Estado de Nova Iorque proíbe venda de armas semiautomáticas a menores de 21 anos

2

Lodestar Works

Os nova-iorquinos com menos de 21 anos vão ser proibidos de comprar armas semiautomáticas, sob uma nova lei assinada pela governadora Kathy Hochul, o que faz deste Estado um dos primeiros a avançar no controlo de armas.

Hochul, uma democrata, assinou 10 leis relacionadas com armas, incluindo uma que exige a inclusão de uma tecnologia de identificação balística nas novas armas, o que pode ajudar as forças policiais a resolver crimes praticados com armas de fogo, noticiou esta terça-feira a agência Lusa.

Outra revê a lei sobre sinais de alerta (‘red flag’) para autorizar os tribunais a retirarem, de forma temporária, armas a pessoas que possam ser consideradas ameaças para si próprias ou terceiros.

As medidas foram anunciadas por Hochul durante uma conferência de imprensa no Bronx. O Congresso estadual aprovou as leis na semana passada, avançando com as mudanças no contexto do elevado número de tiroteios em massa que têm ocorrido no país nos últimos meses.

As medidas avançam também depois do ataque ocorrido em maio numa escola primária do Texas ter feito ressurgiu a discussão e apelos em torno da limitação das armas nos Estados Unidos. O ataque em Uvalde foi protagonizado por um adolescente com 18 anos, que usou armas semiautomáticas adquiridas legalmente, e provocou a morte a 19 crianças e dois adultos.

Dias antes, outro ataque com motivações raciais causou a morte a dez pessoas num supermercado em Buffalo.

“Hoje é só o princípio. Não é o fim”, disse Hochul. “Orações e pensamentos não resolvem o problema, mas tomar ações fortes sim. Vamos fazer isto em nome das vidas que foram perdidas, pelos pais que nunca mais irão ver os seus filhos entrar no autocarro da escola”.

Lusa //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.