A nova super-heroína da Marvel é muçulmana

A editora norte-americana Marvel Comics apresentará em fevereiro uma nova personagem de banda desenhada: a super-heróina Kamala Khan, uma pacata adolescente de Jersey, capaz de mudar de forma e que é muçulmana.

Ms. Marvel / Kamala Khan, a nova super-heroína da Marvel (foto: d.Marvel)

Ms. Marvel / Kamala Khan, a nova super-heroína da Marvel

De acordo com o jornal New York Times, a Marvel iniciará no próximo ano uma série de banda desenhada protagonizada por uma super-heróina muçulmana, numa tentativa de diversificar os conteúdos e as personagens que tem publicado desde finais dos anos 1930.

O diário conta que a ideia de criar Kamala Khan surgiu de uma conversa entre dois editores da Marvel, Steve Wacker e Sana Amanat, norte-americana de origem muçulmana.

A história ficou entregue a G. Willow Wilson, autora de BD que se converteu ao Islão e que se mostrou ansiosa em avançar com o projeto.

“Sempre que se faz uma coisa destas, há um bocadinho de risco. Está-se a tentar levar algo aos leitores que estão habituados a ver outras coisas nas páginas de uma banda desenhada”, diz Wilson.

A personagem Kamala Khan, que adotará o nome Ms. Marvel depois de descobrir alguns dos seus superpoderes.

Ms. Marvel “é forte, bonita e não tem aquele peso da herança de ser de origem paquistanesa ou ser ‘diferente'”, afirmou G. Willow Wilson.

Segundo a editora Sana Amanat, a super-heroína irá debater-se com problemas mais próximos do seu ambiente familiar, um irmão extremamente conservador, uma mãe paranóica e super-protetora, um pai que só deseja que a filha estude para ser médica.

Quando a primeira história for publicada, os editores da Marvel aguardam algumas reações negativas, não só de leitores anti-Islão, mas também de leitores muçulmanos que “talvez desejem ver a heroína sob uma determinada perspetiva”.

Para a autora, as histórias de Kamala Khan serão sobre o mundo das adolescentes norte-americanas, em busca de uma identidade. “Só que desta vez será na perspetiva de uma americana muçulmana”.

A Marvel já antes tinha criado personagens que representam várias etnias e as mulheres, nomeadamente na série “Mighty Avengers”.

Em 2014, além de Kamala Khan, a Marvel irá ainda ter histórias de banda desenhada com She-Hulk e Elektra.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Super heróis e religião, os tempos estão a voltar ao pior do que já fomos.
    Pensava que estávamos a evoluir, mas após 2006 apercebi-me que afinal já regredimos e iriamos continuar atrás nas mentalidades.
    Afinal o nome mais dado às raparigas é Maria, melhor prova do que esta do regresso à mentalidade da idade média?

    Hahaha

RESPONDER

Simeone reitera confiança em João Félix. "Acreditamos totalmente nele"

O técnico do Atlético de Madrid, Diego Simeone, voltou a falar de João Félix esta sexta-feira, reiterando toda a confiança no avançado de 20 anos. "A Supertaça foi mais um passo de experiência para um rapaz …

Ensino Superior com mais concursos para professores em 2019

As instituições de Ensino Superior abriram, em 2019, mais 948 concursos para a carreira docente do que em 2018, anunciou, esta quinta-feira, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. De acordo com uma nota do …

Paulo Gonçalves. Seguradoras atrasam autópsia e trasladação do corpo para Portugal

Paulo Gonçalves faleceu no domingo, aos 40 anos, na sequência de uma queda sofrida ao quilómetro 273 da sétima de 12 etapas do Rali Dakar. Exigências das seguradoras quanto a despistes toxicológicos ao corpo de Paulo …

Estivadores vão fazer greve em Setúbal e ameaçam fazer o mesmo em Lisboa

O Sindicato dos Estivadores e Atividade Logística (SEAL) revelou esta sexta-feira que vai entregar já na segunda-feira um pré-aviso de greve no Porto de Setúbal e ameaça fazer o mesmo no Porto de Lisboa. “Os trabalhadores …

Segundo maior diamante transforma-se em joias Louis Vuitton

Depois de cortado e polido, o segundo maior diamante da história será transformado numa coleção de joias da Louis Vuitton. A Lucara Diamond encontrou o diamante Sewelo, de 1.758 quilates, na sua mina do Botswana, no …

Filho do presidente da Câmara de Pedrógão Grande "sem memória" no caso da reconstrução de casas

O adjunto do presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Telmo Alves, que também é filho do autarca, disse em Tribunal que desconhece o processo de reconstrução das casas ardidas no incêndio no concelho, em 2017, …

Joacine não está inscrita no congresso do Livre

De acordo com o semanário Expresso, a deputada única do Livre não se inscreveu na reunião magna do partido, que se realiza este fim de semana, em Lisboa. A deputada do Livre, Joacine Katar Moreira, e …

"Há condições para avançar" com o alargamento da ADSE

"Há condições para avançar" com o alargamento da ADSE aos contratos individuais do Estado e aos precários regularizados no PREVPAP, disse Alexandra Leitão, esta sexta-feira, no Parlamento. A ministra da Modernização do Estado e da Administração …

Países "lutam" por fundos europeus para neutralizar emissões de carbono

Um novo fundo de 100 mil milhões destinado a neutralizar as emissões de dióxido de carbono na Europa até 2050 está em disputa por vários países. A Comissão Europeia quer implementar um fundo de 100 mil …

Tribunal japonês suspende atividade de reator nuclear que tinha recebido luz verde

Um tribunal no Japão ordenou esta sexta-feira que o reator nuclear da central de Ikata (oeste do país) pare por razões de segurança, numa decisão que revoga uma anterior que deu luz verde ao seu …