“Seus burros.” Nova Jérsia decidiu revelar os nomes de quem viola o recolher obrigatório

Maxim Shipenkov / EPA

O estado norte-americano de Nova Jérsia está a revelar os nomes de quem viola o recolher obrigatório, uma decisão que partiu do ministro da Justiça estadual, Gurbir Grewal.

De acordo com o Expresso, Gurbir Grewal, ministro da Justiça do estado norte-americano de Nova Jérsia, ordenou a polícia estadual a multar e a recolher toda a informação sobre os indivíduos que violam o decreto do recolher obrigatório (lockdown).

No passado sábado, cerca de 30 indivíduos organizaram um concerto em homenagem à banda Pink Floyd, no bairro de Rumson, e dois deles invadiram a via pública, tentando impressionar o público com os solos de guitarra.

A polícia interveio devido ao aglomerado de pessoas. Uma fonte da assessoria de imprensa da polícia estadual adiantou ao semanário que muitos dos meliantes, acusados de conduta desordeira, gritaram: “Bem-vindos à Alemanha nazi. Que se f… a polícia”.

As penas previstas podem ir até dez anos de prisão e 150 mil dólares, cerca de 137 mil euros, de multa. A medida foi decretada há uma semana e, neste período, mais de 842 pessoas foram multadas.

Anthony Ambrose, vice-diretor do gabinete de saúde pública, disse ao Expresso que a decisão de revelar os nomes era “inevitável”. “Não havia alternativa. Temos grupos de pessoas que simplesmente se recusam a acatar ordens. E porquê? Beber uma cerveja com os amigos pode pôr vidas em risco. Será que não percebem?”

Na terça-feira, Phil Murphy, governador da Nova Jérsia, aumentou o tom das acusações durante a conferência de imprensa diária: “Seus cabeçudos. Seus burros! Sabemos quem são vocês. Não iremos parar.” Mais tarde, publicou no Twitter uma imagem dos soldados norte-americanos a carregar burros às costas, numa alusão ao fardo infligido aos profissionais de saúde, que acabam por ter de lidar com as consequências destes atos.

Nova Jérsia registava, até esta manhã, 900 mortes e 37 mil infeções. Os Estados Unidos contabilizam perto de 370 mil casos e mais de 11 mil vítimas mortais.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …

Quase 20 mil toneladas de combustível derramadas em rio na Rússia

https://cache-igi.cdnvideo.ru/igi/video/2020/6/2/%D0%BD%D0%BE%D1%80%D0%B8%D0%BB%D1%8C%D1%81%D0%BA.mp4 Quase 20 mil toneladas de combustível foram acidentalmente derramadas num rio no extremo norte da Rússia, levando as autoridades a declarar uma situação de "emergência" e levantando preocupações entre ambientalistas e residentes. Em comunicado, a associação …

Mais verde e mais barato. Suécia segue a Alemanha e instala a primeira turbina eólica de madeira

A Suécia instalou uma nova e interessante turbina eólica: uma torre construída em madeira. A Alemanha também já tem esta nova tecnologia. Construída a partir de materiais de fontes sustentáveis e que oferecem desempenho comparável às …

Já não mostra só as filas do supermercado. App "Posso ir?" também diz se pode ir à praia

A aplicação móvel que permite aos utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados também mostra como está a praia. Agora, a aplicação "Posso ir?" vai também dizer-lhe se é ou não prudente ir dar …

Discurso xenófobo. Na Áustria, "a islamofobia tornou-se uma forma dominante de racismo"

A Áustria regista um aumento preocupante do discurso xenofóbico, em particular em relação aos muçulmanos e refugiados, alerta um relatório do Conselho da Europa. A Comissão do Conselho da Europa contra o Racismo e a Intolerância …

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia é uma invenção

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia de coronavírus é uma invenção, de acordo com uma pesquisa realizada pela Escola Superior de Economia de Moscou (HSE). Segundo avançou o site de notícias RBC, citado …