“Ainda é muito cedo” para falar sobre produção de hidrogénio em Sines, diz Holanda

Manuel de Almeida / Lusa

O secretário de Estado da Energia, João Galamba

A Holanda considera que “ainda é muito cedo” para falar em detalhes acerca do projeto de instalar uma central solar em Sines para produzir hidrogénio verde. Embora “seriamente” interessado em importar este gás a partir de Portugal, o país encara estas intenções com prudência.

Segundo noticiou o Dinheiro Vivo, citado pelo ECO, o secretário de Estado da Energia, João Galamba, anunciou, a semana passada, um projeto para produzir hidrogénio em Sines através de energia renovável gerada por painéis solares, mediante a instalação de uma central solar com 1 GW de capacidade instalada.

À TSF, o governante indicou que o investimento previsto neste projeto, a desenvolver em conjunto com a Holanda, rondará os 600 milhões de euros.

Noé van Hulst, do Ministério da Economia e Política Climática da Holanda, disse Dinheiro Vivo que reuniu com João Galamba em Bruxelas para negociar o projeto, tendo sido mais moderado. A Holanda “está seriamente interessada em explorar várias opções para importar hidrogénio verde”, mas ainda é muito cedo” para falar em projetos fechados.

“Tivemos uma reunião em Bruxelas para falar sobre os próximos passos a seguir, incluindo de que forma este plano se pode enquadrar nas regras da União Europeia. Mas ainda é muito cedo para dizer mais do que isto, neste momento”, disse ao jornal.

Noé van Hulst considerou ainda: “O hidrogénio é uma das poucas formas possíveis de descarbonizar os setores da indústria e transportes pesados de mercadorias, para os quais outras opções são mais caras e obrigam a um armazenamento sazonal de energia”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.