Nova nota de 5 libras é mais resistente e segura, mas lançou a revolta dos vegetarianos

Bank of England / Twitter

Apresentação da nova nota de 5 libras num road-show do Banco de Inglaterra.

Apresentação da nova nota de 5 libras num road-show do Banco de Inglaterra.

A nova nota de 5 libras, emitida pelo Banco de Inglaterra, está a revoltar os vegetarianos britânicos. Tudo porque contém vestígios de produtos de origem animal.

Postas a circular no passado mês de Setembro, as novas notas de cinco libras fizeram história como as primeiras que não são impressas em papel no Reino Unido.

Feitas de plástico, e logo mais flexíveis e resistentes à água, são mais duráveis e exigem menos custos de produção, mas incluem um ingrediente que as torna “inaceitáveis” aos olhos dos vegetarianos. Têm restos de gordura animal que é, normalmente, usada no fabrico de velas e sabonetes.

O Banco de Inglaterra confirmou, nesta semana, através do Twitter, numa resposta a uma dúvida de uma utilizadora, que há restos de gordura animal nos “grânulos de polímero utilizados no substrato de base” das notas.

E foi o suficiente para gerar indignação nas redes sociais e não só.

No site Change.org, foi lançada uma petição que já conta com mais de 100 mil subscrições e que apela a que as notas sejam retiradas de circulação, considerando que o seu uso é “inaceitável para milhões de vegans e vegetarianos do Reino Unido”, além de também ofenderem grupos religiosos como os Hindus.

“Exigimos que deixem de utilizar produtos animais na produção de moeda que todos temos que usar”, alega-se ainda nesta petição.

Pelas redes sociais, há quem garanta que vai tentar ao máximo não aceitar estas notas como troco.

Por outro lado, há quem vá brincando com a revolta dos vegetarianos, apontando que aceitam as notas de 5 libras que tanto lhes desagradam em troca de 1 libra.

O facto de as notas de Euro serem feitas a partir de algodão transgénico ainda revolta mais os vegetarianos britânicos, que acreditam que a libra também não precisa de usar produtos de origem animal.

Esta nota já tinha despoletado protestos pelo facto de incluir a figura do político Winston Churchill, que substitui Elizabeth Fry, a quem é atribuída uma importante reforma das prisões britânicas, no Século XIX – deixando a Rainha Isabel como a única representante feminina nas libras britânicas.

Em reacção a estes protestos, o Banco de Inglaterra anunciou que em 2017, a escritora Jane Austen vai figurar nas novas notas de 10 libras.

SV, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Vegans e vegetarianos são uns pobres diabos a quem o tempo relegou para a irrelevância. Toda a gente sabe que os animais são um recurso que existe para ser usado para proveito do ser humano.

  2. Excesso de zelo por parte dos vegetarianos talvez, mas poderão sempre optar pelo troco em moedas.
    Já agora, uma vez que pretendem ter preocupações extra, podem sempre estender uma mão amiga aos vizinhos ou familiares que tantas vezes sofrem de algum tipo de carência alimentar, de material escolar ou medicamentos, principalmente os que têm filhos menores, que vivem no meio de nós e sofrem muitas vezes de pobreza envergonhada e quem lhes está próximo nem sequer liga.
    Concordo com o respeito pelos animais, e apesar de não ser vegetariano, provavelmente respeito-os mais que muitos vegetarianos, mas a cadeia alimentar é uma realidade e é a ela que as pessoas que hoje vivem lhe devem a sua existência.

RESPONDER

Uber cobrou 100 vezes mais a passageiros nos Estados Unidos

Vários passageiros da Uber nos Estados Unidos denunciaram que a empresa lhes cobrou 100 vezes mais do que o preço inicialmente apresentado na aplicação, noticia a BBC. A Uber já reagiu, dizendo que o problema …

Barbie alia-se à ESA para mostrar que as mulheres também podem ser astronautas

A Barbie e a Agência Espacial Europeia (ESA) deram as mãos para incentivar as crianças a tornarem-se na próxima geração de astronautas, engenheiras e cientistas espaciais, realçando as conquistas da única astronauta viva da Europa, …

Filho de Júlio Iglesias e portuguesa querem a sua parte da herança, que pode chegar aos 30 milhões

Agora que foi reconhecido, pelo tribunal, como filho de Júlio Iglesias, Javier Sánchez quer ter direito à sua parte da herança - 30 milhões de euros - e a uma indemnização por danos morais. Segundo divulgou …

Na terceira semana de julho contam-se cisnes no rio Tamisa (e é um assunto real)

Há vários séculos que contar cisnes no rio Tamisa é um assunto sério e real. Swan upping é o nome desta tradição que conta com a participação da coroa britânica. A tradição manda: na terceira semana …

Ciborgues vão dominar a Terra até ao final do século XXI, diz cientista

A ideia de que as máquinas com inteligência artificial irão coexistir, dominar ou até mesmo destruir a humanidade tem ganho destaque na ficção científica. Esta ideia está presente e tem ganho grande popularidade como, por exemplo, …

Concorrência acusa associações de anunciantes e de agências de publicidade de violarem regras de mercado

A Autoridade da Concorrência (AdC) acusou a Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN) e a Associação Portuguesa de Agências de Publicidade, Comunicação e Marketing (APAP) "de limitarem o normal funcionamento do mercado ao estipularem uma regra …

Vídeo raro mostra últimos índios isolados da Amazónia para evitar um genocídio

Imagens da tribo isolada Awá, que não mantém contacto com o exterior e que está ameaçada pelo avanço dos madeireiros, na Amazónia, foram divulgadas pela organização não-governamental (ONG) Survival International como uma forma de alerta …

KLM citou estudo sobre lugares onde é mais provável sobreviver

Citando um estudo da Time, a companhia aérea KLM escreveu que "a taxa de mortalidade para os assentos no meio do avião é maior" e foi muito criticada. Após a polémica recente em que a tripulação …

Elefantes são os nossos aliados na luta contra as alterações climáticas

Os elefantes-da-floresta desempenham um papel importantíssimo na luta contra as alterações climáticas, nomeadamente no armazenamento de carbono. No entanto, a espécie está em vias de extinção. Isto de acordo com um novo estudo publicado esta segunda-feira …

Há uma nova pista no misterioso caso do desaparecimento de Emanuela Orlandi

Foram encontradas ossadas de dezenas de pessoas numa cripta junto aos túmulos abertos no Vaticano em busca de Emanuela, mas estes ossários deviam estar vazios. Foram encontrados milhares de ossos numa cripta que se pensava estar …