Nova aplicação ucraniana ajuda Exército a detetar mísseis e drones

Miguel A. Lopes / Lusa

A aplicação chama-se ePPO e permite aos utilizadores reportar a presença de drones e mísseis. Basta apontar o telemóvel na direção do alvo.

A Ucrânia criou uma nova aplicação que permite aos cidadãos reportar drones e mísseis russos, ajudando os militares a destruir as ameaças.

A ePPO foi desenvolvida por uma empresa de tecnologia ucraniana, em parceria com o Exército. Permite aos utilizadores reportar a presença de ameaças aéreas.

“A versão para Android da aplicação ePPO está disponível para descarregar. Agora, todos os cidadãos da Ucrânia podem juntar-se à defesa antimísseis e antiaérea dos nossos céus”, lê-se num comunicado do Departamento de Comunicações Estratégicas do escritório do Comandante chefe das Forças Armadas.

Os utilizadores apenas têm de selecionar o tipo de ameaça, ou seja, por exemplo se é um drone ou um míssil, apontar o telemóvel em direção ao alvo e pressionar o botão vermelho. Os militares vão conseguir ver o marcador num mapa, que será complementado com a informação dos radares, para destruir o projétil.

As cidades ucranianas têm estado sob ataque nos últimos dias e a Ucrânia acusou a Rússia de estar a utilizar drones Shahed-136 kamikaze, de fabrico iraniano. O Irão descreve estas alegações como “infundadas” e nega a acusação.

Os ucranianos têm procurado formas de se defenderem destes ataques, e pediram aos aliados que forneçam mais sistemas de defesa antiaéreos.

A Alemanha já entregou o primeiro de quatro sistemas Iris-T, um dos mais modernos da atualidade, segundo alguns especialistas. O sistema alemão já está a ser utilizado para proteger o sul da Ucrânia e, de acordo com Volodymyr Zelenskyy, já está a provar ser “muito eficaz”.

Os EUA também já anunciaram que vão acelerar o envio dos sistemas NASAMS, um dos mais poderosos escudos antiaéreos de médio alcance.

Esta terça-feira, o secretário-geral da NATO revelou ainda que serão entregues à Ucrânia sistemas de defesa antiaéreos “nos próximos dias”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.