Normalidade chega devagar, devagarinho. Espanha e França anunciam plano para o regresso

Mariscal / EPA

Pedro Sánchez, líder do PSOE

Em Espanha, o plano terá quatro fases e privilegiará um aligeiramento de restrições gradual e assimétrico. Da mesma forma, a vizinha França anunciou desconfinamento “geográfico”, mais facilitado em regiões menos atingidas, e a reabertura de escolas sob condição.

O Governo espanhol aponta um prazo de oito semanas para articular o “plano de transição para uma nova normalidade” que, em quatro fases, visa recuperar a vida normal e retomar a maior parte possível da atividade económica no final de junho, avança esta quarta-feira o Expresso.

Pedro Sánchez deu a entender que o plano será guiado pela vigência do estado de alerta, que deverá ser prorrogado de quinze em quinze dias até ao final do processo. O governante explicou que o plano obedecerá a critérios de progressividade, assimetria e coordenação, o que significa que se estabelecer-se-á uma série de regras gerais, válidas para todo o território, que depois serão executadas a velocidades diferentes em função do cumprimento de parâmetros objetivos.

Desta forma, as fases do plano decorrerão de forma diferenciada em cada comunidade autónoma, província e município. A fase 0 começa já a 4 de maio e corresponde à preparação do aligeiramento das medidas, com o alargamento a pessoas idosas da autorização para sair de casa para passear ou fazer desporto. Os restaurantes vão poder abrir e fazer as alterações necessárias para aplicar as medidas de proteção e preparar comidas para levar para casa.

A partir de 18 de maio dá-se início à fase 1. Nesta fase, abrirá o pequeno comércio e serão instaladas esplanadas em sítios autorizados, limitando a lotação a 30% do habitual. Também recomeçarão a funcionar hotéis e alojamentos turísticos, e serão reabertos locais de culto, com o mesmo teto de um terço da lotação em igrejas e outros centros religiosos.

No início de junho chega a fase 2 e com ela a abertura das salas interiores dos restaurantes e das escolas, assim como a abertura de cinemas e teatros, com um terço dos lugares. Serão ainda permitidas atividades culturais em recintos fechados, com a assistência de um máximo de 50 pessoas, ou ao ar livre, com 400 pessoas.

A fase 3 está prevista para 15 de junho e inclui a flexibilização da mobilidade geral e a subida para 50% do limite de ocupação de bares, esplanadas, restaurantes, cinemas, teatros e salas de espetáculos.

O primeiro-ministro espanhol explicou que os detalhes serão estudados com os responsáveis das várias comunidades autónomas, autoridades provinciais, cabildos insulares e municípios. Além disso, todo o plano está sujeito à constante vigilância da evolução da pandemia.

Na vizinha França foi anunciado o desconfinamento limitado, mais facilitado em regiões menos atingidas, e a reabertura das escolas a 11 de maio. Os estabelecimentos de ensino terão de respeitar um máximo de 15 alunos por aula e todos terão de usar máscara, à exceção das crianças do pré-escolar.

Da mesma forma, o uso de máscaras em França passará a ser obrigatório nos transportes, em espaços públicos e nos táxis e veículos de aluguer sem distintivo. O comércio de “proximidade” abre também a 11 de maio, mas continua em vigor a obrigação de distanciamento social. Sobre a reabertura de cafés, restaurantes, cinemas, teatros e museus, a decisão será tomada no fim de maio.

Ainda segundo o Expresso, o primeiro-ministro Édouard Philippe anunciou ainda que os campeonatos de futebol e outros acontecimentos desportivos só voltarão a acontecer em setembro.

Até 2 de junho, continuará a não haver cerimónias religiosas com presença de fiéis; as manifestações estão igualmente proibidas e as praias fechadas. Os parques e jardins serão abertos partir de 11 de maio, mas apenas nas zonas geográficas menos atingidas pelo vírus.

O teletrabalho é para continuar, uma vez que as restrições à circulação de pessoas serão para manter mesmo depois de 11 de maio. Quanto às visitas a idosos, Édouard Philippe pediu “paciência” e anunciou que serão tomadas precauções para as “visitas privadas”.

Espanha e França começam a preparar o novo normal com o aligeiramento das restrições. Sem querer dar um passo maior do que a perna, a cautela é a palavra de ordem.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Juventus: FC Porto deverá ter Dybala pela frente (durante 30 minutos)

Uma das figuras do campeão italiano pode reduzir a lista longa de lesionados no plantel. E o regresso deverá acontecer contra o campeão português. Paulo Dybala continua fora dos jogos da Juventus mas há uma data …

A Via Láctea pode estar cheia de "Terras" (com oceanos e continentes)

Uma equipa de investigadores da Universidade da Dinamarca acredita que a Via Láctea pode estar cheia de planetas semelhantes à Terra, com oceanos e continentes. Há muito tempo que os astrónomos vasculham o vasto Universo na …

Podem as leis da Física refutar a existência de Deus?

Se existe um Deus que criou todo o universo e todas as leis da Física, Deus segue as suas próprias leis? Ou pode Deus substituir as suas leis, como viajar mais rápido do que a …

Covid-19. Perda de olfato e paladar pode durar até cinco meses

A perda dos sentidos do olfato e do paladar pode durar até cinco meses depois da infeção por covid-19, segundo um estudo preliminar dado a conhecer esta terça-feira, sendo os resultados definitivos apresentados em abril, …

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para serem vacinadas contra a covid-19

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para conseguirem receber a segunda dose da vacina contra a covid-19, mas foram "apanhadas". De acordo com a CBS News, duas mulheres foram "apanhadas" a tentar obter as segundas …

O Rei Leão. Teoria que nasceu no TikTok sugere que Mufasa foi vítima de canibalismo

Christian Jones, um fã do filme de animação O Rei Leão, partilhou no TikTok uma teoria intrigante sobre a história da Disney. No filme O Rei Leão, o leão patriarca Mufasa é assassinado e substituído pelo seu …

Gérard Depardieu indiciado por violação e agressão sexual

Gérard Depardieu foi acusado de "violação" e "agressão sexual" de uma jovem atriz e bailarina em Paris, atos que terão ocorrido nos dias 7 e 13 de agosto de 2018. O ator francês Gérard Depardieu foi …

Uma experiência artística imersiva. Abriu em Las Vegas um supermercado psicadélico

A mercearia mais excecional dos Estados Unidos já abriu. O Omega Mart baseia-se numa experiência artística imersiva, criada pela empresa de artes e entretenimento Meow Wolf, e está agora oficialmente aberto no complexo de artes …

A imensa erupção do Etna surpreendeu até quem estuda vulcões

Há mais de uma semana que o vulcão Etna tem vindo a expelir lava, cinzas e rochas vulcânicas. Aquele que é considerado o vulcão mais ativo da Europa foi o protagonista dos últimos dias na …

Fotógrafo descobre raro pinguim amarelo na Geórgia do Sul

O pinguim amarelo foi fotografado na Geórgia do Sul, em dezembro de 2019, e as fotografias do animal estão agora a correr o mundo. Especialistas estão divididos sobre a causa desta condição rara. Este raro pinguim …