Tribo neozelandesa pede a manifestantes anti-vacinas que deixem de usar haka

1

Uma tribo Māori, que reivindica o famoso haka “Ka Mate” como sua herança, pediu esta segunda-feira aos manifestantes anti-vacinação que deixem de utilizar a atuação tradicional neozelandesa para promover a sua mensagem.

De acordo com a CNN, manifestantes anti-vacinas realizaram o “Ka Mate” — um haka Māori criado por volta de 1820 por Te Rauparaha, líder de guerra da tribo Ngāti Toa — em vários protestos contra a vacinação e restrições pandémicas.

“Não apoiamos a posição e não queremos os nossos tupuna [ancestrais] ou iwi [tribo] associados às suas mensagens”, disse a tribo Ngati Toa, num comunicado.

“A nossa mensagem aos manifestantes que desejam utilizar o Ka Mate é para que utilizem um haka diferente. Não apoiamos o uso do Ka Mate para este fim”, continuam.

Embora existam muitas formas de haka criadas por diferentes tribos para vários usos e ocasiões, o “Ka Mate” é o mais conhecido porque tem sido realizado pelos All Blacks em partidas internacionais de râguebi durante décadas.

O famoso ritual envolve uma exibição assustadora de batidas rítmicas com os pés e cânticos, com os olhos revirados e a língua de fora.

A Nova Zelândia, que tem entre as mais baixas taxas de Covid-19 do mundo, tem lutado para combater a variante altamente infecciosa Delta do coronavírus este ano, forçando a primeira-ministra Jacinda Ardern a passar de uma estratégia de lockdowns para uma tentativa de viver com o vírus através de taxas de vacinação mais elevadas — o objetivo é vacinar 90% das pessoas elegíveis antes de acabar com os confinamentos.

Até agora, cerca de 81% da população elegível recebeu duas doses da vacina, mas Ardern disse esta segunda-feira que as autoridades sanitárias estão com dificuldade em chegar a alguns jovens Māori devido à desinformação sobre a vacinação.

“Não se trata apenas de uma questão de acesso. Estamos a tentar ultrapassar muito mais do que isso e, pelas conversas que tive com os fornecedores, essa é uma das coisas com que todos estamos a ter dificuldades”, disse Ardern à emissora estatal TVNZ, referindo-se à desinformação.

Desde 13 de novembro, 76% da população Māori recebeu uma dose de uma vacina, mas apenas 60% foram totalmente vacinados.

As autoridades reportaram 173 novos casos de Covid-19 na segunda-feira, elevando o número total de infeções da Nova Zelândia a mais de 8.500.

ZAP //

 

1 Comment

  1. Sei lá pela lógica e pelo que a gente aprende vendo com a história enfretar de baixo para cima nunca foi a solução entre os grandes os pequenos, porque quem dança sempre são os pequenos e os grandes sempre ganham

    Mas porque não usar o que eles tem pra cima deles mesmos?

    cortar de onde vem as informações, patrocionio, imagens, etc (hackers, ou contratar serviços deles)

    essa história de remediar de baixo pra cima sei lá.. acho que teria de ser o contrário de cima para baixo

    Usando o poder deles contra eles mesmo como a história pagã deles sobre a medusa se ficar cortando apenas pequenas serpentes elas voltam a crescer e se multiplicar, tem de ir na cabeça, não estou dizendo de usar violência, violência e divisão entre nós da população é justamente que eles querem para agilizar o processo de redução populacional,

    Assim ninguém se machuca, só ego e poderes deles sobre nós

    Se você é militar, juiz,etc ou tem conhecimentos ou poder de decisão, sejam justos (e se você se vendeu não é pra mim que terá prestar contas, então não aceite ordens descabidas seja de quem for) sabe muito que tem usar táticas e não querendo parar a bala com a testa.

    Isso não é hora de fortalecer o medo e sim da lógica e tática, todo mundo sabe que o diabo tem que correr porque o tempo curto está contra ele

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.