Nova Iorque proíbe venda de todos os aromas em cigarros eletrónicos e a vapor

A Câmara de Nova Iorque aprovou na terça-feira um projeto de lei que torna ilegal a venda de todos os aromas nos cigarros eletrónicos e a vapor, medida que entrará em vigor em 01 de julho em 2020.

Com esta decisão, Nova Iorque irá converter-se na segunda cidade norte-americana a aprovar uma medida deste tipo, depois de os eleitores de São Francisco terem aprovado uma proposta similar num referendo em 2018, de acordo com os media locais, noticiou a agência Lusa.

“A cidade de Nova Iorque não vai esperar mais para adotar esta proibição”, afirmou o presidente do conselho municipal, Corey Johnson, após a aprovação da medida com uma grande margem de 49-2, enquanto no exterior decorriam manifestações a favor e contra.

“Estamos a tomar medidas hoje para dizer à indústria que fique longe dos nossos filhos que estão” a consumir cigarros a vapor “porque estes sabores os atraem”, disse o vereador, acrescentando: “Temos de protegê-los dos cigarros eletrónicos com sabor”.

A medida do conselho municipal foi adotada depois de na segunda-feira o seu Comité de Saúde aprovar por unanimidade a proposta, que contava com o patrocínio de 31 dos 51 vereadores e é da autoria de Mark Levine.

“A cidade de Nova Iorque está finalmente a responder a uma crise de saúde pública que tem aumentado há anos, enquanto os governos estatais e locais de todo o país não fizeram nada”, sublinhou Mark Levine perante o apoio da sua proposta. “Finalmente estamos a tomar medidas para abordar o ressurgimento da adição da nicotina juvenil provocada pelo uso de cigarros eletrónicos”, acrescentou.

A doença pulmonar devido aos cigarros a vapor provocou a morte a 42 pessoas nos Estados Unidos (EUA), duas das quais em Nova Iorque, e deixou 2.172 pessoas doentes, de acordo com dados do Centro para o Controlo e Prevenção de Doenças.

Porém, a indústria tabaqueira considerou as decisões de Nova Iorque como um golpe nos seus esforços para reduzir os danos do tabaco, enquanto as pequenas empresas disseram que serão seriamente afetadas.

Em 21 de novembro, a câmara baixa de Massachusetts aprovou uma lei para proibir todos os produtos de tabaco a vapor com sabor, incluindo mental, assim como um imposto de 75% sobre o consumo de cigarros eletrónicos que passou à consideração do Senado.

Um estudo publicado em 15 de novembro último pela entidade reguladora de alimentação e medicamentos norte-americana FDA apontava que mais de 3,6 milhões de jovens entre os 11 e 18 anos, nos EUA, estão atualmente a usar cigarros eletrónicos ou utilizaram este tipo de produtos nos últimos 30 dias, o que indica um aumento face ao ano passado, quando a fasquia estava nos 1,5 milhões de menores.

Lusa //

PARTILHAR

RESPONDER

Maçãs com preços em alta, menos vinho e cerveja a estragar-se (os efeitos da pandemia)

A pandemia de covid-19 está a levar milhares de litros de cerveja a estragar-se, enquanto os produtores de vinho temem uma quebra na produção e, logo, nos lucros. Enquanto isso há menos maçãs e mais …

TAD anula sanção de cinco jogos à porta fechada ao Benfica

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) deu provimento ao recurso do Benfica e revogou a sanção de cinco jogos à porta fechada imposta pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ao clube, pelo apoio prestado a …

Costa vira à esquerda, mas Catarina Martins diz que "não pode ser só conversa"

Esta quarta-feira, António Costa lança as negociações para o Orçamento do Estado para 2021 com os partidos que, até aqui, foram seus aliados. O primeiro-ministro insiste que o caminho da sua governação passa por entendimentos à …

No novo ano letivo, a Educação Física continua a ser maior incógnita

No início de julho, o Ministério da Educação anunciou algumas orientações sobre o próximo ano letivo que não contemplavam a Educação Física e o futuro da disciplina continua a ser uma incógnita.  Nas escolas, a falta …

FC Porto já só sonha com o título, mas Amorim não faz vida fácil aos "dragões"

O FC Porto só precisa de empatar com o Sporting CP para ser campeão. Rúben Amorim quer estragar a festa dos portistas, embora não lhe interessem quer acabe por vencer o campeonato. O SL Benfica manteve …

Companhias aéreas e aeroportos arriscam multas até 2 mil euros por cada passageiro sem teste negativo

O Governo clarificou esta terça-feira as regras sobre tráfego aéreo e gestão de aeroportos no quadro da pandemia de covid-19 e estabeleceu o regime sancionatório do incumprimento dessas regras. "Clarificam-se regras referentes ao tráfego aéreo e …

GES já estava falido cinco anos antes de colapsar. Salgado acusado de 65 crimes

O Ministério Público acusa o ex-banqueiro Ricardo Salgado de 65 crimes no âmbito do caso BES. O Grupo Espírito Santo já estava falido cinco anos antes de colapsar. O Ministério Público proferiu, esta terça-feira, o despacho …

De achado a fardo. RDT complica contas do recém-despromovido Espanyol

O ex-Benfica RDT está a complicar as contas da próxima temporada do recém-despromovido Espanyol, uma vez que aufere quase meio milhão por mês e que a descida ao segundo escalão do futebol espanhol obriga a …

Governo quer desenvolver interligação elétrica a Marrocos que consta no plano de Costa e Silva

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, disse esta quarta-feira que o Governo quer desenvolver a questão da interligação elétrica a Marrocos, contemplada na versão preliminar do plano de recuperação económica do gestor da …

Onde está o túmulo da Cleópatra? Duas novas múmias podem desvendar um dos maiores mistérios do Egito

A arqueóloga Kathleen Martinez, que estuda há 14 anos o sítio arqueológico de Taposiris Magna, no delta do Nilo, encontrou duas múmias que podem dar pistas para o túmulo de Cleópatra. No início de 2019, o …