França é o primeiro país do mundo a banir copos, pratos e talheres de plástico

O país prepara-se para dizer adeus aos copos, pratos e talheres de plástico a partir de 2020, depois de uma proposta aprovada pelo Governo francês.

França vai ser o primeiro país do mundo a banir utensílios de plástico, tais como copos, pratos e talheres, avança o The Telegraph.

A medida, aprovada recentemente pelo Governo francês, vai entrar em vigor em 2020 e só vê como exceção os produtos feitos totalmente a partir de materiais biológicos.

Esta proibição faz parte do programa “Energy Transition for Green Growth Act”, o mesmo que, em julho passado, também baniu os sacos de plástico.

No entanto, e como seria de esperar, nem todos ficaram contentes com esta nova legislação francesa, principalmente os produtores dessas embalagens.

A nova medida enfrenta, por exemplo, a revolta da Pack2Go Europe, uma organização sediada em Bruxelas que representa esses fabricantes.

“Queremos a atenção da Comissão Europeia para que faça a coisa certa e tome medidas legais contra a França por infringir a lei europeia”, afirmou Eamonn Bates, secretário-geral do grupo.

Bates argumenta ainda que não há provas de que o material feito de forma biológica tenha menos impacto do que os produtos de plástico.

Além disso, o representante considera que essas embalagens podem agravar ainda mais o fenómeno da poluição, já que as pessoas podem pensar que não têm necessariamente de as deitar nos locais apropriados, pelo facto de serem biodegradáveis.

Segundo o The Washington Post, a nova medida também não reúne consenso dentro do próprio país e um desses casos é Segolene Royal.

Royal considera que esta lei pode afetar as famílias carenciadas que usam este tipo de materiais descartáveis para economizar dinheiro.

Mesmo assim, o Presidente François Hollande declarou que a mudança é parte de um esforço para que a “França seja um exemplo em termos de redução da emissão de gases do efeito de estufa, diversificando o seu modelo energético e aumentando o uso de fontes de energia renováveis”.

ZAP / Hypeness

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. A Sr.a Segolene Royal pode enfiar o seu argumento idiota e infundado no seu “royal” cagueiro!
    Então minha besta uma família pobre que não tem dinheiro pra comprar talheres e pratos em condições (que se vendem à unidade) já tem pra comprar descartáveis e estar sempre a mandá-los pro lixo! BESTA BURRA, nem pra argumentar prestas.
    Quando não havia plástico (sabias que houve tempos em que o plaástico não existia!?? ahhh pois é…) como é que os pobres comiam??? Se calhar não comiam!?! Parva.

  2. Argumento com grande profundidade: “afetar as famílias carenciadas”.
    Sim porque as famílias carenciadas vão estar sempre a comprar e a deitar fora. Ridículo.
    Viva os lobbies.

    Caso não saiba os plásticos em contacto com comida que ingerimos, independentemente de se considerar “seguro”, intoxica e inflama o organismo.
    Viva os lobbies!! Abaixo o bem público!! Cambada de merdantosos.

RESPONDER

Violência policial é uma das principais causas de morte de jovens negros nos EUA

A violência policial é uma das principais causas de morte entre jovens nos Estados Unidos, com os negros a terem 2,5 vezes mais hipóteses de serem mortos do que os homens brancos. O estudo, publicado este …

A Volocopter apresenta o seu táxi voador mais potente (e já andou no ar)

https://vimeo.com/355573555 Desde 2013 a Volocopter tem vindo a aprimorar o seu projeto de táxi voador. Desta vez, o design é mais redondo, mais simples e mais potente. O Volocopter é uma aeronave 100% elétrica que os criadores …

Israel desenvolve terapia à base de ecstasy para tratar stress pós-traumático

O Ministério da Saúde israelita desenvolveu uma terapia à base de MDMA - o componente ativo da metanfetamina popularmente conhecida como 'ecstasy' - para tratar pessoas que sofrem de stress pós-traumático resistente. Num entrevista sobre a …

Quaresma de saída do Besiktas. "Presidente não me quer na equipa"

Revelação feita pelo jogador, no Instagram: "Acabei de ser informado pelo presidente do clube que ele não quer que eu continue a jogar na equipa. Estou a tentar encontrar solução para o meu futuro". O internacional …

O Dr. House português diz que 90% dos médicos só fazem "fantochadas"

É conhecido como o Dr. House português, numa referência à série televisiva norte-americana, pela forma como faz diagnósticos certeiros. E Vítor Brotas que trabalha no Hospital dos Capuchos, em Lisboa, admite que é "um médico …

Homem morre após ataque de vespas asiáticas. É a segunda morte por picadas de insecto em 2 dias

Um homem de 79 anos de idade morreu nesta sexta-feira em Oliveira do Bairro, Aveiro, após ter sido atacado por vespas asiáticas. Dois dias antes, outro homem de 50 anos faleceu na região da Beira …

Polícia antimotim dispersa manifestantes em Hong Kong com gás lacrimogéneo

A polícia antimotim de Hong Kong carregou hoje com gás lacrimogéneo sobre manifestantes que tinham erigido uma barricada no bairro de Kwun Tong, no Este da antiga colónia britânica. Embora os protestos tenham decorrido de forma …

Eleições. CDU vai manter campanha clássica, mas dispensa o "lombo assado"

O chefe do maior partido da Coligação Democrática Unitária (CDU), que junta comunistas e ecologistas, assumiu enfado com carne assada nas jornadas e ações de esclarecimento pelo país, mas garante uma campanha eleitoral nos cânones …

Bloco quer mais funcionários públicos e quotas por raça nas universidades

O BE afirma, no programa eleitoral disponibilizado hoje na íntegra, que "é o partido que quer e pode impedir uma maioria absoluta", um resultado nas eleições legislativas que faria Portugal "voltar ao passado da arrogância …

Balas com defeito que encravam armas. PSP confirma, mas diz que não é um problema

A Polícia de Segurança Pública (PSP) confirma que estão a ser utilizadas algumas balas com defeito que até encravam as armas, nos treinos dos candidatos a agentes na Escola Prática de Polícia. Mas garante que …