No Pego e em Sines, carvão pode “transformar-se” em hidrogénio

Até 2023, a produção elétrica a partir do carvão em Portugal vai acabar. Por isso, agora, as empresas que exploram as duas centrais do país, no Pego e em Sines, estão a estudar cenários que possam viabilizar o futuro das unidades, onde trabalham mais de 500 pessoas.

Apesar de estarem preparados para o cenário de “desmobilização completa”, de acordo com o jornal Público, os acionistas estão agora a olhar para várias possibilidades que permitam encontrar “um racional económico para manter valor naquela central”, porque “não é só uma questão de tecnologia e equipamentos”.

Até se pode encontrar “uma combinação” de soluções, em que exista “uma componente de biomassa, outra de solar fotovoltaico e a prestação de serviços ao sistema”, adiantou o presidente da Endesa Portugal, Nuno Ribeiro da Silva, ao jornal.

Não é a primeira vez que a conversão da central para a biomassa é posta em cima da mesa. Ribeiro da Silva diz que a hipótese “não morreu”, mas reconhece que o custo deste combustível para uma central com aquela dimensão “atiraria o preço da electricidade produzida para valores bastante elevados”.

No entanto, as “manifestações de interesse por parte do Governo em estudar” a introdução da tecnologia de produção de hidrogénio verde também levam as empresas a considerar esse cenário.

Segundo Ribeiro da Silva, o destino do hidrogénio seria o consumo interno. Outra das possibilidades seria a de pôr a central a prestar serviços ao sistema elétrico, sendo paga por isso.

“O hidrogénio é uma tecnologia promissora e vai ter um papel fundamental na mobilidade, que é o calcanhar de Aquiles da descarbonização”, considerou. Porém, há uma série de “questões novas que têm de ser analisadas”, nomeadamente perceber “que tipo de programas vai a Europa desenvolver para estimular” este tipo de projetos, que são têm custos muito elevados.

O Governo já revelou que planeia, para a região de Sines, um grande investimento na produção e exportação de hidrogénio verde. A própria presidente da Comissão Europeia já elogiou Portugal pelo empenho na transição energética e pela parceria com as autoridades holandesas para o desenvolvimento desta tecnologia.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Mais trabalho para as empresas espanholas e trabalhadores espanhóis fazer… Para nos fica os restos como foi na petrogal.

RESPONDER

Os dinossauros conquistaram o mundo após uma extinção em massa na Terra

Uma equipa internacional de cientistas identificou um evento anteriormente desconhecido de extinção massiva da vida na Terra que ocorreu há 223 milhões de anos e desencadeou a conquista do mundo pelos dinossauros. O estudo liderado por …

FinCEN Files. Isabel dos Santos e marido envolvidos em investigação aos maiores bancos mundiais

Isabel dos Santos e Sindika Dokolo estão entre os clientes confidenciais de bancos que foram reportados às autoridades norte-americanas, segundo uma investigação do Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ). A empresária angolana Isabel dos Santos …

Alojamento local, hotéis e pousadas. Governo anuncia mais 4.500 camas para universitários

Acordos com hotéis e alojamentos locais vão reforçar a oferta de alojamento estudantil depois de uma perda de 15% dos lugares em residências. Hotéis, pousadas da juventude e unidades de alojamento local vão disponibilizar “mais 4.500 …

As girafas são tão altas que podem funcionar como um pára-raios fatal

A ideia de que a girafa pode funcionar como um pára-raios não é nova e já se sabe que estes animais já foram mortos por relâmpagos. Porém, agora, cientistas descreveram as circunstâncias em detalhe pela …

A Antártida está em perigo. "Glaciar do juízo final" está a derreter a um ritmo alarmante

Novas estudos deixam um alerta: A Antártica está a correr sérios perigos de desaparecer. Os cientistas já apelidaram o Thwaites - um glaciar do tamanho da Grã-Bretanha localizado no oeste do continente -  de "glaciar …

Revelada origem das galáxias mais "extremas"

Os astrónomos descobriram que a chave para entender as galáxias com tamanhos "extremos", pequenas ou grandes, pode estar nos seus arredores. Em dois estudos relacionados, uma equipa internacional descobriu que as galáxias que são "ultracompactas" ou …

Cientista sugere construir abrigos em Marte com polímeros de insetos e solo marciano

Um cientista da Universidade de Tecnologia e Design de Singapura desenvolveu uma tecnologia à base de quitina que poderia ser utilizada para produzir ferramentas e abrigos marcianos. Javier Fernandez e os seus colegas utilizaram substâncias químicas …

Mergulhadores terão encontrado o USS Grenadier, um submarino norte-americano perdido na 2.ª Guerra

O submarino norte-americano USS Grenadier, perdido durante a II Guerra Mundial, terá sido encontrado por mergulhadores no estreito de Malaca, perto da Tailândia. Os mergulhadores acreditam ter encontrado no estreito de Malaca, a 150 quilómetros a …

Justiça angolana manda encerrar todos os templos da IURD em Angola

A justiça angolana ordenou o encerramento e apreensão de todos os templos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Angola, estando o processo de selagem a ser feito “de forma gradual”, disse à …

"Reality show" afirma que vai enviar concorrente à Estação Espacial Internacional

Space Hero, uma unidade de produção com sede nos Estados Unidos que afirma ser a "primeira empresa de media espacial", alega que garantiu um lugar numa missão da SpaceX para a Estação Espacial Internacional de …