Nobel da Economia recusa ter casa própria

Diane Bondareff / Columbia University 2006

Edmund S. Phelps, Nobel da Economia 2006

Edmund S. Phelps, Nobel da Economia 2006

Aos 80 anos de idade, o Nobel de Economia Edmund Phelps continua a viver num apartamento alugado, não por falta de dinheiro ou de crédito, mas por acreditar que “o culto da propriedade de uma casa” prejudica a inovação.

“Queremos pessoas prontas a partir no dia seguinte para ingressar numa indústria ou encontrar algures um novo emprego”, disse Edmund Phelps à agência noticiosa oficial chinesa Xinhua, numa entrevista difundida na terça-feira.

Segundo o economista, que está a participar no Forum Boao para a Ásia, o culto da propriedade de uma casa tende a “congelar as pessoas em posições fixas e irreversiveis”, o que “não favorece a inovação”.

Para Phelps isso “entrava a mobilidade laboral” e, além disso, “o sentir-se seguro pode ser indesejável para dar forma a uma sociedade altamente inovadora”.

Em muitas sociedades, incluindo China e Estados Unidos da América, ter casa própria é considerado uma garantia de segurança, refere a Xinhua. Na China, mais do que “um culto”, a propriedade de uma casa é um requisito essencial para um homem encontrar uma noiva e casar. E como há mais vinte milhões de homens do que mulheres, os pais dão sempre uma preciosa ajuda. 

Edmund Phelps considera que a China “tem grande potencial para se tornar um país inovador”, mas salientou que “a inovação requer também valorizar o individualismo, a vitalidade, a curiosidade e a experimentação“. 

O economista encontra-se na China para participar no Forum Boao para a Ásia, que decorre até quinta-feira na ilha de Hainan, no sul do país, com chefes de governo de oito países (Austrália, China, Coreia do Sul, Cazaquistão, Laos, Namíbia, Paquistão e Timor-Leste).

Nascido em 1933, Phelps é professor de Economia Política na Universidade de Columbia, onde dirige um “Centro sobre Capitalismo e Sociedade”. O Prémio Nobel da Economia foi-lhe atribuido em 2006.

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Não sou ninguém ao pé do senhor Phelps, mas vejamos já perguntaram aos cidadãos se eles querem pertencer a uma sociedade altamente inovadora que estimula o individualismo e a mobilidade laboral? … E já agora, o seu próprio exemplo prova que a casa não é um entrave a essa mobilidade. Afinal de contas, se está a viver numa casa alugada, tal significa que quem lha alugou não mora lá, mas em qualquer outro lugar, perto ou distante. Se eu tiver uma casa e me deslocar para outro ponto do planeta de modo permanente, nada impede que a alugue, não é? Finalmente, já pensaram nas implicações da tal mobilidade laboral sobre a constituição de uma família e da natalidade? Se começarmos todos a andar de um lado para o outro, pouco tempo teremos para nos encontrarmos e estarmos juntos. O individualismo radical não parece uma grande ideia… Pensar sempre no mesmo (neste caso economia) tolhe o cérebro. Queremos mentes abertas, pessoas criativas (o que não é necessariamente sinónimo de inovadoras, como por vezes se quer fazer crer) e plurais, moralmente mais respeitadoras da dignidade humana e, já agora, ambiental.

    • Eu até diria mais a esse sr. Phelps : Se fosses à meerda mais a inovação.
      A si dou-lhe cinco pontos pelo seu comentário

  2. Acho que em vez de alugar um apartamento ele podia ter uma caravana, assim poderia mudar de sítio a qualquer momento. Inovação… disponibilidade… progresso….dinheiro….etc.
    Enfim, exemplo de modo de vida a evitar!!

RESPONDER

O que esperar da noite eleitoral, com base nas sondagens

Para além do poder local, muito está em jogo nas próximas eleições autárquicas, com algumas direções nacionais a fazerem depender seu futuro do resultado alcançado no domingo. Enquanto os resultados oficiais não abrem, uma ronda …

Vulcão, La Palma

Vulcão nas Canárias com períodos mais explosivos já devastou 240 hectares

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma (Canárias) mantém-se ativo, apresentando períodos mais explosivos e tendo já devastado cerca de 240 hectares de terrenos num perímetro de cerca de 16 quilómetros. Dados também fornecidos …

IVAucher só poderá ser utilizado em 1% dos restaurantes e hotéis

A apenas uma semana do início da segunda fase do IVAucher, só 1.500 empresas de restauração, alojamento e cultura, de um total de 118 mil, estão inscritas no programa. Até ao fim de agosto, os consumidores …

"Ganhámos com a covid-19". Depois do "ridículo", Secretário de Estado explica-se

O Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, entrou na campanha eleitoral pelos piores motivos. Tudo porque disse que "ganhámos com a covid". Uma frase que já veio explicar depois de ter sido arrasado, …

Fora dos planos de Jesus, Gabriel pode estar de saída para o Qatar

O Al-Gharafa quer Gabriel por empréstimo com duração de uma temporada. O negócio está perto de se concretizar e envolve uma opção de compra de 6 milhões de euros. O Benfica continua à procura de solução …

Ex-presidente da Catalunha detido em Itália (e pode vir aí mais uma derrota para Espanha)

Carles Puigdemont, o ex-presidente da Catalunha, foi detido em Itália, na Sardenha. O também eurodeputado era alvo de um mandado internacional e vai tentar, mais uma vez, escapar à extradição para Espanha. Fontes contactadas pela agência …

Detida boliviana investigada pelo acidente do avião que transportava o Chapecoense

A Polícia Federal do Brasil deteve na quinta-feira uma cidadã boliviana sob investigação pelo desastre aéreo ocorrido em 2016, no qual morreram 71 pessoas, incluindo futebolistas, treinadores e diretores do Chapecoense. Segundo a polícia de Corumbá, …

"Foi uma opção equilibrada". Especialista refere que nova fase de desconfinamento é essencial

A última fase de desconfinamento está prestes a chegar. O momento foi ansiado por muitos portugueses que agora vão podem ter mais liberdade no seu dia a dia. Especialista refere que este passo é essencial. Ao …

Tite tem os dias contados na canarinha. "Com esta forma de jogar, o Brasil vai ser atropelado"

O ex-internacional brasileiro Romário teceu duras críticas a Tite, sugerindo que o treinador deveria abandonar o comando técnico da seleção 'canarinha'. O antigo jogador do Barcelona disse que, a continuar a jogar assim, o Brasil será …

Para responder às acusações de eleitoralismo, Costa puxou do calendário. "Nada disto é novidade"

Proximidade do anúncio do fim das restrições para conter o avanço da pandemia às eleições autárquicas foi vista pelos partidos da oposição como uma manobra eleitoral para capitalizar os votos nos candidatos do PS. Após o …