A fabricante de automóveis japonesa desenvolveu uma cadeira autónoma que podia revolucionar o “drama” das filas de espera.
Se há coisa que ninguém gosta é de ficar horas intermináveis em filas de espera, quer seja na Segurança Social ou num restaurante novo que queremos muito experimentar.
No entanto, se depender da Nissan, esse “drama” pode estar prestes a acabar. Isto é, as filas continuam a existir, mas vão ser muito menos aborrecidas.
A fabricante de automóveis está a testar uma espécie de “cadeira mágica”, batizada de ProPILOT, que, além de andar sozinha, consegue organizar a ordem da fila em questão.
A ideia surgiu precisamente quando a empresa japonesa estava a desenvolver o seu carro autónomo. Os técnicos resolveram testar a mesma tecnologia do automóvel em cadeiras.
Os sensores detetam a ordem da fila e fazem com que as cadeiras se sigam umas às outras, mantendo uma distância segura para evitar colisões e os “espertinhos” que gostam de passar à frente.
As cadeiras também têm um sensor de peso que deteta quando uma pessoa se levanta, voltando assim para o fim da fila.
A Nissan considera que esta tecnologia, além de tornar menos “secante” a experiência de estar à espera, também pode ser útil em lugares como museus ou galerias de arte.
Para testar esta novidade, a empresa está a recrutar restaurantes japoneses que estejam dispostos a colocar estas cadeiras nas suas áreas de espera.
ZAP / Hypeness