Nova Deli é uma “câmara de gás”. Supremo Tribunal decreta que estados indemnizem cidadãos

O Supremo Tribunal da Índia decretou que os estados terão que indemnizar os cidadãos quando não conseguirem garantir a qualidade do ar e da água.

O Supremo Tribunal indiano decretou que o Governo federal e os executivos regionais dos estados vizinhos de Nova Deli terão de indemnizar os cidadãos caso sejam incapazes de acabar com a poluição.

Os juízes acusaram-nos de transformar a Índia num motivo de “piada” mundial por as pessoas estarem a viver numa “câmara de gás” gigante e ao ar livre. Mais vale “matá-las todas de uma vez”, afirmaram os magistrados, citados pelo jornal Público.

“Porque são as pessoas obrigadas a viver numa câmara de gás? É melhor matá-las todas de uma vez, arranjar explosivos e explodir tudo de uma vez. Porque devem as pessoas sofrer desta maneira?”, questionou o juiz Arun Mishra, um dos dois magistrados responsáveis pelo caso. “Nova Deli tornou-se pior que o Inferno.”

Desde outubro, 18 milhões de habitantes de Nova Deli sufocam sob uma enorme nuvem de fumo, fruto da poluição das fábricas da cidade e de queimadas nos campos agrícolas.

O nível de poluição atingiu valores recorde na capital e chegaram a ser 19 vezes superiores aos estipulados pela Organização Mundial de Saúde como saudáveis, avança o India Today. De acordo com a BBC, o índice de qualidade do ar estava na segunda-feira em 339, quando os níveis saudáveis são entre 0 e 50.

Os magistrados consideram que a crise da poluição atmosférica e dos rios e dos oceanos está a “ameaçar o direito à vida” dos seres humanos e a causar doenças respiratórias e cancro, pelo que se impõe que os Governos de estados como Nova Deli, Haryana, Bihar e Punjab e Uttar Pradesh indemnizem os cidadãos.

“Temos constatado que ano após ano, esta situação está a piorar. Chegou a altura de proteger a vida dos cidadãos.”

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O problema maior está precisamente na quantidade de habitantes na cidade, isto irá acontecer por outros pontos do globo e à Índia só restará fazer um retrocesso e começar por praticar o controlo de natalidade antes que acabem por se comer uns aos outros.

RESPONDER

Exilados sírios obrigados a pagar taxas para evitar o alistamento obrigatório

No início deste ano, Yousef, um sírio de 32 anos que vive na Suécia, teve que pagar as taxas que lhe isentavam da obrigatoriedade de se alistar no exército da Síria, caso contrário a família …

Portugal tem cerca de 8.200 pessoas em situação de sem-abrigo, mais de metade em Lisboa

Estima-se que, em 2020, cerca de 485 pessoas tenham abandonado esta condição, o que representa uma descida de 39% face a 2019. Portugal terá cerca de 8.200 pessoas em situação de sem-abrigo, segundo os resultados de …

Simone Biles: "Deveria ter desistido muito antes dos Jogos Olímpicos"

"Uma mulher preta tem que ser a melhor, as pessoas tentam menosprezar", lamentou a multi-campeã olímpica de ginástica. Simone Biles não conquistou qualquer medalha de ouro nos Jogos Olímpicos deste ano mas foi a atleta mais …

Mãe e filho de 2 anos morrem à porta do estádio. Jogo decorreu normalmente

Queda aconteceu pouco antes de começar um jogo da Major League Baseball, em San Diego. O desporto passou para segundo plano na tarde deste domingo, pouco antes de um jogo de beisebol, nos Estados Unidos da …

"Blá blá blá". Greta Thunberg acusa líderes mundiais de não cumprirem com as promessas climáticas

Ativista considera que os anúncios feitos pelos líderes mundiais não passam de bonitas intenções que, na prática, não se traduzem em ações com verdadeiro impacto na luta contra as alterações climáticas. Greta Thunberg acusou os líderes …

Mulher com síndrome de Down perde ação judicial contra a lei do aborto no Reino Unido

Na semana passada, uma mulher com síndrome de Down perdeu uma ação judicial contra o governo britânico por causa de uma lei que permite o aborto até ao fim da gestação de fetos que poderão …

Tribunal condena corticeira da Feira por despedir trabalhadora que denunciou assédio

A corticeira Fernando Couto foi condenada pelo Tribunal da Feira a pagar uma coima de cerca de 11 mil euros por ter despedido a operária Cristina Tavares, após esta ter denunciado ser vítima de assédio …

Dupla de cientistas apresenta uma nova abordagem para reciclar plástico

Um novo estudo oferece uma abordagem totalmente nova para reciclar plástico, tendo sido inspirada na forma como a natureza naturalmente "recicla" os componentes dos polímeros orgânicos presentes no ambiente. As proteínas são um dos principais compostos …

Edição de 2021 da Web Summit recebe 40 mil participantes. Moedas como presidente não será problema

Evento, que se realiza entre 1 e 4 de Novembro, volta a decorrer em formato presencial depois de em 2020 a pandemia ter transferido as atividades para o ambiente digital. O presidente executivo da Web Summit, …

Alunos carenciados com desempenho inferior aos dos mais favorecidos

Mesmo tendo acesso a meios digitais, o desempenho dos alunos carenciados foi sempre “inferior” aos dos seus colegas oriundos de meios mais favorecidos.  Segundo noticia o Público, esta é uma das principais conclusões a que chegou …