Nova versão de “O Rei Leão” é o filme de maior bilheteira da história da animação

De acordo com os dados disponibilizados hoje pelo portal Box Office Mojo, o ‘remake’ de O Rei Leão contabiliza já 1 337 milhões de dólares (1 191 milhões de euros), um valor que supera o recorde até agora detido pelo filme Frozen (2013), com 1 276 milhões de dólares (1137 milhões de euros).

As contas referem-se a valores absolutos de bilheteira e não levam em conta a variação do preços com o passar do tempo.

Este feito histórico surge cercado de alguma confusão, já que, em toda a campanha promocional do filme, a Disney tem evitado defini-lo como filme de animação, designando-o como um filme de “ação real”.

Esta estratégia pretende sublinhar a incrível tecnologia hiper-realista que o diretor Jon Favreau usou num filme que quase parece ser um documentário quando, na verdade, foi criado por computador a partir do nada.

Das centenas de planos que compõem o filme O Rei Leão, há apenas uma que não foi desenhada digitalmente: a imagem de uma aurora na savana africana com a qual a longa-metragem começa.

Só que agora, enquanto alguns sites especializados em cinema afirmam que O Rei Leão é o filme de animação de sempre, a Disney está a hesitar em fazer essa afirmação.

“A tecnologia é uma forma de magia. Para nós, tornar O Rei Leão tão interessante e visualmente interessante quanto possível, com todas essas tecnologias que as pessoas ainda não viram até agora, cria emoção”, disse à Efe o realizador, Jon Favreau, em julho.

No entanto, uma parte significativa da imprensa especializada criticou esta tecnologia hiper-realista por ter limitado a expressividade e encenação do filme, especialmente quando comparado com a imaginação visual do original O Rei Leão de 1994.

Categorias e discussões tecnológicas à parte, O Rei Leão é um dos grandes fenómenos cinematográficos de 2019 e, ao fim de apenas quatro semanas desde a estreia, já é o segundo campeão de bilheteira do ano.

À frente de O Rei Leão está apenas The Avengers: Endgame (2019), outra proposta da Disney e que recentemente se tornou, com 2 795,5 milhões de dólares, o filme de maior bilheteira de todos os tempos (sem contar a inflação), a superar os 2 789,7 milhões do Avatar (2009).

O novo O Rei Leão recria o confronto épico e emocionante entre o leão Simba e seu tio malvado Scar, e para a sua dobragem contou com artistas como Donald Glover, Beyoncé ou Chiwetel Ejiofor.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cinco funcionários da Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia

Cinco funcionários da produtora automóvel Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia, avança o The Washington Post. De acordo com o jornal norte-americano, foram cinco os colaboradores dispensados da …

"Qual o lugar mais seguro?". Costa compara infetados no Reino Unido e Algarve

O primeiro-ministro apresentou hoje uma tabela que mostra o Reino Unido muito acima do Algarve em número de infetados com covid-19 por cem mil habitantes e pergunta qual o lugar mais seguro para umas férias …

Azul anuncia venda de 6% da TAP ao Estado por 10 milhões de euros

A companhia aérea brasileira Azul, de David Neeleman, anunciou hoje a venda de 6% da TAP, no âmbito do acordo anunciado esta quinta-feira entre o Estado e os acionistas privados, que “garante a continuação” da …

NASA cria dispositivo que o avisa para não tocar no rosto (e pode ser reproduzido em casa)

A pensar na pandemia, a NASA desenvolveu o PULSE, um colar vibratório que nos alerta se formos tocar no rosto com as nossas mãos. A pandemia de covid-19 alastrou pelo mundo e, enquanto não chega um …

Há mais 11 mortes e 374 novos casos de infecção (300 são na Grande Lisboa)

Portugal regista hoje mais 11 mortos devido à doença covid-19 do que na quinta-feira e mais 374 infectados, dos quais 300 na Região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo o boletim da Direcção-Geral da …

Gestão da pandemia: PGR francesa vai abrir investigação judicial a PM e ministros

Em causa estão 90 queixas contra o anterior chefe do Governo Edouard Philippe, e os ministros Olivier Véran e Agnès Buzyn, tendo 53 delas sido examinadas e nove consideradas admissíveis para seguirem eventualmente para tribunal. O …

Benfica perto de garantir Taremi e Helton Leite para a próxima época

O SL Benfica está perto de assegurar as contratações do avançado do Rio Ave, Mehdi Taremi, e do guarda-redes do Boavista, Helton Leite, para a próxima temporada. Mehdi Taremi e Helton Leite deverão ser reforços do …

Operação Marquês. Ivo Rosa não marca data de início do julgamento

O juiz de instrução Ivo Rosa optou por não marcar data de início do julgamento dada a complexidade do processo da Operação Marquês. O anúncio foi feito no final do debate instrutório, esta sexta-feira. "É manifesta …

Bolsonaro veta obrigatoriedade do uso de máscaras em lojas e igrejas

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, vetou hoje parte de uma lei que estipulava o uso obrigatório de máscaras em órgãos públicos, lojas, indústrias, templos religiosos e locais fechados em que haja concentrações de pessoas. O …

Benfica insiste em Jorge Jesus e está disposto a esperar pelo treinador

Jorge Jesus continua a ser a principal ambição de Luís Filipe Vieira para o cargo de treinador do SL Benfica. Tanto que o presidente das 'águias' mostra-se disponível para esperar. Não é segredo para ninguém que …