/

Nova Deli é uma “câmara de gás”. Supremo Tribunal decreta que estados indemnizem cidadãos

1

O Supremo Tribunal da Índia decretou que os estados terão que indemnizar os cidadãos quando não conseguirem garantir a qualidade do ar e da água.

O Supremo Tribunal indiano decretou que o Governo federal e os executivos regionais dos estados vizinhos de Nova Deli terão de indemnizar os cidadãos caso sejam incapazes de acabar com a poluição.

Os juízes acusaram-nos de transformar a Índia num motivo de “piada” mundial por as pessoas estarem a viver numa “câmara de gás” gigante e ao ar livre. Mais vale “matá-las todas de uma vez”, afirmaram os magistrados, citados pelo jornal Público.

“Porque são as pessoas obrigadas a viver numa câmara de gás? É melhor matá-las todas de uma vez, arranjar explosivos e explodir tudo de uma vez. Porque devem as pessoas sofrer desta maneira?”, questionou o juiz Arun Mishra, um dos dois magistrados responsáveis pelo caso. “Nova Deli tornou-se pior que o Inferno.”

Desde outubro, 18 milhões de habitantes de Nova Deli sufocam sob uma enorme nuvem de fumo, fruto da poluição das fábricas da cidade e de queimadas nos campos agrícolas.

O nível de poluição atingiu valores recorde na capital e chegaram a ser 19 vezes superiores aos estipulados pela Organização Mundial de Saúde como saudáveis, avança o India Today. De acordo com a BBC, o índice de qualidade do ar estava na segunda-feira em 339, quando os níveis saudáveis são entre 0 e 50.

Os magistrados consideram que a crise da poluição atmosférica e dos rios e dos oceanos está a “ameaçar o direito à vida” dos seres humanos e a causar doenças respiratórias e cancro, pelo que se impõe que os Governos de estados como Nova Deli, Haryana, Bihar e Punjab e Uttar Pradesh indemnizem os cidadãos.

“Temos constatado que ano após ano, esta situação está a piorar. Chegou a altura de proteger a vida dos cidadãos.”

ZAP //

1 Comment

  1. O problema maior está precisamente na quantidade de habitantes na cidade, isto irá acontecer por outros pontos do globo e à Índia só restará fazer um retrocesso e começar por praticar o controlo de natalidade antes que acabem por se comer uns aos outros.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.