Oscar Arias, Nobel da Paz e ex-presidente da Costa Rica, é acusado de abuso sexual

Peter J. Souza / Wikimedia

Oscar Arias (à direita) com Barack Obama e Lula da Silva

Oscar Arias, de 78 anos, ex-presidente da Costa Rica e vencedor do Nobel da Paz, foi denunciado à Justiça pelo alegado abuso sexual a uma médica e ativista.

Arias, que foi duas vezes presidente do país caribenho, entre 1986 e 1990 e entre 2006 e 2010, negou a acusação.

A denúncia afirma que Alexandra Arce von Herold sofreu o abuso em dezembro de 2014 durante uma visita à casa de Arias. “Abri a pasta, expliquei e, quando terminámos, levantei-me e mostrei-lhe as costas. Então, ele agarrou-me por trás e tocou-me nos seios”, afirmou a mulher ao semanário Universidad, citado pela Folha de S. Paulo.

Arce era diretora da filial da Costa Rica de uma ONG internacional para a abolição das armas nuclear e tinha visitado Arias para pedir apoio para a sua campanha. Segundo ela, o episódio causou graves transtornos na sua vida e obrigou-a a afastar-se da direção da ONG.

“Com respeito às informações publicadas, devo dizer que nego categoricamente as acusações que me fazem. Nunca atuei em desrespeito à vontade de uma mulher, menos ainda tratando-se da sua liberdade de relacionar-se com outra pessoa”, afirmou Aries em comunicado divulgado pelo advogado do ex-presidente, Rodolfo Brenes.

A denúncia ocorre num momento em que Arias enfrenta acusações por prevaricação ao autorizar, em 2008, um projeto de mineração posteriormente anulado pela Justiça.

Oscar Arias recebeu o Nobel da Paz em 1987 devido à intermediação num plano de paz para a América Central, que levou à assinatura de um acordo na Guatemala.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Sob suspeita, Juan Carlos exila-se na República Dominicana (via Porto)

O rei emérito de Espanha, Juan Carlos, viajou este fim-de-semana para a República Dominicana, depois de decidir viver noutro país face à repercussão pública das investigações sobre os seus alegados fundos em paraísos fiscais. O destino …

É possível inativar o novo coronavírus no leite materno. Basta pasteurizá-lo

Uma equipa de cientistas da Universidade de Toronto e da Sinai Health, no Canadá, realizou uma pesquisa que comprovou que pasteurizar o leite materno inativa o vírus Sars-CoV-2. Uma nova investigação, cujo artigo científico foi recentemente …

Cientistas tornam a luz invisível visível pela primeira vez

Uma equipa de cientistas da Vrije Universiteit Brussel e de Harvard conseguiu, pela primeira vez, tornar visível a luz de campo próximo. Existem vários tipos de luz, alguns visíveis e outros invisíveis ao olho humano. Os …

Estrela morta emite cocktail de radiação nunca antes visto

Um grupo internacional de cientistas explorou o potencial do telescópio espacial de raios gama da Agência Espacial Europeia (ESA) - e outros telescópios e instrumentos - para detetar um cocktail de radiação inédita de uma …

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …