No Vaticano pintam-se os edifícios com leite das vacas do Papa

Vadim Zhivotovsky / Wikimedia

Palácio Belvedere, no Vaticano.

Das várias soluções sustentáveis que o Vaticano tem encontrado desde que o Papa Francisco escreveu uma encíclica sobre ecologia, esta última põe de lado os químicos e faz uso do leite para pintar monumentos.

A sustentabilidade é a palavra de ordem no Vaticano. Conforme pediu o Papa Francisco em 2015, na encíclica “Laudato Si” (em português, “Louvado Seja”), o Vaticano está a adotar novas técnicas a favor de uma nova postura ambientalista.

Exemplo disso é o Palácio Belvedere, datado de 1484, que está atualmente a ser repintado. Restaurar construções históricas nada tem de estranho a não ser que, em vez de tinta, seja usado leite. O edifício está a ser pintado com a cor creme original, fazendo uso de uma técnica de restauro que já tem séculos de existência.

À CNN, Vitale Zanchettin diz que o leite, misturado com cal, está a ser aplicado à mão para que adquira, desta forma, a cor exata que foi utilizada no século XV. “Estas soluções envelhecem melhor”, explica o arquiteto-chefe do Vaticano, defendendo que esta técnica é mais eficiente e muito mais duradoura.

O leite é proveniente das vacas do próprio Papa Francisco, que são criadas na residência papal de verão, no Castel Gandolfo.

Além disso, o Vaticano está a estudar técnicas não agressivas do meio ambiente no que toca ao restauro das centenas de obras, estátuas e construções. Uma das mais recentes apostas é a utilização de óleos essenciais de orégão e tomilho para limpar e proteger os trabalhos feitos em mármore.

De acordo com a CNN, o Vaticano mantém um grupo permanente de 100 especialistas para as restaurações, preferindo sempre a ação humana à tecnológica – que tornaria o trabalho muito mais rápido.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Que tal usarem o leira das vacas papais para alimentar as crianças do sul de Itália? Bastava entregá-lo para ser transformado em leite em pó. Seria muito mais humano. Mas enfim, o Vaticano no seu melhor.

    • É mesmo, estes patifes do Vaticano são da mesma escumalha dessas associações ambientalistas todas que não percebem que enquanto houver uma criança com fome, não se pode fazer nada por nenhum outro problema.

      Enfim, típica ideologia esquerdalha: se não se consegue resolver o problema todo, nem pensar em tentar resolver apenas uma parte.

  2. O papa não so está dando exemplo de como ser ambientalmente sustentável em sua propria casa, como alimenta a todos os pobres em causa em Roma com a geladeira do bem, exemplo que quer transmitir ás pessoas para replicarem o mesmo, ao invés de só criticarem. Na Enciclica Laudato Si também é tratada a questão da fome no mundo e no ultimo dia mundial da alimentação, 17.10.2017, o Papa Francisco a sede do Fundo Alimentar Mundial (FAO) onde profetiu discurso sobre o tema da alimentação, do amor, da soladariedade, da verdade e da justiça da distribuição dos bens.
    “Amar significa não continuar a dividir a família humana entre aqueles que gozam o supérfluo e aqueles que não têm o necessário” denunciou o Papa.
    Por isto meus amigos, antes de somente criticar, pesquise e faça mais da sua parte, porque os problemas desse mundo complexo, só serão resolvidos através de uma política da humanidade, que começa com a mudança comportamental de cada um nós.

RESPONDER

Ilhan Omar promete continuar a ser o "pesadelo" de Donald Trump

"O pesadelo dele é ver uma refugiada imigrante somali a ascender ao Congresso. Vamos continuar a ser um pesadelo porque as suas políticas são um pesadelo para nós", disse Ilhan Omar. Esta quinta-feira, Ilhan Omar classificou …

Benfica confirma saída de Salvio para o Boca. "Chorei como um bebé"

O extremo Eduardo Salvio transferiu-se do Benfica para o Boca Juniors, na Argentina, num negócio esta quinta-feira oficializado pelo clube da Luz, que não revelou os valores envolvidos. O argentino esteve oito temporadas no Benfica, as …

"É preciso reduzir os impostos às pessoas, nomeadamente aos salários, e taxar o carbono"

Para António Guterres, a "vontade política esmoreceu" depois do Acordo de Paris aprovado em 2015. Entre medidas propostas em prol do clima, o Secretário-Geral das Nações Unidas fala em "acabar com subsídios aos combustíveis fósseis". António …

Costa: Marcelo não se recandidatar seria "incompreensível para 80% dos portugueses"

O secretário-geral do PS, António Costa, declarou esta sexta-feira que uma eventual não recandidatura presidencial de Marcelo Rebelo de Sousa seria "incompreensível para 80% dos portugueses" e adiantou que Eduardo Ferro Rodrigues voltará a ser …

Há mais de 600 edifícios condenados à demolição (e trazem custos para o cidadão)

Nos últimos dez anos, centenas de construções de todo o país foram listadas para demolir. Destas, faltam destruir atualmente mais de 600, segundo um levantamento citado esta sexta-feira pelo Correio da Manhã. Questões de segurança, ilegalidades …

Nepotismo e "filé mignon". Bolsonaro admite beneficiar filho para cargo diplomático

O presidente brasileiro admitiu, na quinta-feira, que "pretende beneficiar" o terceiro filho, o deputado Eduardo Bolsonaro, indicado para embaixador nos Estados Unidos, mas garantiu tratar-se apenas de uma estratégia de política externa. "Pretendo beneficiar um filho …

Ministério Público investiga ajustes diretos da Câmara do Porto a sociedade de advogados

A Câmara Municipal do Porto (CMP) diz que o valor dos contratos com a sociedade de advogados é de apenas 218 mil euros, e não meio milhão de euros como foi noticiado esta semana. O Ministério …

Lista de grande devedores. Deputados de mãos atadas pelo sigilo bancário

Depois de um esforço hercúleo para conseguir acesso à lista dos grandes devedores da banca, os deputados veem-se agora incapacitados devido ao sigilo bancário e ao fim da legislatura. A lista dos grandes devedores em incumprimento …

Costa promete baixar impostos à classe média (e prefere que Centeno não vá para o FMI)

Mais deduções e mais escalões de IRS para baixar os impostos para as famílias com os filhos e a classe média. Eis o que António Costa promete na antecâmara das eleições legislativas, numa entrevista onde …

Contadores de luz inteligentes acabam com leitura por estimativa

A EDP quer generalizar a instalação de contadores de eletricidade inteligentes. Esta tecnologia vai pôr fim à leitura por estimativa, que era razão de queixa de vários clientes. Os contadores inteligentes vão permitir pôr um fim …