Nova série da Netflix indigna subscritores e gera polémica por “racismo contra brancos”

A emissão do trailer da nova série da Netflix, “Dear Whitye People”, indignou muitos dos seus subscritores, que cancelaram a assinatura da empresa norte-americana de video on demand por considerar que o seu tom é “racista” e “apela ao genocídio branco”.

A Netflix divulgou esta quarta-feira o primeiro teaser da sua nova série, Dear White People, baseada no premiado filme homónimo de Justin Simien, de 2014.

Simien regresa agora às câmaras para realizar a série Netflix, juntamente com Barry Jenkins, de Moonlight (2016), que realiza alguns episódios da primeira temporada.

O enredo acompanha Samantha White (Logan Browning), Coco Conners (Antoinette Robinson), Joelle Brooks (Ashley Blaine Featherson) e Troy Fairbanks (Brandon P. Bell), quatro estudantes negros que têm que lidar com o racismo numa universidade frequentada maioritariamente por estudantes brancos.

Bell interpretou o mesmo personagem na versão cinematográfica. Dennis Haysbert é o narrador da história.

No vídeo, Samantha dirige-se directamente aos brancos, num programa da rádio universitária, sobre fantasias para o dia das bruxas, e diz que pirata, enfermeira ou qualquer um dos primeiros 43 presidentes americanos são disfarces aceitáveis. Só há um disfarce inaceitável: ela.

A personagem mostra então fotos de brancos fantasiados de negros para demonstrar o desrespeitoso blackface. O trailer critica tal prática, que teve a sua origem em peças teatrais e shows de menestréis do século XIX.

Actores de origem europeia pintavam na altura a cara com carvão de cortiça para representar personagens negros, reforçando estereótipos racistas e impedindo que actores afro-americanos fizessem parte dos espectáculos.

Com apenas 34 segundos, o teaser gerou revolta entre os brancos dos EUA. Vários assinantes da Netflix dizem que vão cancelar a assinatura do canal de streaming com o  argumento de estarem incomodados pelo racismo contra brancos.

Em entrevista ao Indie Wire, o realizador Justin Simien comentou a reacção negativa do público ao primeiro trailer da série.

Para os privilegiados, a igualdade parece opressão, e três simples palavras positivas fazem-nos entrar numa luta colossal pela sua própria existência. É assim na mente de algumas pessoas um anúncio de menos de um minuto se transforma num apelo ao genocídio branco – apesar de todos os sinais dizerem o contrário“, afirmou.

A série, de 10 episódios, estreia a 28 de abril.

PARTILHAR

18 COMENTÁRIOS

  1. Dear Black People, get a life..
    Curem as vossas comunidades, deixem a raça branca e asiática seguir o seu rumo em paz.
    Não sejam empata-progresso
    Desenvolvam o vosso continente pois é o mais rico de todo este planeta.

    Privilegiados?De que? Nascer com cérebro?

    Tudo começa por plantar uma batata, não existe necessidade de ficar à espera das prendas de quem já fugiu para os países dos brancos.

    • Dear Miguel

      Todos sabemos que África é a mais rica. Infelizmente durante séculos a riqueza serviu para construir a Europa. Só espero que os lideres Africanos tenham juízo para seguirem o rumo da paz que dizes e que seja África First, África First, África First. E que contentes com os produtos chineses.

      • Os colonizadores onde passaram deixaram progresso e liberdade.
        À exepção de UM único continente. Agora a desculpa é que a África serviu para construir a Europa?
        HAHAHA, pois quando por lá passámos já tinhamos naus, catedrais, universidades, medecina, matemática, cidades e eles nem a roda ainda tinham inventado, MAS a culpa é dos brancos, esses malandros…!
        E só africa é que serviu de apoio ao mundo ocidental, mas para eles não serve, logo querem vir para cá! Coitados…

  2. é preciso ser muito paranóico para achar que este anúncio mostra racismo anti-branco ou apelo a genocídio. Há pessoas que precisam de tratar-se! Sou branca e tenho medo dos brancos que acham que este anúncio é racista!

      • E que tal ler tudo: “Sou branca e tenho medo dos brancos que acham que este anúncio é racista!”
        Sublinho o “brancos que acham que este anúncio é racista”!!
        Pois… se calhar precisas de umas aulas para aprender a ler as frases até ao fim antes de te pores a tirar conclusões absurdas…

  3. Os negros são complexados e muito mais racistas que os brancos. Só quem nunca viveu nas comunidades negras (REAIS ORIGINAIS) em África, é que não percebe que eles são racistas inclusive entre as próprias tribos negras. É ridículo que a raça branca se auto-rebaixe e auto-critique, por causa de complexos que são de outras pessoas.É como se tivéssemos todos de rapar o cabelo porque o vizinho ficou careca, e não se pudesse chocar o coitadinho. Alem disso, qualquer negro mal arranja dinheiro quer logo uma mulher branca, não é um contrassenso?

    • Qualquer negro mal arranje dinheiro quer logo uma mulher branca? Tenha santa paciência! Em que factos se baseia para uma afirmação tão descabida? Para além disso, está a desrespeitar as mulheres brancas porque dá a entender que elas só ficam com um negro se ele tiver dinheiro.

      • As mulheres de todas as cores estão ao lado dos maridos, de qualquer côr também, com mais de 30 anos do que elas é por causa do AMOR! HAHAHA
        As brancas NUNCA se casaram por causa de dinheiro, nem consigo arranjar um único exemplo! HAHAHA
        E os africanos compram carros brancos, roupa branca e têm mulheres brancas porque não lhes dão estatuto! HAHAHA

RESPONDER

Portugueses começam a votar nas Presidenciais este domingo. Há 246 mil inscritos

Os portugueses começam a votar já neste domingo, uma semana antes das eleições Presidenciais de 24 de janeiro, no chamado voto antecipado em mobilidade para que se inscreveram mais de 246 mil eleitores. As europeias e …

Maduro ofereceu oxigénio ao Amazonas (quando há venezuelanos a morrerem por falta dele)

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ofereceu oxigénio hospitalar ao Estado do Amazonas, no Brasil, para ajudar a combater a falta deste gás devido ao elevado número de casos de covid-19. Uma generosidade que está …

Pior dia da pandemia. Portugal regista 10.947 infetados e 166 mortos em 24 horas

O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) revela que, este sábado, Portugal atingiu dois recordes num só dia. Portugal voltou a registar um novo máximo este sábado, no dia dois do novo confinamento. Nas últimas …

Vírus duplica incidência em Espanha. Já provocou quase 2.500 mortos em 2021

Nos primeiros 15 dias de 2021, o número de infeções por covid-19 duplicaram em Espanha, com mais 300 mil novos contágios e 2.477 mortes, segundo números das autoridades sanitárias. Espanha começou o ano de 2021 com …

Apoio do Governo para pagar conta da luz em Janeiro não passa dos 2,40 euros por família

O apoio extraordinário que o Governo vai dar às famílias portuguesas para o pagamento da conta da luz, neste mês de Janeiro, devido ao confinamento e às temperaturas anormalmente baixas, é modesto. A verba máxima …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: um clássico que valia 14 pontos

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/fc-porto-1-1-benfica-o-musical-1 Chegámos.   Chegámos ao grande jogo do campeonato. Desta vez aparece no calendário só a meio de Janeiro, mas cá está ele. O grande jogo. "Ai não! Há Sporting, há Boavista, há Braga!". O Sporting e o …

Armin Laschet sucede a Angela Merkel na liderança da CDU

Este sábado, Armin Laschet foi eleito líder do partido alemão União Democrata-Cristã (CDU), depois de Angela Merkel ter abandonado o cargo, em setembro. Armin Laschet, chefe do governo da Renânia do Norte-Vestfália, é o novo líder …

"Não há vagas". Ambulâncias fazem fila à porta dos hospitais (até parece Itália em Março)

Os engarrafamentos de ambulâncias à entrada das urgências dos Hospitais de Torres Vedras e de Santa Maria, em Lisboa, ilustram a gravidade do que está a acontecer no Serviço Nacional de Saúde (SNS) com o …

PSD prepara reforma do sistema político e quer "conquistar" PS

Até maio, o PSD vai lançar um processo de debate, interno e externo, para preparar uma série de reformas no sistema político, na Justiça e para a revisão constitucional. O PSD vai preparar um pacote de …

Arranca na Índia a "maior campanha de vacinação do mundo"

Começou este sábado, na Índia, aquela que é considerada a "maior campanha de vacinação do mundo" pelo Governo de Narendra Modi. Depois de ter registado 175 mortes e 15.158 novos casos nas últimas 24 horas, a …