Nova série da Netflix indigna subscritores e gera polémica por “racismo contra brancos”

A emissão do trailer da nova série da Netflix, “Dear Whitye People”, indignou muitos dos seus subscritores, que cancelaram a assinatura da empresa norte-americana de video on demand por considerar que o seu tom é “racista” e “apela ao genocídio branco”.

A Netflix divulgou esta quarta-feira o primeiro teaser da sua nova série, Dear White People, baseada no premiado filme homónimo de Justin Simien, de 2014.

Simien regresa agora às câmaras para realizar a série Netflix, juntamente com Barry Jenkins, de Moonlight (2016), que realiza alguns episódios da primeira temporada.

O enredo acompanha Samantha White (Logan Browning), Coco Conners (Antoinette Robinson), Joelle Brooks (Ashley Blaine Featherson) e Troy Fairbanks (Brandon P. Bell), quatro estudantes negros que têm que lidar com o racismo numa universidade frequentada maioritariamente por estudantes brancos.

Bell interpretou o mesmo personagem na versão cinematográfica. Dennis Haysbert é o narrador da história.

No vídeo, Samantha dirige-se directamente aos brancos, num programa da rádio universitária, sobre fantasias para o dia das bruxas, e diz que pirata, enfermeira ou qualquer um dos primeiros 43 presidentes americanos são disfarces aceitáveis. Só há um disfarce inaceitável: ela.

A personagem mostra então fotos de brancos fantasiados de negros para demonstrar o desrespeitoso blackface. O trailer critica tal prática, que teve a sua origem em peças teatrais e shows de menestréis do século XIX.

Actores de origem europeia pintavam na altura a cara com carvão de cortiça para representar personagens negros, reforçando estereótipos racistas e impedindo que actores afro-americanos fizessem parte dos espectáculos.

Com apenas 34 segundos, o teaser gerou revolta entre os brancos dos EUA. Vários assinantes da Netflix dizem que vão cancelar a assinatura do canal de streaming com o  argumento de estarem incomodados pelo racismo contra brancos.

Em entrevista ao Indie Wire, o realizador Justin Simien comentou a reacção negativa do público ao primeiro trailer da série.

Para os privilegiados, a igualdade parece opressão, e três simples palavras positivas fazem-nos entrar numa luta colossal pela sua própria existência. É assim na mente de algumas pessoas um anúncio de menos de um minuto se transforma num apelo ao genocídio branco – apesar de todos os sinais dizerem o contrário“, afirmou.

A série, de 10 episódios, estreia a 28 de abril.

PARTILHAR

19 COMENTÁRIOS

  1. Dear Black People, get a life..
    Curem as vossas comunidades, deixem a raça branca e asiática seguir o seu rumo em paz.
    Não sejam empata-progresso
    Desenvolvam o vosso continente pois é o mais rico de todo este planeta.

    Privilegiados?De que? Nascer com cérebro?

    Tudo começa por plantar uma batata, não existe necessidade de ficar à espera das prendas de quem já fugiu para os países dos brancos.

    • Dear Miguel

      Todos sabemos que África é a mais rica. Infelizmente durante séculos a riqueza serviu para construir a Europa. Só espero que os lideres Africanos tenham juízo para seguirem o rumo da paz que dizes e que seja África First, África First, África First. E que contentes com os produtos chineses.

      • Os colonizadores onde passaram deixaram progresso e liberdade.
        À exepção de UM único continente. Agora a desculpa é que a África serviu para construir a Europa?
        HAHAHA, pois quando por lá passámos já tinhamos naus, catedrais, universidades, medecina, matemática, cidades e eles nem a roda ainda tinham inventado, MAS a culpa é dos brancos, esses malandros…!
        E só africa é que serviu de apoio ao mundo ocidental, mas para eles não serve, logo querem vir para cá! Coitados…

  2. é preciso ser muito paranóico para achar que este anúncio mostra racismo anti-branco ou apelo a genocídio. Há pessoas que precisam de tratar-se! Sou branca e tenho medo dos brancos que acham que este anúncio é racista!

      • E que tal ler tudo: “Sou branca e tenho medo dos brancos que acham que este anúncio é racista!”
        Sublinho o “brancos que acham que este anúncio é racista”!!
        Pois… se calhar precisas de umas aulas para aprender a ler as frases até ao fim antes de te pores a tirar conclusões absurdas…

  3. Os negros são complexados e muito mais racistas que os brancos. Só quem nunca viveu nas comunidades negras (REAIS ORIGINAIS) em África, é que não percebe que eles são racistas inclusive entre as próprias tribos negras. É ridículo que a raça branca se auto-rebaixe e auto-critique, por causa de complexos que são de outras pessoas.É como se tivéssemos todos de rapar o cabelo porque o vizinho ficou careca, e não se pudesse chocar o coitadinho. Alem disso, qualquer negro mal arranja dinheiro quer logo uma mulher branca, não é um contrassenso?

    • Qualquer negro mal arranje dinheiro quer logo uma mulher branca? Tenha santa paciência! Em que factos se baseia para uma afirmação tão descabida? Para além disso, está a desrespeitar as mulheres brancas porque dá a entender que elas só ficam com um negro se ele tiver dinheiro.

      • As mulheres de todas as cores estão ao lado dos maridos, de qualquer côr também, com mais de 30 anos do que elas é por causa do AMOR! HAHAHA
        As brancas NUNCA se casaram por causa de dinheiro, nem consigo arranjar um único exemplo! HAHAHA
        E os africanos compram carros brancos, roupa branca e têm mulheres brancas porque não lhes dão estatuto! HAHAHA

    • Raça humana!? A sua escola estava avariada quando a frequentou?
      Chama-se ESPÉCIE humana, embora você deva de pertencer aos símios.

      Lembre-se que a SUA politiquice que acha correcta, é a maneira mais fácil de abafar a lógica e o discurso crítico do qual se aprende alguma coisa.
      Se gosta de viver rodeado de “asnos” humanos, junte-se ao continente menos desenvolvido e vá lá lhes ensinar algo que lhes seja útil, porque aqui só serve para atrapalhar!

RESPONDER

Sporting CP 1-0 Marítimo | Borja dispara rumo ao pódio

O Sporting sofreu, mas levou a “água ao seu moinho”. Na recepção ao um Marítimo consistente, mas pouco perigoso, o “leão” venceu por 1-0, numa partida com poucas ocasiões de golo, mas com domínio claro …

Reino Unido vai tornar públicos registos de avistamentos de OVNIs

A Força Aérea britânica vai disponibilizar todos os documentos sobre os avistamentos de OVNIs online. Até então, os registos eram mantido sob segredo. A Força Aérea Real do Reino Unido decidiu tornar públicos os registos de …

Sobreviventes a um cancro na infância têm maior probabilidade de vir a ter outro

Sobreviventes a um cancro têm uma maior probabilidade cinco vezes maior de vir a ter outro em comparação com a população em geral. O risco vai diminuindo ao longo do tempo desde o primeiro diagnóstico. Pessoas …

Lineker: "Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados"

"Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados", disse Gary Lineker, antigo internacional inglês, que agora é comentador da BBC. Em entrevista ao The Guardian, o antigo avançado da seleção …

Bater com um cutelo e espezinhar. A massagem que promete livrar de todas as dores

Santiago Terrases oferece uma massagem única, na qual calca as pessoas com os pés e bate-lhes com um cutelo. O norte-americano garante que consegue tirar todas as dores. No estado de Nevada, nos Estados Unidos, está …

"Choveram" propostas de empréstimo por Marega

O emblema portista recebeu vários proposta de empréstimo por Moussa Marega, mas acabou por as rejeitar. O FC Porto apenas abre mão do jogador caso seja paga a cláusula de rescisão. A imprensa francesa avança esta …

Crise de saúde mental nos jovens. Há um sexo mais em risco do que o outro

O uso regular de redes sociais pode afetar a saúde mental dos jovens. No entanto, os seus efeitos podem-se manifestar mais drasticamente em raparigas do que em rapazes. Desde 2010, as taxas de depressão, automutilação e …

PS quer limitar "vistos Gold" aos municípios do interior e às regiões autónomas

O PS entregou hoje uma proposta de alteração ao Orçamento em que limita a concessão dos "vistos Gold" a investimentos feitos por estrangeiros em municípios do interior ou nas regiões autónomas dos Açores e da …

Mais acidentes, afogamentos e suicídios num mundo mais quente

As temperaturas mais elevadas vão provocar mais acidentes rodoviários, afogamentos, agressões e suicídios, revelou uma nova investigação. Até ao momento, a grande parte das pesquisas em torno das alterações climáticas centrou-se nas mortes por doenças transmitidas …

Jóias de ouro e prata com plástico. Justiça não vê mal nenhum e iliba marca Tous

O processo de investigação aberto à marca TOUS por alegada fraude com jóias de ouro e plástico contendo plástico no seu interior, foi arquivado. A Justiça espanhola entende que, apesar de as jóias conterem plástico, …