A editora norte-americana Marvel Comics apresentará em fevereiro uma nova personagem de banda desenhada: a super-heróina Kamala Khan, uma pacata adolescente de Jersey, capaz de mudar de forma e que é muçulmana.
De acordo com o jornal New York Times, a Marvel iniciará no próximo ano uma série de banda desenhada protagonizada por uma super-heróina muçulmana, numa tentativa de diversificar os conteúdos e as personagens que tem publicado desde finais dos anos 1930.
O diário conta que a ideia de criar Kamala Khan surgiu de uma conversa entre dois editores da Marvel, Steve Wacker e Sana Amanat, norte-americana de origem muçulmana.
A história ficou entregue a G. Willow Wilson, autora de BD que se converteu ao Islão e que se mostrou ansiosa em avançar com o projeto.
“Sempre que se faz uma coisa destas, há um bocadinho de risco. Está-se a tentar levar algo aos leitores que estão habituados a ver outras coisas nas páginas de uma banda desenhada”, diz Wilson.
A personagem Kamala Khan, que adotará o nome Ms. Marvel depois de descobrir alguns dos seus superpoderes.
Ms. Marvel “é forte, bonita e não tem aquele peso da herança de ser de origem paquistanesa ou ser ‘diferente'”, afirmou G. Willow Wilson.
Segundo a editora Sana Amanat, a super-heroína irá debater-se com problemas mais próximos do seu ambiente familiar, um irmão extremamente conservador, uma mãe paranóica e super-protetora, um pai que só deseja que a filha estude para ser médica.
Quando a primeira história for publicada, os editores da Marvel aguardam algumas reações negativas, não só de leitores anti-Islão, mas também de leitores muçulmanos que “talvez desejem ver a heroína sob uma determinada perspetiva”.
Para a autora, as histórias de Kamala Khan serão sobre o mundo das adolescentes norte-americanas, em busca de uma identidade. “Só que desta vez será na perspetiva de uma americana muçulmana”.
A Marvel já antes tinha criado personagens que representam várias etnias e as mulheres, nomeadamente na série “Mighty Avengers”.
Em 2014, além de Kamala Khan, a Marvel irá ainda ter histórias de banda desenhada com She-Hulk e Elektra.
/Lusa
Super heróis e religião, os tempos estão a voltar ao pior do que já fomos.
Pensava que estávamos a evoluir, mas após 2006 apercebi-me que afinal já regredimos e iriamos continuar atrás nas mentalidades.
Afinal o nome mais dado às raparigas é Maria, melhor prova do que esta do regresso à mentalidade da idade média?
Hahaha