No Reino Unido, os comerciantes invocam a Magna Carta para recusar confinamento

Para se manterem de portas abertas, os comerciantes estão a invocar a Magna Carta, um documento histórico assinado em 1215 pelo rei João da Inglaterra.

No Reino Unido, algumas empresas têm invocado a histórica garantia de liberdades, com mais de 800 anos, para se recusarem a aceitar as restrições impostas pelo Governo de Boris Johnson no período entre 5 de novembro e 2 de dezembro.

A Magna Carta serviu de base legal ao fundamento de vários regimes democráticos constitucionalistas. Segundo o Diário de Notícias, uma cabeleireira de Bradford, no norte da Inglaterra, invocou o dcoumento e tornou a sua causa célebre nas redes sociais, depois de acumular multas de mais de 17 mil libras, cerca de 19 mil euros.

“Não aceito nenhuma multa”, disse Sinead Quinn a um agente policial, num vídeo publicado recentemente. “Não estou a infringir nenhuma lei. Opero o meu negócio de acordo com a lei comum.” Apesar do confinamento, a cabeleireira mantém o salão aberto e vê as multas acumularem.

Numa publicação no Instagram, Quinn citou o “artigo 61” da Magna Carta para reforçar a sua crença de que “temos o direito legal de resistência se sentirmos que estamos a ser governados injustamente”.

O Conselho de Kirklees, a autoridade de governo local, disse que as ações da empresária são “egoístas e irresponsáveis”. Se Quinn não pagar as multas, um porta-voz do órgão de governo local disse à AFP que ela enfrentará “eventualmente uma acusação judicial“.

À semelhança de Quinn, vários comerciantes britânicos têm usado a Magna Carta como um argumento para permanecerem de portas abertas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cartaz de filme de Bollywood provoca indignação por causar preconceito com dalits

A atriz de Bollywood Richa Chadha, que interpreta Mayawati, partilhou uma imagem no Twiteer onde mostra o cartaz do filme. Na imagem a atriz aparece a segurar uma vassoura, muitas das vezes usada pelos varredores …

Carga viral na saliva ajuda a determinar o futuro de pacientes infetados com covid-19

A carga viral na saliva de um paciente infetado com o novo coronavírus pode ajudar a prever o seu futuro quadro clínico, conclui um novo estudo da Universidade de Yale, que associou a quantidade de …

Sony testa o seu primeiro carro elétrico nas estradas austríacas

Os veículos elétricos estão em voga e nem a Sony faltou à chamada. A empresa revelou que o Vision-S está a ser testado em condições de inverno em estradas públicas na cidade austríaca de Graz. No …

Enguias elétricas caçam em grupo como matilhas de lobos

Uma equipa de cientistas observou, nas profundezas da bacia do rio Amazonas, no Brasil, vários espécimes de enguias elétricas, um tipo de peixe considerado solitário, a caçar em grupo, revelou uma nova investigação. De acordo …

“Tudo o que iniba o contacto entre as pessoas faz sentido”, afirma virologista

O virologista Pedro Simas afirmou que a evolução da pandemia em Portugal indicava que “alguma coisa era preciso fazer” para restringir a movimentação de pessoas e defendeu o reforço a vacinação dos grupos de risco. “Tudo …

"Desumano": Sp. Covilhã empatou com o líder (e só tinha dois suplentes)

Surto de covid-19 e algumas saídas no mercado de inverno limitaram as opções de Capucho, que no entanto saiu de Estoril com um ponto. Guarda-redes deixou palavras fortes após o jogo. O Estoril desperdiçou a oportunidade …

Podem existir vestígios de dinossauros "enterrados" na Lua (e até em Marte)

O impacto do asteróide que dizimou os dinossauros da face da Terra há cerca de 65 milhões de anos, no final do período Cretáceo Superior, pode ter catapultado vestígios destes animais pré-históricos para a Lua e …

Apple prepara iPhone dobrável com "dobradiça quase invisível"

A gigante norte-americana Apple está a trabalhar em prol de iPhone com ecrã dobrável, avançou fonte próxima do processo à Bloomberg. De acordo com a agência, a tecnológica sediada em Cupertino, no estado norte-americano da Califórnia, …

Leiria com milhões de euros "perdidos" na Taça da Liga

Prova vai ter as bancadas vazias. Presidente da Câmara Municipal de Leiria falou sobre os impactos financeiros nas receitas e nas despesas. A Taça da Liga mudou-se para Leiria. Depois de Braga, será a cidade do …

PSG assume "lugar marcado" para negociar Lionel Messi

O diretor desportivo do Paris Saint-Germain (PSG) não esconde o interesse do clube em Lionel Messi, afirmando mesmo que o emblema francês tem "lugar marcado" para a eventualidade de negociar a contratação do astro argentino. …