Nova nota de 20 euros entra em circulação a 25 de novembro

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, anunciou esta terça-feira que a nova nota de 20 euros vai entrar em circulação a 25 de novembro.

Na apresentação da nova nota, Mario Draghi assinalou que, até essa data, o Eurosistema deverá ter feito a impressão de mais de 4.300 milhões de notas.

O presidente do BCE, que apresentou a nova nota de 20 euros à imprensa, recordou que esta é importante porque é das mais usadas dentro da zona euro. No total, existem atualmente 17.500 milhões de notas de euro em circulação, cujo valor alcançou mil milhões de euros em dezembro de 2014 pela primeira vez.

A nova nota de 20 euros é a terceira da série Europa a ser introduzida, depois das notas de 5 euros e de 10 euros, e incluirá elementos de segurança melhorados.

Depois da entrada em circulação das notas de 20 euros, seguir-se-ão as de 50, 100, 200 e 500 euros.

European Central Bank / Flickr

A nova nota de 20 euros, que será lançada a 25 de novembro

A nova nota de 20 euros, que será lançada a 25 de novembro

O BCE adotou diversas medidas para apoiar os fabricantes, fornecedores e proprietários de equipamento que processa e opera com notas na adaptação das respetivas máquinas e dispositivos de autenticação.

“O BCE e os bancos centrais nacionais dos países da área do euro aguardam com expectativa a estreita colaboração com os fabricantes, fornecedores, operadores e proprietários de equipamento de notas. Com efeito, são eles que preparam as respetivas máquinas e dispositivos para aceitarem a nova nota antes da sua entrada em circulação”, declarou o membro da Comissão Executiva do BCE Yves Mersch.

O combate a falsificações continua a ser prioritário para as autoridades monetárias, até porque quem falsifica prefere as notas de 20 e de 50 euros.

Segundo dados do Banco de Portugal (BdP), estas duas notas representam cerca de 86% das notas falsas apreendidas no primeiro semestre de 2014, sendo que, neste período, foi detetado um total de 4.818 contrafeitas no país, uma queda de 45%.

As notas mais falsificadas foram as de 20 euros, com 2.297 notas, seguidas das de 50 euros, com 1.829 casos.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Comissão da CGD não vai apresentar queixa contra Banco de Portugal

A comissão parlamentar de inquérito à Caixa Geral de Depósitos não vai apresentar queixa contra o Banco de Portugal, alegando que os argumentos jurídicos não são sólidos o suficiente. Apesar de o relatório final da comissão …

Ministério Público está a funcionar com menos 189 magistrados do que a lei prevê

Há algum tempo que fala da falta de magistrados no Ministério Público, mas só agora o Conselho Superior deste organismo decisivo no combate ao crime diagnosticou a dimensão exata do problema. Um relatório do Conselho Superior …

FC Porto vai defrontar Krasnodar na terceira pré-eliminatória da Champions

O FC Porto vai defrontar com os russos do Krasnodar o acesso aos playoffs da Liga dos Campeões, ditou o sorteio realizado, esta segunda-feira, na Suíça. O sorteio realizado esta manhã em Nyon, na Suíça, ditou uma …

PSOE e Podemos em contrarrelógio para coligação em dia de tomada de posse

O tempo para as negociações entre PSOE e Podemos para uma coligação está a esgotar-se. Em dia de tomada de posse, os dois partidos tentam os últimos esforços. Começou hoje às 11h de Lisboa a cerimónia …

Assange vai ser extraditado para os Estados Unidos, diz Mike Pompeo

O Reino Unido vai extraditar para os Estados Unidos o fundador do WikiLeaks Julian Assange para ser julgado por espionagem, afirmou o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, segundo o jornal equatoriano El Universo. “Já fizemos …

Shinzo Abe vence legislativas no Japão mas sem votos suficientes para reforma constitucional

A coligação política do primeiro-ministro japonês venceu as eleições parciais de domingo, mas sem conseguir os dois terços necessários na câmara alta do parlamento para levar avante uma reforma constitucional. Dos 124 lugares que foram a …

Índia lança missão lunar Chandrayaan-2

A Organização de Investigação Espacial da Índia (ISRO) lançou hoje a nave não tripulada 'Chandrayaan-2', que deverá alunar a 6 ou 7 de setembro, depois de permanecer na órbita da Lua. A 'Chandrayaan-2' "permanecerá em órbita …

Nova baixa no Governo britânico em protesto contra Boris Johnson como líder

O Secretário de Estado para a Europa e Américas britânico, Alan Duncan, demitiu-se esta segunda-feira em protesto pela possível vitória de Boris Johnson na corrida para a liderança do Partido Conservador e Governo Britânico. A notícia …

PS já vale o dobro do PSD. Se as legislativas fossem hoje, venceria com 43% dos votos

O PS com 43,2% dos votos obteria o dobro dos do PSD, 21,6%, caso as eleições legislativas fossem agora, de acordo com uma sondagem da Pitagórica para o Jornal de Notícias e a TSF publicada …

Encontrada em Israel cidade com dez mil anos da Idade da Pedra

Uma enorme metrópole que remonta à Idade da Pedra foi descoberta perto de Jerusalém, em Israel. Os investigadores dizem que não é apenas a maior deste tipo já encontrada no país, mas uma das mais …