Nova lei da imigração faz disparar em 1300% pedidos de autorização de residência

Tânia Rego / ABr

O novo regime que abriu mais possibilidades de legalização fez disparar o número de imigrantes a requerer ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) autorização de residência em Portugal.

Numa semana, conta o Diário de Notícias, chegaram ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) 4.073 novos pedidos de autorização de residência, a maioria alegando promessas de contrato de trabalho (um fator agora permitido com a nova lei).

Este número supera a média de 300 pedidos semanais na anterior legislação, o que dá um aumento de 1300%, escreve o jornal.

Segundo o DN, o SEF já tinha alertado que a nova lei podia ter um “efeito de chamada” de imigrantes ilegais para o país. Porém, tanto o Governo como os restantes partidos da esquerda desvalorizaram o aviso.

De acordo com os dados oficiais, entre 11 e 18 de setembro, estavam inscritos um total de 4.624 estrangeiros, dos quais 551 já tinham tentado legalizar-se no anterior regime, havendo portanto 4.073 pedidos novos. Destes registos, 389 já começaram a apresentar os documentos requeridos e 102 já concluíram o processo, estando agora a aguardar o agendamento para se deslocarem aos serviços do SEF.

Relativamente às nacionalidades dos requerentes, o SEF diz que “os dados estão ainda a ser consolidados”, mas que, para já, se destacam as nacionalidades brasileira, cabo-verdiana, ucraniana, indiana e nepalesa, entre outras, cita o diário.

Recorde-se que o SEF foi apanhado de surpresa com esta alteração legislativa e nem tinha o sistema informático preparado para esta mudança. Durante mais de um mês, os pedidos foram feitos presencialmente, o que significa que, além dos mais de quatro mil feitos pela Internet, contabilizando-se ainda mais mil presenciais.

Antes, era exigido um contrato de trabalho e o registo de contribuições para servir de prova à permanência do imigrante no país. As novas regras ditam que um imigrante pode obter autorização de residência apenas com uma “promessa de contrato de trabalho” e uma “inscrição” na Segurança Social.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Republica das bananas. Alteram as leis e nem o ser estava preparado…muito bom. Para além que promessas de trabalho todos podem fazer….entrai entrai, temos as portas abertas para quem quiser entrar e ficar.

  2. Portas escancaradas … entra tudo… corruptos, preguiçosos, islâmicos radicalizados… Entram todos os que não puderam entrar nos restantes países europeus. Ficaremos “agradecidos” à extrema esquerda quando os problemas sociais começarem a surgir.
    E teremos mais impostos para suportar os subsídios de desemprego e alojamento para esta invasão.
    Entretanto, há portugueses esfomeados e sem casa (Pedrógão…) a quem o governo vira as costas.

  3. Que ideia péssima. Este governo continua a humilhar Portugal e há tolos que estão contentes. Não vão ser tão cedo que voto em qualquer partido de esquerda.

    • errado, este governo não dá a cara de Portugal limpa de tão suja que os teus donos a deixaram. continua a tentar que ainda estás a horas de mudar de caminho e passares a ser um bom Português.

  4. É engraçado, só se vê lixo a querer entrar. Não se deveria tentar atrair gente que fosse uma mais valia e aumentasse o valor do país?

  5. Qualquer pessoa com dois dedos de testa viu logo que exigir apenas uma promessa de contrato de trabalho abriria portas a todo o tipo de esquemas manhosos para a imigração ilegal. Só uma maioria parlamentar de patetas não o enxergou.

    Esta notícia relata apenas o começo. À medida que o tempo passar, o problema só agravar-se-á

  6. O governo e seus parceiros estão a acabar com o pouco que resta de bom neste país, teimosamente recusam-se a ver o que se passa no resto da Europa e isto apenas por casmurrice politica ignorando por completo o bem estar da população portuguesa, já agora seria uma boa oportunidade para a direção da Autoeuropa aproveitar a fazer uma limpeza na empresa e pôr alguns ao ar livre.

RESPONDER

Dez rinocerontes brancos assassinados por caçadores furtivos em reserva queniana

Dez rinocerontes brancos foram assassinados por caçadores furtivos na reserva queniana de Lewa, no condado de Neru, segundo um comunicado publicado na segunda-feira pelo parque. Os caçadores furtivos atacaram na noite do passado sábado a reserva …

Inscrições nas pinturas rupestres de Foz Côa custam 125 mil euros a ciclistas

O Ministério Público (MP) deduziu acusação contra dois indivíduos que fizeram várias inscrições numa rocha do Parque Arqueológico do Vale do Côa classificado como Património Mundial pela UNESCO. O caso aconteceu durante um passeio de BTT …

Governo lança em 2020 campanha de sensibilização para o consumo de "informação séria"

O Governo anunciou na segunda-feira o lançamento, no início de 2020, de uma campanha de sensibilização que visa a convivência democrática entre uma "comunicação social livre e uma população formada e capaz de exigir e …

Novo Star Wars pode causar ataques epilépticos

A Walt Disney Studios e Epilepsy Foundation publicaram na sexta-feira passada um aviso a dar conta de que Star Wars: Rise of Skywalker contém "várias sequências de imagens com luzes intermitentes que podem afetar quem …

Arqueólogos ativaram (acidentalmente) as "bombas de mau cheiro" mais antigas do mundo

Arqueólogos do Reino Unido lançaram acidentalmente as "bombas de cheiro mais antigas do mundo" quando descobriram ovos de galinha com cerca de 1.700 anos. Durante o longo trabalho de escavação na cidade de Aylesbury, no condado …

Timor atribui nacionalidade a Max Stahl. Jornalista é reconhecido por luta pela libertação do país

O Parlamento Nacional timorense deliberou esta terça-feira, por unanimidade, atribuir a nacionalidade ao jornalista britânico Max Stahl, que filmou o massacre de Santa Cruz, em reconhecimento pelo seu papel na luta pela libertação de Timor-Leste. "É …

Benfica 3 - 0 Zenit | “Pizzão” aos russos vale Liga Europa

O Benfica garantiu o apuramento para a Liga Europa. A formação “encarnada” precisava de um enquadramento especial de resultados e tal acabou por acontecer. O Lyon empatou em casa com o Leipzig, enquanto a formação portuguesa …

Aldeia francesa proíbe habitantes de "morrer em suas casas aos sábados, domingos e feriados"

A presidente da junta de La Gresle, Isabelle Dugelet, assinou um decreto improvável que impede que os habitantes da aldeia francesa de morrer em casa aos fins de semana e feriados. "É proibido que os habitantes …

Lisboa-Porto por cinco euros. CP oferece 80% de desconto no Natal

A CP - Comboios de Portugal está a oferecer descontos de 80% em mais de 4.500 viagens de comboio até 15 de janeiro. Quem viajar de comboio no período de Natal e Ano Novo terá …

Transformer da vida real. Aquanaut é o robô que se transforma em submarino debaixo de água

https://vimeo.com/378556715 Um transformer da vida real: o novo robô autónomo Aquanaut consegue mudar de fisionomia num abrir e fechar de olhos. Num momento assume uma forma humanóide, semelhante a uma sereia, e no outro uma forma …