Nova ponte sobre o Douro já tem nome: Dona Antónia Ferreira

1

ZAP // Edgar Cardoso / Arenas / NOARQ

A nova ponte que até ao final de 2025 vai surgir sobre o rio Douro para servir peões, bicicletas e o Metro, já tem nome: vai chamar-se Ponte Dona Dona Antónia Ferreira.

O processo de seleção do nome para a nova ponte sobre o Rio Douro, que incluiu uma fase de consulta pública sobre seis nomes propostos por uma comissão de seleção, está concluído. Com fumo branco.

Vai chamar-se Ponte Dona Antónia Ferreira, em homenagem a Dona Antónia Adelaide Ferreira, uma figura incontornável do Douro, anunciou o Jornal de Notícias, um dos promotores do concurso para escolha do nome da nova ponte.

A votação, que encerrou no dia 5 de maio, dava a escolher um dos seis nomes propostos: ponte da Boa Viagem, ponte Douro, ponte da Ferreirinha, ponte da Boa Passagem, ponte da União e ponte Engenheiro Joaquim Sarmento.

Dos 12.135 votos recolhidos, o nome “Ponte da Ferreirinha” mostrou-se o preferido dos participantes na votação, tendo recolhido 45% dos votos — à frente de “Ponte Douro (29%) e Ponte da Boa Viagem (9%).

Estas seis propostas foram selecionadas por uma comissão de seleção composta pelos historiadores Amândio Barros e Hélder Pacheco, o jornalista e investigador Germano Silva, o engenheiro civil Humberto Varum e o músico Rui Veloso.

Os nomes propostos tinham de incluir, pelo menos, uma de duas exigências: “erem de individualidades falecidas há mais de um ano, com relevo regional, nacional ou internacional, ou designações de natureza histórica, geográfica, económica, social, cultural, ou outra, nacionais ou estrangeiras, que, por razões atendíveis, se encontrem, especialmente, ligadas às cidades do Porto e de Gaia”.

Fechada a votação, uma nova Comissão de Decisão, nomeada pelos promotores do concurso — O Jornal de Notícias, as câmaras municipais do Porto e de Gaia e o Ministério do Ambiente, que tutela a Metro do Porto — escolheu então o nome definitivo da nova estrutura: “Ponte Dona Antónia Ferreira“.

A estrutura, que que contará com ciclovia e espaço para circulação pedonal, irá servir a futura Linha Rubi do Metro do Porto, vligando o Campo Alegre, no Porto, à Arrábida, em Vila Nova de Gaia.

O projeto da nova ponte, 500 metros a montante da Ponte da Arrábida, é da autoria do consórcio formado pelas empresas Edgar Cardoso, Arenas e NOARQ.

As obras deverão iniciar-se ainda no primeiro semestre deste ano, ficando a ponte concluída no final de 2025. A construção será faseada para minimizar os impactos na malha urbana à superfície.

ZAP //

1 Comment

  1. Ganhou o nome Ponte Ferreirinha, portanto o nome da nova ponte será Ponte Dona Antónia Ferreirinha, de acordo com o proposto a votação…
    Que nomes fraquinhos eram aqueles? Ponte da Boa Passagem?! Ponte Douro?! As outras são onde, no Tejo?! Ponte d’ouro teria todo um outro significado, teria era que ser dourada.
    A minha proposta, não tida em conta, foi de Ponte Portos Cale ou Portocale.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.