Noruega voltou a investir em dívida portuguesa em 2013

Ben Andreas Harding / Flickr

-

O fundo de pensões do Governo da Noruega voltou a investir em dívida pública portuguesa o ano passado e detinha, a 31 de dezembro de 2013, uma exposição de 432,9 milhões de coroas norueguesas às obrigações soberanas de Portugal.

Segundo o relatório daquele que é considerado o maior fundo soberano do mundo, a 31 de dezembro de 2013, estavam investidos em dívida pública portuguesa 432,9 milhões de coroas, ou seja, pouco mais de 52 milhões de euros à taxa de câmbio atual.

Isto significa o regresso deste fundo a obrigações soberanas de Portugal, depois de, no final de 2012, a carteira de rendimento fixo deste fundo não registar qualquer investimento nestes produtos.

Ainda assim, o valor investido em dívida pública de Portugal no final de 2013 fica abaixo dos 742,8 milhões de coroas investidas no final de 2011 (89,7 milhões de euros).

Além do investimento em dívida portuguesa, no final de 2013, o fundo norueguês tinha ainda investimentos de rendimento fixo em sete empresas nacionais: nos cinco principais bancos portugueses (CGD – Caixa Geral de Depósitos, BCP, BES, BPI e Santander Totta) e ainda nas empresas públicas de transportes CP — Comboios de Portugal e Refer — Rede Ferroviária Nacional.

O investimento em títulos da CGD ultrapassava mesmo o feito em dívida pública, ao atingir 698,3 milhões de coroas ou 84,3 milhões de euros, isto é, cerca de 40% do total de 1.728,7 milhões de euros investidos.

Ainda no final de 2013, o fundo de pensões do governo da Noruega tinha ações de 24 empresas portuguesas, com destaque para as participações de 4,86% na Semapa, 4,57% na Portugal Telecom, 3,84% na Ibersol ou 3,75% na Altri.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Platini saiu em liberdade depois de muitas horas de interrogatório

O antigo presidente da UEFA Michel Platini saiu esta quarta-feira em liberdade, depois de várias horas a ser ouvido, no âmbito da atribuição da organização do Mundial de futebol de 2022 ao Qatar. ”A custódia é …

Descoberta bactéria que pode ajudar a criar uma vacina para o stress. Estava escondida na terra

Cientistas isolaram um padrão molecular único que pode, um dia, permitir a criação de uma vacina para o stress. Este padrão estava escondida dentro de uma bactéria que vive na terra. O Mycobacterium vaccae é uma …

Cientistas descobrem uma família de partículas imortais

Desafiando as leis que regem o universo da Física, uma equipa de cientistas acaba de descobrir uma família de partículas (quasipartículas) que, em sistemas quânticos, é capaz de se desintegrar e voltar a renascer numa …

A Via Láctea pode já ter colidido com outra galáxia

Astrónomos predizem que a Via Láctea está em rota de colisão com a Andrómeda e teremos apenas uns milhares de milhões de anos para nos prepararmos para esse impacto. Por outro lado, a nossa galáxia pode …

Teegarden B e C. Descobertos mais dois planetas que podem albergar vida

Cientistas de vários países identificaram mais dois planetas que consideram poder albergar vida, com climas temperados, semelhantes à Terra e que podem conter água líquida à superfície. A equipa da universidade alemã de Göttingen utilizou vários …

Ministério Público abre investigação a Juan Guaidó por corrupção

O Ministério Público da Venezuela anunciou a abertura de uma investigação penal contra Juan Guaidó por suspeita de corrupção relacionada com fundos para assistência a cidadãos venezuelanos na Colômbia. O anúncio foi pelo procurador-geral designado pela …

Cientistas descobrem no veneno de escorpião antibiótico contra tuberculose

Químicos no veneno podem combater estirpes resistentes da tuberculose e a bactéria causadora da pneumonia e septicemia. Veneno pode ainda travar o crescimento de células cancerígenas. Cientistas descobriram no veneno de escorpião antibióticos contra a tuberculose …

Câmara de Lisboa já cobrou 17 mil euros por trotinetas mal-estacionadas

A Polícia Municipal de Lisboa cobrou 17.145 euros em coimas por trotinetas mal-estacionadas, entre fevereiro e o início de junho, tendo removido 1.820 veículos do centro da cidade nos últimos cinco meses. "A verificação das infrações …

Berardo mostra-se "incrédulo com falta de memória" de Constâncio

O ex-governador do Banco de Portugal (BdP) disse, esta terça-feira, que Joe Berardo mentiu no Parlamento sobre alegadas reuniões entre ambos. O empresário, por sua vez, mostra-se "incrédulo com a sua falta de memória". "Tudo isso é …

Marcelo diz que foi "sensato" não incluir pergunta sobre origem étnico-racial no Censos 2021

O Presidente da República considerou que foi uma decisão sensata não incluir no Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos, face ao debate gerado, embora a ideia fosse boa. "Acho que foi uma …