Nova nota de 20 euros entra em circulação a 25 de novembro

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, anunciou esta terça-feira que a nova nota de 20 euros vai entrar em circulação a 25 de novembro.

Na apresentação da nova nota, Mario Draghi assinalou que, até essa data, o Eurosistema deverá ter feito a impressão de mais de 4.300 milhões de notas.

O presidente do BCE, que apresentou a nova nota de 20 euros à imprensa, recordou que esta é importante porque é das mais usadas dentro da zona euro. No total, existem atualmente 17.500 milhões de notas de euro em circulação, cujo valor alcançou mil milhões de euros em dezembro de 2014 pela primeira vez.

A nova nota de 20 euros é a terceira da série Europa a ser introduzida, depois das notas de 5 euros e de 10 euros, e incluirá elementos de segurança melhorados.

Depois da entrada em circulação das notas de 20 euros, seguir-se-ão as de 50, 100, 200 e 500 euros.

European Central Bank / Flickr

A nova nota de 20 euros, que será lançada a 25 de novembro

A nova nota de 20 euros, que será lançada a 25 de novembro

O BCE adotou diversas medidas para apoiar os fabricantes, fornecedores e proprietários de equipamento que processa e opera com notas na adaptação das respetivas máquinas e dispositivos de autenticação.

“O BCE e os bancos centrais nacionais dos países da área do euro aguardam com expectativa a estreita colaboração com os fabricantes, fornecedores, operadores e proprietários de equipamento de notas. Com efeito, são eles que preparam as respetivas máquinas e dispositivos para aceitarem a nova nota antes da sua entrada em circulação”, declarou o membro da Comissão Executiva do BCE Yves Mersch.

O combate a falsificações continua a ser prioritário para as autoridades monetárias, até porque quem falsifica prefere as notas de 20 e de 50 euros.

Segundo dados do Banco de Portugal (BdP), estas duas notas representam cerca de 86% das notas falsas apreendidas no primeiro semestre de 2014, sendo que, neste período, foi detetado um total de 4.818 contrafeitas no país, uma queda de 45%.

As notas mais falsificadas foram as de 20 euros, com 2.297 notas, seguidas das de 50 euros, com 1.829 casos.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Autópsias de infetados com covid-19 mostram coágulos sanguíneos em vários órgãos

Investigadores do Centro Médico Langone de Nova Iorque, nos Estados Unidos, analisaram as autópsias de várias pessoas infetadas com covid-19 que mostram a presença de vários sanguíneos em vários órgãos, Na nova investigação, cujos resultados foram …

Abundância de metais raros aponta para uma estrela companheira desaparecida da supernova Cassiopeia A

Uma análise espectroscópica por astrofísicos do instituto RIKEN (Japão) sugere que a estrela massiva que explodiu para formar a supernova conhecida como Cassiopeia A provavelmente tinha uma estrela companheira que ainda não foi descoberta. Isto …

BMW vai começar a cobrar mensalidade pelo smart cruise e aquecedores de assentos

A BMW vai começar a cobrar uma mensalidade ou anuidade aos condutores por várias funcionalidades opcionais dos seus automóveis. Smart cruise, faróis inteligentes e aquecedores de assentos são algumas funções que passarão a ser cobradas periodicamente …

Uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19. Os especialistas explicam porquê

Especialistas espanhóis defendem que uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19, uma vez que o novo coronavírus se concentra inicialmente no nariz e boca, sendo também expelido através destas vias. "Na fase inicial …

"Muito angustiado". Papa diz sofrer com a transformação de Santa Sofia em mesquita

O Papa Francisco afirmou este domingo estar "muito angustiado" com a conversão, decidida pela Turquia, da antiga basílica de Santa Sofia numa mesquita, após a oração dominical do Angelus. “O mar leva o meu pensamento um …

Gestor de ativos norte-americano diz que o ouro é o "verdadeiro bitcoin" (e explica porquê)

Um gestor de ativos norte-americano disse, em entrevista à CNBC, que acredita que o outro é o "verdadeiro bitcoin" - e explicou porquê. O preço do ouro, "investimento-refúgio" racional para investidores em tempos de crise …

Fortuna de Jeff Bezos não pára de engordar. Acabou de atingir um novo recorde

A fortuna do fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezzos, acaba de quebrar um novo recorde ao atingir os 182,6 mi milhões de dólares. Os números foram avançados esta semana pela revista Forbes, que detalha que …

Portugal não pode chegar ao inverno com a situação atual, alerta epidemiologista

Portugal corre o risco de não conseguir responder a um ressurgimento de casos de covid-19 no inverno, afirmou este sábado o médico de Saúde Pública Ricardo Mexia, considerando que o país não pode chegar a …

Pela primeira vez, nasceu um raro par de elefantes gémeos no Sri Lanka

Um raro par de elefantes gémeos foi encontrado num parque nacional no Sri Lanka. É a primeira vez que o país regista crias gémeas, que são extremamente raros em elefantes. Os dois animais, que terão entre …

Teste aos forcados e lotação reduzida. Publicadas as novas regras para as touradas

A temporada taurina retoma com praças com lotação de 50%, uma reivindicação do sector que viu este sábado ser publicada pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) uma acualização às normas discutidas com a DGS. “O que …