Califórnia processa empresa por promover cigarros eletrónicos com sabores para atrair jovens

A Califórnia, nos Estados Unidos (EUA), abriu na segunda-feira um processo contra a Juul, marca líder de cigarros eletrónicos, acusando-a de desenvolver uma estratégia de marketing focada na conquista de menores de idade para adquirir o seu produto.

Na ação judicial é alegado ainda que a Juul não cumpriu as suas obrigações de verificar a idade dos consumidores e que, quando o fez, reteve indevidamente os endereços de e-mail dos menores de idade para lhes enviar publicidade, noticiou esta terça-feira o Sapo 24, citando agências internacionais.

“Colocamos muito esforço e dinheiro no controlo do tabaco para permanecermos de braços cruzados enquanto os californianos sucumbem aos vaporizadores e ao vício em nicotina”, disse o procurador-geral do estado, Xavier Becerra.

E acrescentou: “A Juul adotou práticas sinistras da indústria de tabaco e usou anúncios dirigidos aos objetivos mais vulneráveis sem levar em conta a saúde pública”.

A lei do estado, o mais populoso e rico dos EUA, proíbe a venda de vaporizadores para menores de 21 anos, e, segundo a ação, foi ignorada pela Juul, que comercializava os seus produtos com sabores como manga, menta e creme brulee para atrair os mais jovens.

Antecipando uma decisão iminente das autoridades de saúde, a empresa anunciou recentemente que a venda de cápsulas com sabor de menta pararia, após a publicação de um estudo que apontou que este era o sabor preferido dos estudantes norte-americanos do ensino médio. A Juul vende três sabores: dois com tabaco e um com mentol.

Algumas das práticas de marketing levaram também a uma investigação da Agência Federal de Defesa do Consumidor contra a marca, que na época dizia que “nunca promoveu seus produtos entre os jovens”. A empresa também alegou que havia mudado totalmente a sua estratégia em relação a uma campanha realizada em 2015, focada em adultos de 25 a 34 anos que “podia ser considerada atraentes para menores de idade”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Esta proibição é ridícula! Típica de uma ditadura! Cigarros eletrônicos não têm fumaça, portanto não têm como afligir aos sensíveis narizes doas doentes mentais antitabagistas.

RESPONDER

Cientistas perto de provar que microgravidade inibe crescimento de tumores

Cientistas já testaram com sucesso em laboratório que a microgravidade inibe o crescimento de tumores. Agora, os investigadores querem testar em órbita. Onde quer que esteja, Stephen Hawking permanece presente na ciência, e os seus mais …

Vibrações provocadas por "estrelamotos" permitem precisar a idade da Via Láctea

Os tremores estelares registados pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, ajudaram a responder a um antigo enigma sobre a idade do "disco espesso" da Via Láctea. Uma equipa de cientistas, liderada por investigadores do Centro de …

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …