Nobel da Economia distingue escocês Angus Deaton por trabalho sobre consumo e pobreza

Princeton

Angus Deaton, Nobel da Economia 2015

Angus Deaton, Nobel da Economia 2015

O Prémio Nobel da Economia foi atribuído ao escocês Angus Deaton, microeconomista de 69 anos.

De nacionalidade britânica e norte-americana, Deaton recebeu o Nobel da Economia pelo seu trabalho sobre o consumo, em particular associado à pobreza, anunciou o comité Nobel esta segunda-feira.

O professor, que nasceu na Escócia e trabalha nos Estados Unidos na Universidade de Princeton, tem-se dedicado à área do desenvolvimento económico.

Foi distinguido “pela sua análise do consumo, da pobreza e do bem-estar”, indicou o júri em comunicado.

“Para elaborar políticas económicas que promovam o bem-estar e reduzam a pobreza, devemos primeiro perceber as escolhas de consumo individuais. Angus Deaton melhorou esse entendimento melhor do que ninguém”, afirmou a Real Academia de Ciências.

Relacionando as escolhas individuais específicas e os resultados coletivos, a sua investigação contribuiu para transformar os domínios da microeconomia, da macroeconomia e da economia do desenvolvimento”, acrescentou.

A obra de Deaton gira em torno de três questões essenciais: como os consumidores repartem as suas despesas, quanto se poupa e quanto se gasta no conjunto da sociedade e por fim como avaliar o bem-estar individual.

Estas questões levaram a uma análise de “problemas como a relação entre o rendimento e a quantidade de calorias consumida e a dimensão da discriminação entre os sexos no seio da família”.

Em 2014, o Nobel da Economia distinguiu o francês Jean Tirole pela análise da regulação de mercados, mas os norte-americanos dominam a lista de premiados dos últimos anos.

Segundo a AFP, este ano, três professores de universidades dos Estados Unidos estavam entre os premiados mais prováveis: os norte-americanos Avinash Dixit (Princeton) e Robert Barro (Harvard), e o finlandês Bengt Holström (MIT).

Eram também apontados nomes como os de Ben Bernanke, ex-presidente da Reserva Federal, o poderoso banco central norte-americano, ou de Olivier Blanchard, que recentemente deixou as funções de economista-chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI).

O Nobel da Economia, oficialmente “Prémio do Banco da Suécia em Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel”, é o último a ser anunciado e encerra este ano uma temporada que distinguiu entre outros a bielorrussa Svetlana Alexievitch na Literatura e um grupo de defensores do diálogo democrático na Tunísia com o galardão da Paz.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Há milhares de trabalhadores sem avaliação na Função Pública

Há milhares de trabalhadores sem avaliação na Função Pública. O Governo está em negociações com os sindicatos para rever o sistema. O Governo e sindicatos da Administração Pública começaram a negociar a revisão do Sistema Integrado …

Maioria dos cuidadores informais desconhecem que podem aceder a um estatuto

A maioria dos cuidadores informais inquiridos num estudo do movimento que lhes quer "dar voz" revela desconhecer o estatuto em vigor há um ano e queixa-se da falta de apoios para prestar cuidados, mas também …

Novo Banco avança com ação contra empresas de Berardo para cobrar 3,5 milhões de euros

O Novo Banco avançou com uma nova ação de execução contra duas empresas de José Berardo, no valor de 3,5 milhões de euros. O Novo Banco interpôs uma ação de execução ordinária contra a Metalgest e …

Fauci prevê que seja retomado o uso da vacina da Johnson & Johnson nos EUA

Anthony Fauci prevê que o regulador norte-americano ponha fim à pausa temporária do uso da vacina da Johnson & Johnson (J&J) contra a covid-19. Acrescentou ainda que acredita que a decisão será tomada até sexta-feira. "A …

Relatório secreto aponta o dedo à CMVM, auditoras e Angola na queda do BES

O Banco de Portugal não será o único culpado pela queda do BES. O Relatório Costa Pinto aponta o dedo à CMVM, à KPMG e PwC, e ao Banco Nacional de Angola. O Relatório Costa Pinto …

Avança 3.ª fase do desconfinamento. Shoppings, lojas, restaurantes e espetáculos de volta

Esta segunda-feira, a generalidade do país avança para a terceira fase do processo de desconfinamento. A última fase acontece daqui a duas semanas, a 3 de maio. Na generalidade do território nacional vai ser possível, a …

José Mourinho despedido do Tottenham

José Mourinho foi despedido do comando técnico do Tottenham. Os maus resultados da equipa ditaram a saída do treinador. A notícia é avançada esta segunda-feira pelo portal britânico The Athletic. O lugar do português já há …

Ventura vai "atrás" de Costa (e espera um milhão de votos nas legislativas)

O Chega organizou, este domingo, uma manifestação contra a ilegalização do partido. André Ventura sublinhou que o partido não tem medo e que "só o povo" pode fazê-lo. O presidente do Chega afirmou, este domingo, que …

Juiz-Anti-Confinamento

"Pelos castelos de Portugal" em protestos ilegais, juiz anti-confinamento não pode ser detido

O juiz Rui Fonseca e Castro, que se tornou conhecido pela postura anti-confinamento tem reunido vários apoiantes em protestos sem máscaras e sem distanciamento social. Mas, apesar da detenção de alguns desses apoiantes, o magistrado …

Navalny. Ministros europeus analisam situação de opositor russo

Os ministros dos Negócios Estrangeiros europeus vão analisar a situação de Alexei Navalny, opositor à Presidência russa cujo estado de saúde se agravou devido à greve de fome que iniciou na prisão, anunciou este domingo …