipotético. O gato de …

Acesso à Internet deve ser considerado direito humano básico

Uma nova investigação, levada a cabo pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido, concluiu que acesso à Internet deve ser um direito humano básico, pois significa a capacidade participar na vida pública. Merten Reglitz, professor de …

Fórmula 1 quer atingir emissões zero de CO2 até 2030

A Fórmula 1 pretende reduzir a zero as emissões de CO2 até 2030, com base num plano que pretende “pôr em marcha de imediato”, anunciou esta terça-feira a Federação Internacional do Automóvel (FIA). O plano divulgado …

A Tesla vai lançar a sua misteriosa pickup “cyberpunk” elétrica ainda este mês

A nova Tesla Cybetruck já tem data de lançamento após um longo tempo de espera. O fundador da empresa, Elon Musk, anunciou que a carrinha "pickup" será revelada no dia 21 de novembro. O anúncio foi …

Asteróide "potencialmente perigoso" aproxima-se da Terra esta quarta-feira

Um asteróide com 147 metros de diâmetro, caracterizado pela NASA como "potencialmente perigoso" vai aproximar-se da Terra esta quarta-feira. Em causa está o corpo rochoso UN12 2019, explica a agência espacial norte-americana, dando conta que o …

Encontrado submarino da II Guerra Mundial que esteve perdido durante 75 anos (devido a um erro de tradução)

Uma equipa de exploradores oceânicos privada encontrou na costa do Japão um submarino do exército norte-americano do tempo da II Guerra Mundial, que estava desaparecido há 75 anos por causa de um erro num dígito …

Uma casa esteve a afundar-se no Tamisa para alertar para a subida do nível dos oceanos

No passado domingo, quem passou junto ao rio Tamisa, em Londres, não deverá ter ficado indiferente à típica casa dos subúrbios ingleses que se afundava perto da Tower Bridge. Felizmente, de acordo com a agência Reuters, …

A defesa de Lage é a melhor do Benfica em quase 30 anos

A defesa de Bruno Lage leva apenas quatro golos sofridos em 11 jornadas, o que faz dela a melhor defesa do campeonato e a melhor do Benfica desde a temporada de 1990/1991, escreve o jornal …

OE2020. “Não vamos para negociar”, esclarece Jerónimo de Sousa

O PCP vai reunir esta quarta-feira com o Governo com vista ao Orçamento de Estado para 2020. Jerónimo de Sousa esclareceu esta terça-feira que os comunistas não vão para negociar, sendo "manifestamente exagerado dizer que …

Benjamin "morreu" enquanto cumpria pena de prisão perpétua. Agora está vivo e quer a liberdade

Um norte-americano, de 66 anos, que cumpre pena de prisão perpétua por ter espancado um homem até à morte em 1996, pretendia ser libertado, uma vez que o seu coração parou por breves instantes. Em 1996, …